28.2.16

Os Baphos do Oscar 2016



Quem acompanhou o Yag um dia sabe que o Gato tinha pauta certa todo início do ano... Oscar e BBB. Pois bem, já tem umas três edições que não vejo mais BBB, não que eu tenha passado pro outro lado da força e partilhado da crítica intelectualmente correta, mas 15 edições depois acho que o formato não consegue mais me prender.

O Oscar sim, este prende gloriosamente e esse ano não faltou foi situações postáveis, em vários momentos considerei vir aqui escrever sobre e acabava deixando pra lá... Hoje, dia da festa, resolvi tecer alguns comentários. Não vai rolar de fazer post por categoria como fazia todo ano, pq acumulei muita coisa, mas o que posso dizer sem medo de errar é que essa temporada está super valendo a pena ser maratonada. Fica a dica!

1º Sobre o racismo

O assunto foi pauta de tudo quanto é canto, de meme do FB a pauta de redações sérias. Afinal.. Seria o Oscar racista? Viola Davis foi perfeita quando disse que a coisa vai muito além do Oscar.. O mundo é racista, negros tem menos oportunidade e no cinema não é diferente. Se o cinema é a industria e o oscar a vitrine, naturalmente o racismo também respinga nele. Acho valido que se pressione que produções com mais profissionais negros (de frente ou de trás da câmeras) sejam valorizadas, mas verdade seja dita o problema não é novo e a situação foi munição pra uma briga de cachorros grandes.

A confusão começou mesmo quando o Netflix resolveu colocar sua primeira produção original em cinema, Beasts Of No Nation, para concorrer em premiações. O filme é fantástico, conta a história de um garotinho africano órfão que acaba sendo captado para atuar em milícias.. Como era de se esperar, quase todo elenco é negro. Beasts sofreu um enorme boicote pelas grandes redes de cinema por que o netflix liberou na sua plataforma junto com o lançamento nas salas (que é uma obrigação para que o filme concora nas premiações), ficando apenas em algumas salas de cinemas alternativos. Porém a grandiosidade da obra e principalmente a incrível atuação do badalado Idris Elba fez com que o filme concorresse em Bafta, Globo, Sag e etc.. Menos nos Oscar. Boicote rasgado! A partir daí abre-se uma guerra. Juntou-se esse acontecimento ao fato de que nenhum artista negro concorreu ao Oscar nesse ano e nem no ano passado e pronto, o Netflix tinha em mãos a munição que precisava. Não faltou memes dizendo "Se o Oscar não tem diversidade, ficamos com o netflix, onde não falta"... Junto disso uma proposta de boicote.

A situação teve que fazer a acadêmia se mexer, a presidente (que diga-se de passagem é negra) falou sobre renovar os vontantes a fim de gerar melhor representatividade das "minorias raciais". A repercussão influenciou claramente outras premiações, como o SAG, pro exemplo, que pras suas 10 categorias em que premia artistas, premiou 05 negros. Com uma tradição de quase 100 anos, o Oscar acreditou que poderia simplesmente passar por cima do novato Netflix sem parar pra perceber o tamanho do fenômeno que é esse dispositivo. Netflix se inseriu na cultura ocidental em menos de dez anos de forma vertiginosa e mudou a forma das pessoas assistirem TV, é conectado com as redes sociais, faz campanhas que ganha pra si a massa e sobretudo a juventude. 

No fundo eu acho que o Oscar deveria rever não seus votantes, mas as regras do jogo, as exigências que faz para que os filmes concorram e deveria começar a considerar que o modelo netflix já gera filhos.. Já temos similares para documentários e a HBO já falou da intenção de lançar uma plataforma nos mesmos moldes.  Tentar boicotar o modelo é tentar esconder um elefante com um lençol. 

2º Sobre a Panelinha

Nesse ano alguns atores apareceram "n" vezes nas obras que estavam concorrendo. É o caso por exemplo de Alicia Vinkander que é o robô de ex-maquina e a esposa da garota dinamarquesa. Não bastasse estar em duas obras Oscaveis seu marido Michael Fassbander, tb concorre pelo enfadonho Steve Jobs. Dificilmente ela leva de Kate hoje, mas super estava torcendo, a "new face" do Oscar merecia ser prestigiada pelas duas obras.

Quem tbm estava em todas é o seu parceiro de filme Domhanall Gleeson, que faz o personagem principal de ex maquina, está no elenco de Star Wars, é o italiano que Saoirse Roonan se apaixona em Brooklin e o capitão da expedição do Dicaprio em "O Regresso".  Como disse um amigo, é importante destacar que nas quatro obras, ele se fode!

Falando no regresso Tom Hardy é o antagonista do filme e concorre como melhor ator coadjuvante por ele, mas também foi o protagonista masculino de Mad Max, onde não concorreu, mas foi aprte fundamental da história.

3º Sobre a nova onda em cartazes

Sei lá se mais alguém reparou ou comentou sobre isso, mas só que eu tenha me ligado pelo menos três filmes estão com fotos de cartazes de praticamente a última cena do filme, achei uma tendência estranha. Em Brooklin a imagem da Saorise encostada no murinho é exatamente do último take do filme. Em Joy, Jennifer Lawrence só está com aquele cabelo curto nos cinco minutos finais, único momento que neva, como aparece na capa. Por fim, a roupinha de Jack com seu capuz de guaxinim tbm é o último figurino que o ator usa no filme. Sei lá.. Achei estranho!

Encerro aqui a transmissão, gostaria de comentar mais dos filmes, mas fica pra uma próxima... Vou por uma lista aki com minhas apostas e torcida. Vamos ver o resultado.

Melhor filmes:

Minha Aposta - A Grande Aposta (Com fortes chances de Spotlight e O Regresso)
Minha Torcida - A grande Aposta 

Melhor Diretor:

Minha Aposta - Adam McKay/A Grande Aposta (com as mesmas fortes chances de filme)
Minha Torcida - Adam McKay/A Grande Aposta

Melhor Ator:

Minha Aposta - Leonardo Dicaprio/ O Regresso
Minha Torcida - Eddie Redmayne/Garota Dinamarquesa (Bem dividido na torcida, Leozinho tão injustiçado todos esses anos, tadinho... Merece)

Melhor Atriz:

Minha Aposta - Brie Larson/ O quarto de Jack
Minha Torcida - Brie Larson/ O quarto de Jack

Melhor Ator Coadjuvante

Minha Aposta - Stallone/ Creed (com fortes chances Mark Rylance de Pontes Espiões)
Minha Torcida - Christian Bale /A Grande Aposta

Melhor Atriz Coadjuvante

Minha Aposta - Kate Winslet/Steve Jobs 
Minha Torcida - Alicia Vinkander (A Garota Dinamarquesa)

Melhor Roteiro Original

Minha Aposta - Spotlight (Com fortes chances para Straight outta Compton em resposta as acusações de racismo)
Minha Torcida- Ex Machina - Instinto Artificial

Melhor Roteiro Adaptado - 
Minha Aposta - O Quarto de Jack
Minha Torcida - O Quarto de Jack 

Nas categorias técnicas em quase todas aposto em Mad Max e torço tbm.. O figurino é um absurdo, os cenários, as cenas, é um filme absolutamente estético.

Enfim, agora é pegar o balde de pipoca e aguardar cenas dos próximos capítulos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário