25.2.14

Delícias da Vida a Dois XXV - Bom Dia




06:30 da manhã...

Calopsita - Mo... Mooo.. Mo...
Gato - Hummm
Calopsita - Bom dia!!
Gato - Bom dia, Mo...
Calopsita - Olha o que fiz pra vc!!!
(desenfio a cara do travesseiro, vejo um prato com dois sanduíches e dois copinhos de iogurte!!!)
Gato- Que horas são???
Calopsita - 06:30
Gato - Meu Deus, vc tah doido???
Calopsita - Ai eu nunca te trouxe café na cama, hj que perdi o sono te faço essa surpresa e olha como vc reage...
Gato - Amor, eu achei lindo, mas precisava ser tão cedo???
Calopsita - É que eu to acordado desde 05:00 da manhã...
Gato - Mell Dellls, eu vou te acordar 06:30 pra te dar café pra vc sentir o gostinho....
(levanta da cama)
Calopsita - Nunca mais faço...
Gato - Mesmo pq vc só vai acordar antes de mim de novo daqui a quatro anos....
Calopsita - Deixa eu levar..
Gato - Não, meu amor.. vem cá eu como...
Calopsita - Não, deixa pra lá..
Gato - Vem cá mo...  Deixa de barbaraevismo... Mo.... ¬¬




17.2.14

Oscar 2014 - Arriz, Roteiro Adaptado, Filme

Com Philomena eu termino a maratona e paro de encher o saco com postagens de filmes que ninguém viu e acaba não me lendo, se bem que vale um adendo de que cada dia mais tenho visto pessoas tentando acompanhar mais a premiação, outrora era uma meia dúzia... Mas vamos as categorias...

Atriz

Cate Blanchette - Blue Jasmine
Amy Adams - Trapaça
Sandra Bullock - Gravidade
Judi Dench - Philomena
Meryl Streep - Álbum de Família

Tah foda, as atuações estão muito equivalentes, tudo muito bom aqui.. Cate Blanchete simplesmente arrematando todos os prêmios... Sag, Globo, Bafta e muito possivelmente o Oscar. Em Blue Jasmine eu acho que além da sua inegável atuação  a gente tem que dizer que a personagem ajudou bastante. Jasmine e sua vida é a encarnação perfeita do ideal feminino, temos que dar a mão a palmatória e admitir que Tio Allen deu show aqui e Cate Blanchette abrilhantou com sua atuação.

Amy Adams está linda de viver, com uma atuação bacana que até te rendeu o Globo de melhor atriz de comédia ou musical, mas como já disse aqui, ainda que bom, pra mim o filme está todo super estimado pela mídia, tirando a parte estética do filme e  as atuações de Jennifer Lawrence e Christian Bale o resto tá bom, mas não pra tanto confete...  

Sandra Bullock tem que se sentir premiada só por estar aqui, o filme foi praticamente só o rosto dela e concorrer ao prêmio significa que conseguiu só com sua expressão facial (com litros de botox) e fala ofegante passar tudo que precisava pra sua personagem.

Eu sempre amo ver Judi Dench atuando e não poderia estar melhor em Philomena, a personagem tem a generosidade que a atriz sugere. Imagino que não vai ganhar, mas não acharia injusto se acontecesse.

Por fim Meryl.. Acho até cafona torcer por Meryl Streep no Oscar. Acho inclusive que o premio deveria ser Prêmio Meryl Streep de Melhor Atriz e colocar a sujeita que já concorreu 18 vezes na condição de oconcur. Ela anda sendo meio criticada e acredito que seja pelo nível de exigência que seus trabalhos pregressos acabam nos deixando enquanto expectadores, sempre esperamos muito de Meryl. Eu adorei o filme e a adorei  no filme... Sei que esse ano não é dela, mas se fosse um dos votantes do Oscar o meu voto certamente seria.



