22.12.24

Brasília

 Tenho uma sensação que já falei sobre viagem  trabalho pra Brasília antes aqui. Se eu somar todo tempo que levei lá esse ano certamente dá entre 3 a 4 meses, mais ou menos 1/3 ou 1/4 do ano, mas deixa eu partilhar com vocês sobre o que tem rolado.

Há muitos anos trabalho com projetos sociais e é bem comum eu ter de viajar em função deles, a atual associação que trabalho eu já estive nela em outros momentos, da última vez meu coordenador (que é meu amigo pessoal) me chamou e falou que estava num novo momento de expansão e que precisava da minha ajuda nesse processo, daí eu voltei.

Na ocasião já estávamos em diálogos com empesas para patrocinar  abertura de novos núcleos e um dessas conversas avançou bastante. A gente é do interior do Rio, daí  solicitávamos a abertura em Cabo Frio e havia aí uma fala que a empresa estava muito interessada em Brasília, todavia supervisionar um projeto tão longe exigiria a garantia de despesas que não estavam contempladas pelo projeto. Começou uma queda e braço entre Brasília e Cabo Frio.

Na virada do ano eu tive um sonho que meu coordenador me ligava de madrugada dizendo que tinha sido Brasília e que eu fazia várias pesquisas sobre a cidade no meio da madrugada. O sonho era tão absurdamente nítido, que acordei olhando o celular pra ver se a ligação realmente tinha ocorrido. Não aconteceu, mas no dia 01/01/2024 eu acordei pesquisando sobre Brasília, contei pra ele e ele riu dizendo que eu ficasse tranquilo que tudo estava a favor de ser Cabo Frio. Meses depois, na sexta-feira anterior do Carnaval ele me liga e tivemos o seguinte diálogo:


Big Boss - Gato, suas pesquisas sobre Brasília? Você jogou fora?

Gato - Não, por que?

Big Boss - Por que a gente vai precisar, vai ter que ser em Brasília!


De lá pra cá loucura, sem passagens aérea contempladas atravessamos Minas Gerais várias vezes de carro, 1250 km, uma pegada pesadíssima. A associação alugou uma apartamento funcional e eu passei a eventualmente morar em Brasília. O amor em Brasília não é óbvio, na verdade é bem contraintuitivo. É fácil ter antipatia pela cidade, talvez pelo ranso da política, pelo ar seco, pelo tom artificial que tem uma cidade tão planejada, pela desigualdade gritante que a constituí desde sua criação.

Quando falei pra meu pai sobre ir pra lá, ele que ia muito quando mais novo, dizia que há 20 anos atrás era a única capital do Brasil que ele se imaginava morando. Eu fui pra lá executar um projeto, fora do plano piloto, precisei contratar pessoas, ouvir suas histórias, me incorporar naquela equipe. Conheci usuário do projeto, a famílias, os profissionais da rede de pouco a pouco fui vendo com outro olhos. No plano eu tenho uma grande amiga que mora lá a 4 anos,  tbm ia tendo encontros pelo tinder ou mesmo pelo grinder... Eu comecei a viver a cidade não como turista, mas como morador mesmo. 

Pra vc começar a ver beleza em Brasília, precisa estar atento ao misto de sotaques, auditivo as histórias de uma gente aguerrida, com o olhar atento para além do plano piloto e lembrar que mesmo nos ambientes mais inóspitos o real resiste e a vida floresce. Um belo dia, voltando pra casa pelo eixo monumental, olhando as luzes da cidade e os monumentos apoteóticos, de uma hora pra outra comecei a ver beleza no que antes só me parecia excesso e de repente como num passe de mágica passei a achar os endereços que pareciam uma batalha naval intuitivos, os monumentos lindos, a organização aconchegante.

Em 2025 eu descobri outra Brasília e gostei do que vi, da músicas que ouvi, da comida que comi, das gargalhadas que dei, das histórias que escutei. Ontem estava passeando com o marido e os dogs e aí comentei com ele que já com 40 anos talvez o sonho da juventude de morar no centro de um grande centro já não esteja tão forte assim, por que as minha prioridades são outras, mas que talvez considerasse se fosse Brasília, me deu um dejavu da fala do meu pai.  Sindicalista, petista, militante que aprendeu a amar o campo de batalha no meio da guerra, assim como eu... Dessa forma, quase que seguindo uma tradição, mais uma flor floresceu num coração no meio do planalto central do Brasil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário