6.1.23

Eu sempre soube

 O Brasil viveu o governo mais desolador da história contemporânea. Eu poderia escrever uma bíblia de motivos para confirmar essa frase. Seja por sua desonestidade, pela anticiência, pelo enfraquecimento das instituições, pelas ameaças golpistas a democracia, pelos ataques a minorias, pela o acirramento da polarização política, pelo total desrespeito as pastas ambientais, pelo desmonte da cultura, pela gestão desastrosa e corrupta da pandemia, pelo fundamentalismo religioso, pela cafonisse e pobreza de espirito... Olha... Foi horroroso, sobrevivemos a esses 04 anos de um governo medonho que foi o primeiro a não se reeleger desde a redemocratização. 

A grande maioria da classe artística apoiou Lula por motivos óbvios (que não tem nada  a ver com a lei rouanet). Além do desmonte da cultura desde a extinção do ministério e que seguiu de forma desastrosa na mão de figuras dantescas como Regina Duarte e Mario Frias, não dá pra deixar de esquecer o que foi a gestão da cultura na pandemia pra um setor que foi o primeiro a fechar e o último a reabrir. 

Porém no que se refere ao sertanejo, poucos não apoiaram Bolsonaro, o que gerou imagens como essas aqui:



Numa análise mais simplista a gente poderia apenas falar sobre a ligação desses caras com o agronegócio que se beneficia de uma política de apoio ao desmatamentos e a manutenção de grandes latifúndios.. Mas não é só isso... Tem muito a ver com machismo, tanto Bolsonaro querendo nutrir a sua imagem como a  de um homem simples com hábitos e valores interioranos como desses caras que sustentam valores patriarcais e valorizam "o homem de antigamente". 

O meio sertanejo é absolutamente machistas e mesmo com o advento das femineja é muito comum a letra das suas músicas ter uma estrutura totalmente misógina e tóxica nas músicas. Claro que há avanços, mas ainda é um território muito reacionário e de difícil penetração de ideias progressistas.

É curioso que a vida inteira eu tive irritação com a figura do cowboy no reality show. Toda vez que tem um reality que tem essa persona eu já fico puto de cara, pq eu sei que o mais provável é que ele vai vomitar  patriarcado na face do Brasil e vai ser comprado como o cara "coração bão" com valores do interior e mano não é, simplesmente não é. Não é por que uma pessoa tem um sotaque X ou por que lida com vaca que isso vai fazer dela um ser humano louvável, não é sobre isso. O estilo de vida por si só não deveria conferir vantagem a ninguém por que tem gente maneira e canalha em todos os lugares, é simples assim.

Ainda sobre o apoio do sertanejjo a Bolsonaro é claro que essa questão de costumes com a ao lucro que esses caras tem com o estimulo a um agronegócio predatório em todas a sua cadeia produtiva, pq se eles se sentissem lesados nos seus interesses financeiros acho que apoio não seria tão amplo, mas ainda sim ele se sustentaria em grande parte com o machismo. Um bom exemplo disso é o Ratinho que chegou a  reconhecer na entrevista com Lula no seu programa que ganhava mais dinheiro durante seu governo, mas nem por isso deixou de apoiar Bolsonaro. 

 Eu diria até que não se trata deste setor apoiar Bolsonaro, mas do Bolsonarismo ter surgido a partir de valores nutridos neste setor. Bolsonaro existe por que o eu lírico de Vidinha de balada de Henrique e Juliano diz que tá afim da menina e que ela vai ter que ficar com ele, vai namorar e se reclamar vai casar também ou então por que Henrique e Diego em Malbec cantam que vão levar a menina pra casa, malandramente vão domina-la e com vinho Malbec ela não nega nada. É um escarnio e nós sabemos que foi do escarnio que nasceu o bolsonarismo. E sim... NUNCA ME ENGANOU!




Nenhum comentário:

Postar um comentário