Roteiro Adaptado

Antes da Meia Noite
Capitão Phillips
Philomena
12 anos de Escravidão
O Lobo da Wall Street

Antes da Meia Noite só concorreu de roteiro e não poderia ser diferente, o filme mostra um casal andando e falando sobre suas vidas esbarrando em questões gerais de gênero, do mundo e da vida a dois. Tem basicamente seis cenas de... sei lá... Uns 25 minutos cada. Fiquei me perguntando como acabaria o filme, por que não tinha uma situação conflito, sabe??? Só na última cena que uma crise se aponta entre o casal de forma mais ostensiva. Só podia ser filme Europeu, já vi outros do gêneros com diálogos até interessantes, mas sinceramente nesse os diálogos não me somam em nada. A personagem principal é uma mala sem alça e o filme não fica muito atrás... Não vejo nada de excepcional no roteiro.

Capitão Phillips Conta com muita propriedade a história do Capitão da Marinha Americana sequestrado no mar por um grupo de piratas somalianos. Se é bom?? Sim, é... Mas não acho um puta roteiro... O filme é bem amarradinho, mas poderia trazer mais,.. Ora Senhores, um militar Americano, branco de classe média sequestrado por uma milicia de pobres negros somalianos, a gente tem muita coisa pra abordar para além do que foi o foco do filme, o resgate. Muito bem mostrada as ações do governo americano em prol do seu cidadão, mas a história poderia ter sido explorada em dobro.

Philomena é lindo, acabei de ver agora e ainda estou enternecido por ele, não acredito que leve, mas acharia bacana se acontecesse. O filme conta da senhora na casa dos seus setenta anos que teve seu filho compulsoriamente levado a adoção pelas freiras do convento que foi criada e junto com um jornalista que está disposto a escrever sua história vai atrás do rapaz, que na época em que se passa o filme teria aproximadamente 50 anos. A história de Philomena Lee, merece ser mostrada para o mundo e o roteirista o fez com muita delicadeza.

Jamais daria o prêmio de Roteiro para o Lobo de Wall Street, ele é até um bom filme, mas pra mim se caga pelo roteiro. Um filme de três horas tem que ter muita coisa pra contar, pro expectador não ficar olhando a hora toda hora e se ajeitando na cadeira. O filme tem uma dinâmica que me lembra muito a das novelas atuais. Antigamente as novelas tinham uma situação problema que só chegava ao seu auge no final, hj não é assim... Uma novela de 180 capítulos tem o pico da sua situação problema mais ou menos no capítulo 100 e só volta andar novamente no 177. O Lobo da Wall Street tem três horas de duração, nos primeiros 15 minutos vemos a ascensão do personagem, nas próximas 1 hora e 45 Scorcese tah querendo que o público entenda a vida de excessos e na última hora temos uma situação problema com seu desfecho. Com 15 minutos de filme já tinha entendido os excessos do personagem... Ok... Mas queria ser bem frisado, vamos mostrar então por 30 minutos??? 45??? 45 tah ótimo, somando tudo da 2 horas de filme, um tempo normal... Mas pow.. 01:45 mostrando sexo e droga me parece meio gratuito... Definitivamente não. 

12 anos de Escravidão é a maior produção do ano na minha opinião e talvez a história mais bem contada.. Tal qual Philomena Lee, Solomon Northup tmb merecia ter sua história contada de forma tão bem feita. Imagino que deve ter sido bem difícil sintetizar em 02 horas os 12 anos, tal qual ele fez... Sim, eu gostaria de ter visto uma passagem de tempo de forma mais clara, não parece que foram 12 anos vendo o filme, mas não serei chato.. É uma boa história e merece o prêmio sim.





