Hj, finalmente, assisti o último filme dos Oscar 2011 (nas categorias que me proponho assistir todos os anos), terminando essa bendita lista que está ai do lado há meses.
O filme em questão foi Biutiful, dirigido pelo genial Alejandro González Iñárritu e tendo como ator principal Javier Barden. Digo que Alejandro González é genial mesmo tendo visto apenas três trabalhos dele, mas que já foram pra lá de suficiente. São eles: Babel, 21 Gramas e Biutiful.
Alejandro González e Javier Barden em Biutiful
Além de fazer filmes incríveis com historias densas, pesadas, que se cruzam tendo na sua espinha dorsal questões ligadas à morte, a miséria da humana e a fragilidade disso tudo, González sempre escolhe um elenco de primeira pros seus trabalhos. Nos três filmes citados trabalhou como nomes como Brad Pitt, Gael Garcia Bernal, Cat Blanchett, Sean Penn, Benicio Del Toro, Javier Barden.
Terminado a maratona avalio 2011 como um bom ano pra acadêmia. Esse foi o quinto ano em que acompanhei mais sistematicamente. Quando comecei com esse hábito fui alertado a cerca de uma maldição dos anos pares. Os ímpares são sempre excelentes, repleto de clássicos, ao passo que os pares costumam ser medonhos. Naturalmente em todos os anos sempre tem produções boas e ruins, mas a predominância de ruins em pares e boas em ímpares, pra mim deixou de ser uma lenda e virou um dado claro de realidade.
Ranqueando numa ordem de gosto desde que comecei a acompanhar, eu avalio mais ou menos dessa forma.
2009 – Excelente
Principais Filmes à”Quem Quer Ser Um milionário?”, “O Leitor”, “Milk”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”. “Wall-e”, “Vicky Christina Barcelona”, “Forst e Nixon”.
Melhor filme de 2009
2007 – Muito Bom
Principais Filmes à “O Diabo Veste Prada”, “Volver”, “Pecados íntimos”, “Notas Sobre um Escândalo”, “O Último Rei da Escócia”, “Os Infiltrados”.
Melhor filme de 2007
2011 – Bom
Principais Filmes à “O Discurso do Rei”, “A Rede Social”, “Cisne Negro”, “Biutiful”, “Bravura Indômita”, “A Origem”, “Minhas Mães e Meu Pai”
Melhor filme de 2011
2008 – Razoável
Principais Filmes à”Onde os Fracos não tem vez”, “Juno”, “Piaff”, “Longe Dela”, “Desejo e Reparação”, “Swenney Todd”, “Família Savage”, “Ratatouille”
Melhor filme de 2008
2010 –Ruim
Principais Filmes à “Avatar”, “Preciosa”, “Bastardos Inglórios”, “Invictos”, “Up”, “Amor Sem Escalas”, “Julia & Julie”, “Guerra ao Terror”, “Distrito 9”.
Melhor filme de 2010
É bom reforçar que mesmo nos anos ímpares tiveram obras incríveis. 2008 têm “Longe Dela” que é um dos meus favoritos, “Família Savage” que é fantásticos e as atuações primorosas de Marion Cotillard em “Piaff” e Ellen Page em “Juno”. O que eu não engulo é “onde os fracos não tem vez” ter concorrido, o que dirá ter levado de melhor filme”. Em 2010 temos Avatar , que até tem seu lugar e “Amor sem escalas” que acho uma delicia”. Todavia quando há um ranqueamento tem de ter um primeiro e um último lugar. Além disso, aqui eu apontei os principais filmes do ano em questão, não coloquei muito dos filmes malas e sem repercussão que acabei vendo em cada um desses anos.
