18.12.14

Melhores Filmes de 2014

Daí que, como disse em dois posts atrás, este ano bati recorde acompanhando as principais tendências da sétima arte... Vi muito filme acredito que a maioria deste ano mesmo. Em geral os melhores filmes do ano eu vejo mesmo no ano seguinte, quando começo a maratona do oscar e os bons filmes começam a ficar disponíveis para download, mas farei aqui um top 10 dos melhores filmes de 2014 vistos em 2014.

Antes de começar devo apenas dizer que foi muito difícil deixar filmes como Malévola ou Ninfomaníaca (pq sim, caminho de Jolie a Lars Vontrie numa boa), mas como vi bastante, muita coisa boa teve de ficar fora!!!

Foram 34 filmes e a lista ficou assim:

10º Lugar -  Jogos Vorazes - A Esperança Parte I

Não faltou gente dizendo que o dois foi melhor, e normalmente é assim mesmo, da uma caída na parte I pra II vir apoteótica. Eu confesso que gostei e nem concordo que caiu. Distopia tá em alta, outras franquias como "Divergentes" e "O Doador de Memórias", tentaram sem tanto exito. A saga vai além do formato batido de um ditador opressor versos um povo oprimido, quando coloca a maneira que os sentimentos Katniss são usados para defender um grupo ou outro. Muito Bom!!!



9º Lugar - X-Men: Dias de um futuro esquecido.

Sou suspeito a  falar por que AMO a saga X-Men, achei que a temática ia ser meio ouver, essa coisa toda de viajar no tempo e tals... Foi muito bom, não chega a superar o "Primeira Classe"  pq isso realmente seria muito difícil, mas mandou super bem. Gosto muito do desdobramento do fim da mística e do ponto que a história se finda. Super bem amarrado!!!



8º Lugar - Hoje Eu quero Voltar Sozinho

Não da pra ser mais fofo, mais delicado, mais querido. Eu que vi o curta no you tube quando estorou, que torci pra ir mesmo pra telona quando o boato rolou, que já tinha desistido, fui positivamente surpreendido com uma história cheia da doçura que tá cada vez mais difícil ver por ai. Atuações convincentes e uma delicadeza prosaica vai na contramão da atmosfera densa comum tanto nos filmes que tratam deficiência como nos que tratam homossexualidade. Um filme doce contra todas as evidências!



7º  A Teoria de Tudo - O filme concorre a vários globos e é figura certa de Oscar. As atuações são absurdas e a história super-emocionante. Não sei se Hollywood coloriu o quadro (provavelmente o fez), mas as coisas são mostradas de uma forma tão generosa que da vontade ir a Inglaterra e caçar a família toda pra poder abraçar!



6º Para Sempre Alice - Mais um filme que aborda doença crônica/deficiência e nesse caso, na minha opinião a pior de todas. Com cinquenta e poucos anos e no auge de sua vida produtiva a personagem principal se vê com uma versão precoce de Alzheimer. É comovente assistir alguém tentando lidar com a perda da lucidez, Na história Alice tem três filhos que precisam lidar com a situação, além do marido. O filme te envolve de uma tal forma que você, torna-se o quarto filho e também quer o melhor para Alice. Dizem que será o primeiro Oscar de Julien Moore, se realmente for (apesar de não ter visto todas as concorrentes) devo dizer que foi merecido!



5º Camp X - Ray -  Kristen Stewart tem um longo caminho para apagar o borrão que a Bella Swan trouxe para sua imagem enquanto atriz, mas algo me diz que a garota vai longe. Não vou negar que expressão facial não é seu forte, mas ela tem sabido escolher papeis em que isso seja um benefício. Aqui, na pele da soldado de Guantánamo que vive num ambiente totalmente machista, precisa demostrar emoções de forma contida e ela bate um bolão neste lugar. O filme não teve muita repercussão, mas confesso que a história me emocionou muitíssimo e achei de fato um dos melhores filmes de 2014.



4º Boyhood - Da Infância da Juventude

Há quem diga que o Oscar 2015 de melhor filme já é dele. O autor teve uma ideia simples e ousada. Gravar o um filme em 12 anos. O personagem principal começa com 06 e termina com 18. Em 12 anos eles gravavam cenas pelo período de aproximadamente 04 dias... Ver os atores envelhecendo na tela é uma sensação muito esquisita. Outra coisa bacana é a historia central do filme, que na verdade não existe, ou melhor.. A história central é a vida comum, pega-se 12 anos da vida de uma família, que poderia ser a minha história, a sua história, a história do seu vizinho e prova-se que o maior roteiro de todos é a vida.



3º Guardiões da Galáxia

Vi o trailer e disse que me negava a ver um filme com uma árvore, e um guaxinim de heróis e mordi a língua. Um dos melhores filmes de herói que vi na vida. Ele tem fotografia, tem trilha, tem humor, tem aventura, tem todos os componentes de uma história épica e muito dos excelentes efeitos que a Marvel não economiza. O roteiro é super bem amarrado e tudo, pelo incrível que pareça, faz um enorme sentido.



2º Tim Maia

O filme tem o humor do nego, o sow do nego, o charme do nego, as cores do nego,  o swing do nego.. É uma delicia!! A narrativa tem muito do personagem, é difícil até de explicar, só vendo pra poder entender, mas assim.. Nunca vi um filme com tanta identidade somado isso com o fato de vc sair cantarolando do cinema temos um grande sucesso de saldo.



1º Uma Viagem Extraordinária 

Do mesmo diretor de Amelie Pulan, essa obra de arte quase não teve repercussão, mas vai pro hall dos melhores filmes que vi na vida.. Mega bem cuidado, da fotografia aos créditos. Atuações marcantes numa história fofa com uma pinta de lúdica. Acho uma falha medonha Amelie nunca ter concorrido a nada e será outra falha não dar os devidos créditos a "Uma Viagem Extraordinária" 




12.12.14

Delícias da Vida a dois XXVI - Na madruga boladona


Daí que dia desses comecei assistir "A Teoria de Tudo" que conta a história de Stephen Halking, cientista que ainda jovem descobriu ter uma esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo. Fiquei muito mexido com a trama por que  mostra a relação dele com a esposa e  a maneira com que eles quebraram diversos tabus no universo da deficiência no que tange sexualidade, família, mercado de trabalho e o escambau, mas no entanto ficaram atolados no modelo monogâmico de relação fazendo com que esta mulher ficasse assombradas com desejos óbvios por anos e criando desconfortos desnecessários. Se eles tentassem quebrar mais um ou dois tabus sobre as diversas possibilidades de família muita coisa se resolvia. 

Com este pensamento vou para cama dormir por volta das duas da manhã.. Calopsita já dormia, mas quando deitei deu um gurnido e me abraçou... Foi minha deixa:

Gato - Mo
Calopsita - Hum
Gato - Tava pensando que se um dia eu ficar por algum motivo deficiente a ponto de perder minha identidade ou parte dela, naturalmente acho que o mais correto era que fosse cuidado por você, mas não acho que deve abrir mão de tudo na vida em função dos meus cuidados, afinal já abriria tanto. Eu entenderia e apoiaria que vc tivesse outras relações mesmo cuidando de mim!
Calopsita - Que conversa é essa gato???
Gato - É que eu vi o filme agora, do Stephen Halking fiquei pensando muito nisso, sabe??
Calopsita - Você fica vendo esses filmes ai pra vir com essas conversas malucas!
Gato - Mas amor, acho importante falar por que...
Calopsita - Gato.. Pelo amor de Deus.. São 02:00 da manhã..  Não é importante falar nada, é importante dormir...
Gato - hummmmm....




11.12.14

Reencontro



2014 foi um bom ano, ok to terminando meio fudido, perdi o emprego que dava 2/3 da minha renda e to aqui esperando ser chamado novamente (fortes possibilidades), fecho o ano sem dívidas apesar da conta no vermelho. A questão é que salvo situações muito extremadas não da pra vincular dinheiro a felicidade de forma muito direta, por que se não a felicidade fica realmente muito fragilizada. Devo dizer que inclusive, mesmo profissionalmente, foi um ano em que estive em enfrentamentos importantes e  bons reconhecimentos, me sinto mais maduro enquanto profissional, muito melhor do que quando tudo isso começou.

Nesse ano sai da quitinete e vim pra uma casa maior, arrisquei, comprei meus móveis, minhas coisas, consegui estabelecer uma rotina mais de família entre eu e meu marido, pude receber melhor minhas visitas.

No início desse (quase meio) li em algum lugar uma pesquisa que dizia que pessoas solteiras frequentam "x" vezes mais restaurantes que as casadas.. Bem como ler "y" livros a mais, "vai "n" vezes mais ao cinema e teatro... Acho natural. Antes de estar casado, na minha lógica de solteiro sempre pensei que quando pintava uma coisa legal deixava rolar por que não tinha o que perder. Hoje enxergo que tem sim, em maior ou menor escala a gente abre mão um pouco de si mesmo pra ser um pouco do outro quando se casa... Precisa valer a pena!

Refletindo sobre isso tudo tentei diminuir um pouco desse prejuízo, tanto pra mim quanto pro calopsita.. Dessa maneira foi um ano em que vi muitos filmes, li livros como não lia há tempo, vi séries, me reencontrei comigo mesmo. Tava tentando fazer um top 10 dos melhores filmes de 2014 e fui contar... Esse ano assisti  34 filmes do ano de 2014, fora de outros anos... Achei um bom número, vários desses no cinema!!!

No fim do ano junto com uns amigos (alguns blogueiros inclusive) montamos um grupo no whatsapp chamado "sou e curto afeminados" com intenção de ser um espaço de fortalecimento de uma postura mais generosa entre nossos pares gays. Parece bobo, mas sempre curti tanto conhecer pessoas pela internet, fazer novos amigos, as tecnologias e possibilidades avançaram nesse sentido e as vezes estar casado é ficar numa ilha onde as coisas acontecem e você só assiste. Não precisa ser assim, aliás acho que é exatamente não sendo assim que a gente tira o casamento do lugar de fardo que tanta gente pendura.

2014 foi um ano que encontro comigo mesmo, com meus objetivos, com o que queria pra mim quando tivesse 30 anos, acho que fui alguém melhor e espero continuar nesse mesmo caminho!