Filme

12 anos de escravidão
Gravidade
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de compras Dallas
Ela
Nebraska
Philomena
O Lobo de Wall Street

Bem.. Faz tempo que não vejo um filme de expressão levar o prêmio de melhor filme do ano, os dois últimos foram O Artista e Argos, dois filmes que não ficaram no imaginário do expectador, não marcam uma época, não são rapidamente lembrados. Considerando que o cinema é a industria e o Oscar a vitrine eu queria ver isso acontecer em 2014. Não vejo isso em Trapaça, por exemplo, uma big produção, mas para um bom sessão da tarde, nada além disso. Nebraska e Philomena são tão lindos quanto singelos, filmes simples falando sobre gente simples, achei eles bem fofos, mas dizer que é o filme do ano é muita informação. Gravidade é até um bom candidato se a gente parar pra poder pensar que foi muito bem recebido pelo grande público e concorre em diversas categorias, mas não consigo ver nele o melhor filme do ano de 2013. O Lobo da Wall Street e Capitão Philips, pra mim não merecem pelas questões de roteiro que apontei aqui, o primeiro achei mal distribuído no tempo e o segundo subexplorado. Clube de Compras Dallas pra mim bate bem na porta, é um grande filme, acho até bacana que ganhasse, mas não tem minha torcida.

Ela e 12 anos me colocam numa saia justa... Meu filme do ano??? "Ela".. Me arrebatou, galera.. Acharia lindo se levasse ia dar saltos, mas confesso que vai contra a todo meu discurso ai em cima, acho que o filme que realmente merece pelo conjunto da obra, é o 12 anos de escravidão. Tem ganhado vários prêmios de melhor filme e tem boas chances de levar aqui, mas se tem uma categoria que pega a gente de surpresa no Oscar é Melhor Filme, a gente sempre sabe os de ator, atriz, coadjuvantes e tals, mas filme volta e meia surpreende... Aguardemos!!!



Esse ano a acadêmia contemplou filmes bem bacanas e acho que a palavra de ordem foi generosidade... Histórias de generosidade, com personagens pra lá de generosos.. Posso ver isso de forma muito obvia na doçura de Philomenna Lee, na preocupação gentil de Capitão Phillips com a saúde de um de seus jovens sequestradores, na fidelidade de Matt Kowalski a Dra Ryan Stone em gravidade ou no filho que tenta trazer alguma dignidade ao fim de vida do pai idosos e alcoólatra em Nebraska; mas também consigo ver de forma menos reta no descontrolado Jordan Belfort vivido por Leonardo Dicaprio, na amarga relação familiar de Álbum de Família ou no inicial rebelde e posterior ativista Ron Woodroof em Clube de compra Dallas; por fim consigo ver a generosidade até de forma improvável quando um Sistema Operacional se mostra generoso diante da solidão de um homem em Ela. 

Belas Histórias, belas imagens e belas viagens distribuídas em aproximadamente 24 horas das melhores histórias que imprimiram um tempo que pede generosidade e mostram esse desejo na sua maior expressão de arte, o Cinema.. E que venha a festa!!!


16.2.14

Oscar 2014 - Diretor, ator coadjuvante e ator

E foi nessa manha de domingo nublado que encarei 3 horas do Lobo da Wall Street matando mais três categorias... Vamos a elas

Diretor

David O Russell - Trapaça
Afonso Cuáron - Gravidade
Steve McQueen - 12 anos de escravidão
Martin Scorcese - O Lobo da Wall Street
Alexander Payne - Nebraska

Criar uma torcida aqui é fácil, não que existam filmes ruins concorrendo, muito pelo contrário, mas tem um "maestro" nessa galera que não tem como não premiar. Todos os anos em alguma proporção podemos grosseiramente dizer que Oscar se divide em três grupos de categorias a serem premiados. Os que concorrem em categorias específicas como filmes estrangeiros, curta, documentários, animação e etc; as categorias técnicas que dizem muito da estética do filme, como direção de arte, edição de som, fotografia, maquilagem e etc; e por fim o que eu acompanho que são as categorias que vou chamar de "arte", que vai premiar os roteiros, artistas, diretores. Daí vc vê filmes como Vingadores, Salt, Homem de Ferro e outros que não tem histórias espetaculares e nem grandes atuações, mas que justamente concorrem nessas categorias técnicas.. E tmb filmes que muitas vezes só concorrem nessas categorias mais artísticas e a nenhuma (ou em poucas) categorias técnicas. Esse ano vários filmes que estão nas categorias "arte" tmb estão concorrendo em várias categorias técnicas. Gravidade concorre em Design de produção, fotografia, edição de som, montagem, trilha; Trapaça  tmb está em montagem, design e figurino e por ai vai.. Isso denota que para além de grandes histórias esses filmes foram bem cuidados... 12 anos de escravidão e o Lobo são duas mega produções, Trapaça não fica muito atrás com uma preocupação estética bacana que se afina a história, ao clima dos personagens... Nebraska um filme lindo, muito bem cuidado nos pequenos detalhes, mas minha gente... Gravidade é uma hora e meia de filme no mesmo cenário que te prende absurdamente... Não é um roteiro brilhante, mas o diretor consegue fazer um suspense absurdo, fiquei ligado no filme minuto após minuto... Afonso Cuáron levou o globo de melhor diretor e penso que merece o Oscar na mesma proporção.



