Sabe essa coisa das propagandas de TV a cabo que sempre vem com um slogan cliche do tipo "vai revolucionar sua forma de ver TV'??? Nunca me revolucionou porra nenhuma....Ok, dou a mão a palmatoria que a opção do penvr da claro TV se incorporou bem em minha rotina e passei a ver muita coisa gravada depois dele, mas pensnado na ideia de revolução não da pra comparar com a smart TV.
Acho que ela realmente inaugura uma nova era de interatividade, me parece a experiência mais bem sucedida em linkar TV e internet feita até então. Até sua existência a TV se utilizava de umas estratégias bem toscas pra perseguir incorporar a internet na sua atuação. "Entrevista com não sei quem no site", "a personagem da novela x tem, um diário que coloca na internet", "Os BBBs escrevem seu humor pra página do BBB".. Enfim.. Tudo uma bobajada que nunca atraiu muita gente.... Hoje entendo que algo mudou. Os trending topics do Twitter, por exemplo, viraram uma ambição tal qual o IBOPE, que não só ajuda a medir quanta gente tá vendo como leva muita gente pra ver. Na era da informação, não basta conhecer, é preciso conhecer e comentar sobre, em tempo real.
Sou um bom exemplo disso... Poucos são os programas que assisto em tempo real, mesmo pq não tenho mais paciência pra intervalo, daí duas coisas vão me motivar a isso: Ou é a ansiedade de ver algo que to muito vidrado, ou o desejo de comentar a programação, sentimento muito presente nas premiações, por exemplo. Os fabricantes da Smart sacando a tendencia criaram, o aplicativo "social TV", em que vc coloca a hastag e ela fica passando do lado da tela com o comentário da galera no twitter sobre a programação. ... Bela sacada!!
Hj sento na frente da TV pra ver em seis possibilidades:
1 - Filme baixado na net (que pela smart em HD é ótimo)
2 - NetFlix
3 - globo.com
4- Gravado no Penvr
5 - Pela Emissora
6- You tube
Confesso que os dois últimos estão sendo cada vez mais incomuns. Daí que pago R$ 9,90 pela globo.com e R$16,00 pelo netflix e telecine/HBO que se foda... Não me faz a mínima falta, não me lembro a última vez na minha vida que vi um filme pela televisão. Acho até cafona algo do tipo "deixa eu correr que hj vai passar um filme maneiro no supercine"...
Jamais assinaria Netflix se não fosse pela smart TV, via filme no PC por necessidade, pra ver lançamentos e tals.. Mas não ficaria vendo séries e filmes que não fossem lançamentos pelo netflix, seria um dinheiro mal empregado. Fiz minha pazes com o cinema depois da Smart, passei a ver filmes como antes, tenho acompanhado séries, várias coisas que já nem fazia mais com tanto afinco.
Dia desses li em algum lugar que o programa do Adnet teria segunda temporada pq embora a audiência fosse baixa, foi o programa mais cessado pela globo.com, achei super-bacana a sacada de terem considerado esse fato, eu mesmo adorei o programa, mas só vi na globo.com. Tenho visto muito pouca coisa na globo, novela mal sei qual está passando, o pouco que vejo o faço pela globo.com na smart TV. Assisti por exemplo a minissérie "O Rebu", praticamente todos os episódios pelo site (mesmo pq ela passava bem tarde)... Agora to vendo o Dupla Identidade (recomendou, muito bom em tudo.. roteiro bem amarrado, fotografia linda, atuações bem legais, trilha fantástica), até agora foram quatro episódios, vi todos eles pela globo.com. O fantástico eu sempre vejo no dia seguinte por lá tmb, não inteiro, escolho as reportagens que quero ver...
Enfim, adorei a aquisição, o produto é fantástico, acho que os caras talvez estejam começando a despertar pro fato de que, melhor que fazer mil firulas pra gerar interação entre internet e TV é dispor a programação de forma confortável pro expectador. Se a globo.com vende sua programação na internet com a facilidade que tem o template da netflix os caras podem cobrar bem mais e não vai faltar é assinante.
Ru paul, Modern Family, o rebu, dupla identidade, gotham, porta dos fundos, mais uma caralheira de filme ganharam um expectador a mais pela aquela que realmente proporciona uma revolução na sua maneira de ver televisão, a Smart TV.