Melhor Filme
O favorito pro melhor filme é aquele que já ganhou o globo “Rede Social” e eu francamente não entendo por que. O filme é cansativo, lento e na hora que vc pensa que ele vai emplacar a historia acaba.
Também não consigo compreender bem como que “Inverno da Alma” e “Bravura Indômita” concorrem de melhor filme. As historias são relativamente parecidas, trazem no centro duas meninas de personalidade forte vivendo num lugar hostil de gente muito esquisita que costuma receber muito mal suas visitas. Bravura traz pra mim um problema anterior a ele mesmo, que é esse culto da academia aos irmãos Cohen, acho que nem em cem anos eu vou compreender como “onde os fracos não tem vez” um dia ganhou um Oscar e “Um homem serio” concorreu. Concordo que comparando com os dois ele não é tão ruim, pelo menos a historia tem um pouco mais de lógica, mas ainda sim o faroeste dos Cohen n me convenceu. Inverno da Alma é ainda pior, de uma maneira pra lá de surreal, a historia que parece ser contemporânea fala de um lugar onde poder e poder paralelo convivem com tanta tranqüilidade que vc fica se questionando onde diabos fica isso.
“Toy Story 3”, entra na disputa assim como todas as produções da Disney agora entraram, por que com dez indicados você acaba abrindo espaço pra uma animação bem feita.“127 horas” e “Minhas Mães e meu pai”, na minha opinião, também acabam entrando nesta “inclusão social” proporcionada por esse “melhor filme” com dez candidatos. Embora sejam bons filmes, acredito que não estariam ai caso não tivéssemos 10 indicações.
“O discurso do Rei”, “Cisne Negro” e “A Origem” são os três que acredito que batam de frente com Rede Social. Se fossem cinco indicados como antes, penso que entraria eles três, a rede e Bravura (só por que os irmãos Cohen devem fazer sexo oral em todos os votantes). Dos três acho Discurso do rei o piorzinho, ou deveria dizer, menos melhor. Depois temos o brilhante Cisne Negro que consegue passar pro expectador toda aflição e dramaticidade da personagem principal, você quase que vira ela... E por fim, o que acredito ser o melhor que é A Origem. Uma super produção que se soma com um bom roteiro merece seus créditos. Os efeitos especiais incríveis e fotografia belíssima se misturam a uma historia surreal que vem na contramão desconstruindo toda noção de realidade... E como vocês bem sabem.. Contramão é comigo mesmo.
Melhor Diretor
Preciso comentar Irmãos Cohen??? Não, claro que não... Não acho que eles devem ganhar e todo mundo já deve ter entendido isso. David Fincher também acho que não merece e não é só por que rede social tem um ritmo lento, mas por que a historia do personagem principal me parece interessante e ele pegou uma boa historia e não soube conduzir. Tom Hopper deu ao Discurso do Rei uma condução bacana, mas acho que nesse caso o roteiro o ajudava bastante. David O. Russel fez do seu vencedor um bom filme, mas também não acho nada brilhante. Daren Aronofsky (foto ao lado) tem a minha torcida e é pra quem eu tiro o meu chapéu. Se com os Irmãos Cohen eu tenho um problema anterior a Bravura com Daren eu tenho uma boa resolução anterior ao Cisne Negro. Gosto do estilo Dark do diretor, Aronofsky faz filme pra expectador passional, ele cria tensão na platéia, angustia, é o filme que faz com que vc aperte a mão da pessoa do lado ou de uns três pauses no meio pra fumar um cigarrinho.
Melhor Ator
- Jesse Eisenberg – “A rede social”
- Colin Firth – “O discurso do rei”
- James Franco – “127 horas”
- Jeff Bridges – “Bravura indômita”
- Javier Bardem – “Biutiful”
Aqui as coisas se invertem e os filmes que não gostei ganham destaque. Como disse no inicio do post não assisti Biutiful, que traz Javier Bardem como principal ator e faz frente com Colin Firth no favoritismo para o premio. O Diretor de Biutiful é o mesmo de Babel e 21 gramas o que me faz crer que vou gostar bastante do filme. Colin foi sensacional no discurso do rei, conseguiu passar com perfeição a sensação que o personagem devia nos passar. Porém pra essa categoria, acho que Jesse Eisenberg fez melhor. Devo dizer que ele tem uma cara de nerd que ajuda, mas também não vejo nenhum pecado em por o homem certo pro personagem certo. James Franco também fez uma excelente atuação, mas acho que os outros dois desempenharam melhor. O mesmo serve para Jeff Bridges, embora o personagem fosse demasiadamente caricata, ele soube dar na proporção que o papel exigia.