Ator Coadjuvante

Barkhad Abdi - Capitão Phillips
Bradley Cooper - Trapaça
Michael Fassbender - 12 anos de Escravidão
Jonah Hill - O lobo da Wall Street
Jared Letto - Club de Compra Dallas

Aqui tmb ficou fácil, pra mim por que alguém se destaca bem... Brandley Cooper e Jonah Hill tiveram boas atuações, mas falar em premiação me parece um excesso, sabe??? Fosse comparar com música diria que foram dois cantores afinadinhos. Michael Fassbender dando vida ao Cruel dono de Escravo em 12 anos de escravidão bate um bolão, chega a irritar o expectador, mas ainda não está no nível dos seus concorrentes. Barkhad Abdi tah muito bem no papel do sequestrador somaliano, mas eu fico me perguntando até que ponto o fato de ser Somaliano de fato , não colabora significativamente pra constituição desse personagem, precisava vê-lo em outros papeis... O sentimento que tive vendo ele atuando foi o mesmo que tive quando vi a atriz que concorreu pro Precious no pário.. Afinal ela de fato era de origem humilde, negra e obesa, o que me leva a entender que parte do drama da personagem talvez tmb fosse seu. No caso de Barkhad o próprio shape dele ajudava para o papel. O destaque aqui é o Senhor Jared Letto, aquele príncipe lindo, dando vida a uma travesti com perfeição.. Inclusive foi a nossa super-transformação do ano de 2014, um papel ousado, muito diferente de todos vivido por Jared no cinema e muito diferente da imagem pública do artista. Está perfeito no andar, no gesticular, no figurino.. Tudo, tudo, tudo.. Super fácil de torcer, tem ganhado todos os prêmios de ator coadjuvante e nada seria mais justo.



Ator

Christian Baile - Trapaça
Bruce Dern - Nebraska
Leonardo DiCaprio - O Lobo da Wall Street
Chiwetel Ejiefor - 12 anos de Escravidão
Matthew McConaughey - Clube de Compras Dallas

Aqui é onde meu coração parte, a concorrência da pesadíssima... Chiwetel Ejiefor em 12 anos de escravidão é o Negro livre que vivia no norte dos EUA quando o sul ainda era escravocrata e foi sequestrado se mantendo 12 anos como escravo. Se a atuação foi ruim?? Nunca, mas pra mim cai no mesmo caso do Brandley Cooper e Jonah Hill, afinado, um bom trabalho e ponto. Bruce Dern atuou divinamente em Nebraska, um personagem mal humorado e divertido ao mesmo tempo, consegue passar no expectador irritação junto com vontade de por no colo, foi brilhante. Christian Baile pra mim é o maior concorrente do favorito por que de fato tah muito espetacular, não vou nem entrar no mérito dele ter engordado absurdamente pro papel e se proposto a ficar com aquele cabelo medonho, mas os trejeitos do trapaceiro, sabe??? A maneira que gesticula, as caras e bocas, o personagem tah muito bem composto e nos detalhes, é impecável, se ganhar é merecido e se perder é por que o ano tah complicado mesmo.  Leonardo DiCaprio só pra variar está ótimo, sou super-suspeito a falar, acho que academia mega implica com ele, merecia muito mais do que as quatro indicações que teve até hoje e já passou da hora de ter ganhado, não acho que foi a melhor atuação do ano, mas torço tanto por ele que se ganhar bato palma. Agora... Matthew McConaughey, Senhores... Olha brilhante e espetacular é pouco... A questão toda é que ele fazendo um personagem absolutamente marrento e homofóbico consegue ganhar a minha simpatia de cara O porque disso eu não sei descrever, mas tem carisma.. E como que atua o carisma de um personagem antipático?? Não sei, pergunta a Matthew McConaughey pq ele da aula. Ganhando prêmio por ai a torto e a direito tem minha torcida, numa atuação pra lá de merecida. Acho que o diretor desse filme foi muito feliz em ter Matthew McConaughey e Jared Letto no mesmo elenco.



