Com Philomena eu termino a maratona e paro de encher o saco com postagens de filmes que ninguém viu e acaba não me lendo, se bem que vale um adendo de que cada dia mais tenho visto pessoas tentando acompanhar mais a premiação, outrora era uma meia dúzia... Mas vamos as categorias...
Atriz
Cate Blanchette - Blue Jasmine
Amy Adams - Trapaça
Sandra Bullock - Gravidade
Judi Dench - Philomena
Meryl Streep - Álbum de Família
Tah foda, as atuações estão muito equivalentes, tudo muito bom aqui.. Cate Blanchete simplesmente arrematando todos os prêmios... Sag, Globo, Bafta e muito possivelmente o Oscar. Em Blue Jasmine eu acho que além da sua inegável atuação a gente tem que dizer que a personagem ajudou bastante. Jasmine e sua vida é a encarnação perfeita do ideal feminino, temos que dar a mão a palmatória e admitir que Tio Allen deu show aqui e Cate Blanchette abrilhantou com sua atuação.
Amy Adams está linda de viver, com uma atuação bacana que até te rendeu o Globo de melhor atriz de comédia ou musical, mas como já disse aqui, ainda que bom, pra mim o filme está todo super estimado pela mídia, tirando a parte estética do filme e as atuações de Jennifer Lawrence e Christian Bale o resto tá bom, mas não pra tanto confete...
Sandra Bullock tem que se sentir premiada só por estar aqui, o filme foi praticamente só o rosto dela e concorrer ao prêmio significa que conseguiu só com sua expressão facial (com litros de botox) e fala ofegante passar tudo que precisava pra sua personagem.
Eu sempre amo ver Judi Dench atuando e não poderia estar melhor em Philomena, a personagem tem a generosidade que a atriz sugere. Imagino que não vai ganhar, mas não acharia injusto se acontecesse.
Por fim Meryl.. Acho até cafona torcer por Meryl Streep no Oscar. Acho inclusive que o premio deveria ser Prêmio Meryl Streep de Melhor Atriz e colocar a sujeita que já concorreu 18 vezes na condição de oconcur. Ela anda sendo meio criticada e acredito que seja pelo nível de exigência que seus trabalhos pregressos acabam nos deixando enquanto expectadores, sempre esperamos muito de Meryl. Eu adorei o filme e a adorei no filme... Sei que esse ano não é dela, mas se fosse um dos votantes do Oscar o meu voto certamente seria.
Roteiro Adaptado
Antes da Meia Noite
Capitão Phillips
Philomena
12 anos de Escravidão
O Lobo da Wall Street
Antes da Meia Noite só concorreu de roteiro e não poderia ser diferente, o filme mostra um casal andando e falando sobre suas vidas esbarrando em questões gerais de gênero, do mundo e da vida a dois. Tem basicamente seis cenas de... sei lá... Uns 25 minutos cada. Fiquei me perguntando como acabaria o filme, por que não tinha uma situação conflito, sabe??? Só na última cena que uma crise se aponta entre o casal de forma mais ostensiva. Só podia ser filme Europeu, já vi outros do gêneros com diálogos até interessantes, mas sinceramente nesse os diálogos não me somam em nada. A personagem principal é uma mala sem alça e o filme não fica muito atrás... Não vejo nada de excepcional no roteiro.
Capitão Phillips Conta com muita propriedade a história do Capitão da Marinha Americana sequestrado no mar por um grupo de piratas somalianos. Se é bom?? Sim, é... Mas não acho um puta roteiro... O filme é bem amarradinho, mas poderia trazer mais,.. Ora Senhores, um militar Americano, branco de classe média sequestrado por uma milicia de pobres negros somalianos, a gente tem muita coisa pra abordar para além do que foi o foco do filme, o resgate. Muito bem mostrada as ações do governo americano em prol do seu cidadão, mas a história poderia ter sido explorada em dobro.
Philomena é lindo, acabei de ver agora e ainda estou enternecido por ele, não acredito que leve, mas acharia bacana se acontecesse. O filme conta da senhora na casa dos seus setenta anos que teve seu filho compulsoriamente levado a adoção pelas freiras do convento que foi criada e junto com um jornalista que está disposto a escrever sua história vai atrás do rapaz, que na época em que se passa o filme teria aproximadamente 50 anos. A história de Philomena Lee, merece ser mostrada para o mundo e o roteirista o fez com muita delicadeza.
Jamais daria o prêmio de Roteiro para o Lobo de Wall Street, ele é até um bom filme, mas pra mim se caga pelo roteiro. Um filme de três horas tem que ter muita coisa pra contar, pro expectador não ficar olhando a hora toda hora e se ajeitando na cadeira. O filme tem uma dinâmica que me lembra muito a das novelas atuais. Antigamente as novelas tinham uma situação problema que só chegava ao seu auge no final, hj não é assim... Uma novela de 180 capítulos tem o pico da sua situação problema mais ou menos no capítulo 100 e só volta andar novamente no 177. O Lobo da Wall Street tem três horas de duração, nos primeiros 15 minutos vemos a ascensão do personagem, nas próximas 1 hora e 45 Scorcese tah querendo que o público entenda a vida de excessos e na última hora temos uma situação problema com seu desfecho. Com 15 minutos de filme já tinha entendido os excessos do personagem... Ok... Mas queria ser bem frisado, vamos mostrar então por 30 minutos??? 45??? 45 tah ótimo, somando tudo da 2 horas de filme, um tempo normal... Mas pow.. 01:45 mostrando sexo e droga me parece meio gratuito... Definitivamente não.
12 anos de Escravidão é a maior produção do ano na minha opinião e talvez a história mais bem contada.. Tal qual Philomena Lee, Solomon Northup tmb merecia ter sua história contada de forma tão bem feita. Imagino que deve ter sido bem difícil sintetizar em 02 horas os 12 anos, tal qual ele fez... Sim, eu gostaria de ter visto uma passagem de tempo de forma mais clara, não parece que foram 12 anos vendo o filme, mas não serei chato.. É uma boa história e merece o prêmio sim.
Filme12 anos de escravidão
Gravidade
Trapaça
Capitão Phillips
Clube de compras Dallas
Ela
Nebraska
Philomena
O Lobo de Wall Street
Bem.. Faz tempo que não vejo um filme de expressão levar o prêmio de melhor filme do ano, os dois últimos foram O Artista e Argos, dois filmes que não ficaram no imaginário do expectador, não marcam uma época, não são rapidamente lembrados. Considerando que o cinema é a industria e o Oscar a vitrine eu queria ver isso acontecer em 2014. Não vejo isso em Trapaça, por exemplo, uma big produção, mas para um bom sessão da tarde, nada além disso. Nebraska e Philomena são tão lindos quanto singelos, filmes simples falando sobre gente simples, achei eles bem fofos, mas dizer que é o filme do ano é muita informação. Gravidade é até um bom candidato se a gente parar pra poder pensar que foi muito bem recebido pelo grande público e concorre em diversas categorias, mas não consigo ver nele o melhor filme do ano de 2013. O Lobo da Wall Street e Capitão Philips, pra mim não merecem pelas questões de roteiro que apontei aqui, o primeiro achei mal distribuído no tempo e o segundo subexplorado. Clube de Compras Dallas pra mim bate bem na porta, é um grande filme, acho até bacana que ganhasse, mas não tem minha torcida.
Ela e 12 anos me colocam numa saia justa... Meu filme do ano??? "Ela".. Me arrebatou, galera.. Acharia lindo se levasse ia dar saltos, mas confesso que vai contra a todo meu discurso ai em cima, acho que o filme que realmente merece pelo conjunto da obra, é o 12 anos de escravidão. Tem ganhado vários prêmios de melhor filme e tem boas chances de levar aqui, mas se tem uma categoria que pega a gente de surpresa no Oscar é Melhor Filme, a gente sempre sabe os de ator, atriz, coadjuvantes e tals, mas filme volta e meia surpreende... Aguardemos!!!
Esse ano a acadêmia contemplou filmes bem bacanas e acho que a palavra de ordem foi generosidade... Histórias de generosidade, com personagens pra lá de generosos.. Posso ver isso de forma muito obvia na doçura de Philomenna Lee, na preocupação gentil de Capitão Phillips com a saúde de um de seus jovens sequestradores, na fidelidade de Matt Kowalski a Dra Ryan Stone em gravidade ou no filho que tenta trazer alguma dignidade ao fim de vida do pai idosos e alcoólatra em Nebraska; mas também consigo ver de forma menos reta no descontrolado Jordan Belfort vivido por Leonardo Dicaprio, na amarga relação familiar de Álbum de Família ou no inicial rebelde e posterior ativista Ron Woodroof em Clube de compra Dallas; por fim consigo ver a generosidade até de forma improvável quando um Sistema Operacional se mostra generoso diante da solidão de um homem em Ela.
Belas Histórias, belas imagens e belas viagens distribuídas em aproximadamente 24 horas das melhores histórias que imprimiram um tempo que pede generosidade e mostram esse desejo na sua maior expressão de arte, o Cinema.. E que venha a festa!!!