Só pra não perder o hábito de ser metido e dar pitaco em absolutamente tudo, resolvi fazer algumas alterações nos indicados desse ano, que em minha opinião melhoraria bastante coisa... Vejam minha lista alterada:
Melhor Filme
127 Horas
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem (melhor filme pra mim)
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei (vencedor)
A Rede Social
Inverno da Alma Reino Animal
Toy Story 3 Blue Valentine
Bravura Indômita Biutiful
Melhor atriz
Annette Bening por "Minhas Mães e Meu Pai"
Nicole Kidman por "Reencontrando a Felicidade"
Natalie Portman por "Cisne Negro" (melhor atriz pra mim e vencedora)
Michelle Williams por "Blue Valentine"
Jennifer Lawrence por "Inverno da Alma" Hailee Steinfeld por "Bravura Indômita"
Melhor ator
Javier Bardem por "Biutiful" (Melhor Ator pra mim)
Jesse Eisenberg por "A Rede Social"
Colin Firth por "O Discurso do Rei" (Vencedor)
Jeff Bridges por "Bravura Indômita" Ryan Gosling por “ Blue Valentine”
James Franco por "127 Horas" James Frecheville por “Reino Animal”
Melhor ator coadjuvante
Christian Bale por "O Vencedor" (Melhor Ator Coadjuvante pra mim e vencedor)
Geoffrey Rush por "O Discurso do Rei"
John Hawkes por "Inverno da Alma" Jeff Bridges por "Bravura Indômita"
Mark Ruffalo por "Minhas Mães e Meu Pai" Andrew Garfield por “A Rede Social”
Jeremy Renner por "Atração Perigosa" Ben Mendelsohn por “Reino Animal”
Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo por "O Vencedor" (Melhor Atriz Coadjuvante pra mim e vencedora)
Jacki Weaver por "Reino Animal"
Amy Adams por "O Vencedor" Mila Kunis por “Cisne Negro”
Hailee Steinfeld por "Bravura Indômita" Maricel Álvarez por “Biutiful”
Helena Bonham Carter por "O Discurso do Rei" Lesley Manville por “Um Ano Mais”
Melhor diretor
Darren Aronofsky por "Cisne Negro" (Melhor Diretor pra mim)
Tom Hooper por "O Discurso do Rei" (Vencedor)
David Fincher por "A Rede Social" Alejandro González Iñárritu por Biutiful
David O. Russell por "O Vencedor" David Michôd por “Reino Animal”
Ethan Coen e Joel Coen por "Bravura Indômita" Derek Cianfrance por Blue Valentine
Melhor roteiro original
"A Origem" (Melhor Roteiro Original pra mim)
"O Discurso do Rei" (Vencedor)
"Another Year" “Biutiful”
"O Vencedor" “Reino Animal”
"Minhas Mães e Meu Pai" “Blue Valentine”
Melhor roteiro adaptado
"A Rede Social" (Vencedor)
"127 Horas" (Melhor Roteiro Adaptado pra mim)
"Toy Story 3
"Bravura Indômita"
"Inverno da Alma"
E é isso... Pra concluir só dizer que me complicou um pouco esse final por não saber exatamente quais roteiros são adaptados e quais originais. Modifiquei só nos originais meio que no escuro e deixei os adaptados como estavam.
Com relação às categorias de ator e atriz (principal e coadjuvante) fiz duas alterações curiosas em Bravura Indômita. Hailee Steinfeld mereceu concorrer, todavia não acho que ela era coadjuvante. A Historia era sobre sua personagem, a postura que teve depois da morte do pai, sua busca por justiça e o seu desfecho, por esse motivo a coloquei na categoria de melhor atriz. Mais ou menos o que acontece com Jeff Bridges no mesmo filme, sua atuação é excelente, mas não me parece principal, uma vez que o justiceiro que saia trás de vingança é apenas uma peça na historia da jovem Matiee Ross.
Nunca sei qual o critério do Oscar para principais e coadjuvantes e acho que no fundo nem os membros da academia devem ter claro, talvez por esse motivo que em 2009 Kate Winslet leva o Oscar de melhor atriz por “O Leitor” e o globo de melhor atriz coadjuvante pelo mesmo filme.
Enfim, encerro aqui minha maratona Oscar 2011 com esse último post gigante sobre o tema... Ano que vem tem mais.