Quando terminei de fazer esse post fui dar uma olhadinha pra ver já tinha disponível a última legenda que me faltava, de Philommena e pra minha surpresa estava lá.. Não tah das melhores, mas vou encarar. Se não ver hj ainda, no inicio da semana mato, daí falo sobre as categorias que faltam que é atriz, roteiro adaptado e filme. Depois é só aguardar a festa com o balde de pipoca na mão e redes sociais ligadas, até lá!!!


15.2.14

Oscar 2014 - Atriz Coadjuvante e Roteiro Original

Alguém tinha me dito que parar por um longo tempo um blog e voltar depois não era uma tarefa fácil e a vida veio pra ratificar. Não que seja uma pretensão deixar isso aqui, mas acho que realmente anda me faltando o gás. Amo o exercício de olhar pra trás que esse espaço me proporciona e a catarse que permite com que eu me reinvente sempre, mas tenho tido dificuldade de manter o hábito mesmo.

Nessa época do ano costumo a escrever bem sobre Oscar e BBB, e as coisas em 2014 estão tão  esquisitas que em 14 edições do BBB deixo de ver pela primeira vez. Preguiça, aquele monte de eliminação no início embolou meio de campo num naipe que não deu pra mim. Os filmes do Oscar tmb demorei a ver, mas do final de semana pra cá liguei o play e desenfreei. Das oito categorias que acompanho só me faltam dois filmes e agora começo a fechar as tampas das categorias.O que me da total energia pra voltar aqui pro meu cantinho, por tanto... Que comecem os trabalhos:

Antes de escrever sobre as categorias especificamente, preciso fazer um adendo e dizer que esse ano o Oscar está excepcional, ainda não houve um filme que não tenha gostado. Não há nenhuma mega transformação (no máximo Jared Leto em Club de Compras Dallas) e nenhuma power produção, mas os filmes estão bacanudos, pessoal fez o dever de casa super direitinho, tá difícil até de torcer, mas vamo que vamo...

Roteiro Original

Blue Jasmine
Club de Compra Dallas
Ela 
Nebraska
Trapaça

Blue Jasmine é uma delicia e a trama digna de premiação mesmo. Woody Allen consegue imprimir em Jasmine a imagem do ideal feminino numa sociedade machista e o melhor, mostra esse ideal quando tudo rui. A mulher rica, com um "q" de cultura que serve para melhor compor a mesa do marido e que ignora toda e quaisquer preocupação com a natureza desse dinheiro em prol do seu conforto garantido se vê falida e diante do que resta da vida quando o dinheiro sai de cena... Ou seja... Nada! A história é brilhante e eu super-entenderia se ganhasse, mas pelo incrível que pareça há melhores.

Club de Compra Dallas eu amei, mas confesso que a história me parece muito pouco crível.  Ok, sabemos que ela foi baseada em fatos reais, mas ninguém me tira da cabeça que faltam grandes peças, seja por que não houve como ser colocada no filme ou por que foi mal colocada mesmo. O personagem viaja mundo inteiro atrás de remédio ilegal para comércio, trata de uma pá de soropositivos, quando tudo ainda estava em teste. Age de forma ilegal, na cara dos EUA e vai muito longe com isso. Gosto do tema abordado para além do HIV, mas da liberdade em se escolher o próprio tratamento, de ser parte dele. O filme é fantástico com personagens dúbios e absolutamente humanos, porém me ficou essa sensação que faltou parte pra que houvesse coerência.