Melhor Atriz
- Annette Bening – “Minhas mães e meu pai”
- Natalie Portman – “Cisne negro”
- Nicole Kidman - “Rabbit hole”
- Michelle Williams - “Blue valentine”
- Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”
Aqui o bicho pega, o favoritismo está em cima de Natalie Portan por sua atuação em cisne negro e eu compreendo que seja dessa forma, a atriz é fantástica em um papel que ajuda muitíssimo, por que a personagem traz consigo toda uma carga dramática, assim como a historia traz, a fotografia traz, o figurino traz... O filme é um grito e Natalie traz voz a esse grito com muita propriedade. Todavia, tirando Jennifer Lawrence todas as outras mandaram muito bem. Não que a Jennifer tenha sido ruim, pelo contrario, mas se em Cisne Negro todos os fatores vinham a favor da Natalie em "Inverno da Alma" tudo vem contra a Jennifer. Annet Benning fazendo par romântico Julien Moore da um show em "minhas mães e meu pai" o mesmo serve pra Nicole Kidman que interpreta uma mãe tentando se recuperar da perda de um filho atuando com equilíbrio entre o grande drama que a situação sugere e a frieza polida que o cinema arte passa as emoções. Por fim comentarei sobre Michelle Williams.. Que assim.. Mesmo compreendendo que Natalie é a favorita e merece coloquei uma foto de Michelle, por que amei a sua atuação e adorei o filme. A historia que faz um paralelo entre o inicio de uma relação onde qualquer coisa é motivo para ataques de risos e o fim onde tudo é motivo para ataque de nervos emociona quem um dia já repetiu "o velho texto batido dos amores mal amados" e viu esfacelar na sua mão uma historia de amor.
Melhor Ator Coadjuvante
- Mark Ruffalo – “Minhas mães e meu pai”
- Geoffrey Rush – “O discurso do rei”
- Christian Bale – “O vencedor”
- Jeremy Renner – “Atração perigosa”
- John Hawkes – "Inverno da alma"
Mark Rufallo, Jeremy Renner e John Hawkes fizeram três excelentes atuações nos seus respectivos filmes, mas penso que o quão coadjuvante o personagem é no filme sempre influencia de alguma forma nas opiniões. Geoffrey Rush e Christian Bale são mais que coadjuvantes, são co-principais. Christian recebeu o globo pela sua atuação e tem o favoritismo pelo oscar, acho merecido, mas destaquei a foto de Geoffrey pelo tom simpático, leve e agradável que ele trouxe ao personagem.
Melhor Roteiro Adaptado
mudei de endereço:
ResponderExcluirhttp://blogayconversafora.blogspot.com/
domingo é dia de oscar? Sério? Putz, nem tava sabendo.
ResponderExcluirDomingo é dia do MEU aniversário. Mas como o Oscar começa tarde, farei um esforço e tentarei assistir! A Origem devia ganhar sim! E Cisne Negro não vi - meda do bicho-bailarino!! Mas pelo que li deve ser uma fantástica atuação. Tô curioso!
ResponderExcluiruahuahua grande msm o post mais li tudo, na verdade li de baixo pra cima kkkkkk(doente), eu adquiri uma mania de assistir os indicados ao oscar, antes nem ligava pra isso. eu tbm chorei em toy story 3 e o fabricio riu de mim uahuahua, ainda não vi o discurso do rei, mais adorei 127 horas e a origem foi muito bom, o discurso do rei tbm nao tive vontade de ver,mais depois de ler o post mudei de ideia, irei assisti-lo.
ResponderExcluir