Nebraska é lindo, não esperava tanto dele... Delicado, com personagens generosos e bonito, sabe??? É um filme bonito demais. Um filho resolve acompanhar o pai já idoso e alcoólatra numa viagem longa atrás de um suposto prêmio de um milhão numa cidade distante. Na verdade o milhão era apenas propaganda de uma empresa, mas como o pai não se convencia e insistia em tentar ir ele resolve aproveitar a oportunidade e o levar pra viajar. No caminho param na cidade natal do coroa onde reencontram com pessoas e vira uma celebridade quando conta a todos que ficou milionário. Leve, divertido, engraçado em diversos momentos, pra mim é mais um que merecia, mas ainda preferi outro.

Trapaça tem arrematado vários prêmios, é uma historia inteligente e divertida, mas sinceramente acho ele um filme tão super estimado quanto o Lado Bom da Vida foi. Talvez eu seja limitado para enxergar a genialidade de David O. Russel, como sou pra Irmãos Cohen e outros. O filme é gostosinho, mas pra mim é um bom sessão da tarde, ganhar premio de roteiro é muita informação. 

Eu sou suspeito a falar de Ela, até hj chorei com três filmes na vida, um foi ele. Nos dois anteriores derramei uma lágrima ou outra, com ele fiquei de cara lavada, não conseguia falar de tanto que chorava e até hj to respirando para rever o final. Daí penso que a avaliação de um filme (principalmente minha que faço de forma amadora, que não tenho a pretensão de me fazer um crítico, quero apenas ser expectador) tem muito da técnica aplicada a ele e tem muito do quanto ele te toca e "Ela" me tombou... A historia me arrebatou pq comecei achando a sinopse legal, fiz uma puta critica durante boa parte do filme e depois passei a ser conquistado por ele. Para além do quanto me tocou não da pra desconsiderar que é uma historia inteligente, bem pensada, um filme futurista que considera essa tecnologia avançada dentro de uma sociedade real, dentro do mundo que a gente vive. Ele é brilhante, ganhou o globo de melhor roteiro e minha torcida.



Atriz Coadjuvante

Sally Hawkins - Blue Jasmine
Jennifer Lawrence - Trapaça
 Lupita Nyong'o - 12 anos de escravidão
 Julia Roberts - Álbum de Família
 June Squibb - Nebraska


Sally Hawkins interpreta a irmã pobre de Jasmine a quem ele recorre no momento que está falida, a personagem é excelente, fundamental pra história e muito bem interpretada, acho que o próprio shape da atriz ajuda pra composição desta personagem, porém o que acontece aqui volta e meia ocorre no oscar e acho uma covardia, que é uma personagem de fato coadjuvante competir com uma atriz que é quase principal. A mesma situação acontece em 12 anos de escravidão, aliás exatamente a mesma coisa.. O Shape que ajuda, a importância da personagem pra história, mas muito menos central do que suas concorrentes.

June Squibb e Jeniffer Lawrence são de fato coadjuvantes e ambas dão um banho, roubam bem a cena. Lawrence está linda e super-convence no papel que executa, tem arrematado todos os prêmios e provavelmente vai ganhar o Oscar. June faz uma personagem linda, mega fofa e que consegue imprimir perfeitamente a natureza generosa e divertida do filme que atua.

Agora Julia Roberts... Mais uma vez suspeito a falar... Amo, né??? Amo e amo ver naquele papel.. Naquela imagem da mulher na casa dos quarenta, forte, cheia de crises... Adoro Julia Roberts, amei ve-la junto Meryl Streep, acho que o filme tem apanhado da crítica super injustamente. E minha torcida aqui fica totalmente pra ela, mesmo por que teve mais oportunidade e destaque que as outras, mas devo assumir que o sorriso de Julia Roberts, o olhar, o gesticular, sempre me diz muito e por isso repito... Sou suspeito!!!.



Termino aqui a transmissão, ninguém vai ler, mas eu sobrevivo... Aguardemos cenas dos próximos capítulos!!!