1.9.09

Verdade = A nova mentira


Antes de começar a discorrer sobre o assunto devo dizer que n me excluo nem um átomo do que será escrito aqui, muito pelo contrario me sinto um ícone desse movimento , talvez se trate de uma autocrítica, talvez apenas uma constatação.


A primeira vez que ouvi dizer q a verdade era a nova mentira foi no seriado som e fúria, quando o personagem de Rodrigo Santoro, um profissional de marketing, tenta falar a cerca dos seus métodos de trabalho com o seu cliente, no caso o personagem do Dam Estulbach. Na ocasião fiquei um tempo pensando a cerca do quão bem sacado foi a afirmação e a linha de pensamento que o seguia.


Sim senhores, na era da informação a verdade é a mais nova mentira, é claro que sempre existem os reacionários que se utilizam da mentira clássica, mesmo por que, ela apresenta resultados mais rápidos e eficientes. O problema é a manutenção da situação que ela proporciona inicialmente depois que é descoberta. Os mais antenados percebem que em tempos de desilusão, ainda que mais trabalhoso, o caminho é uma realidade florida.

Isso se aplica a todos os campos na política, marketing, nas relações amorosas ou profissionais e etc. Acredita-se cada vez menos em príncipes encantados, mundos perfeitos, produtos mágicos, a letrinha pequenininha no final da propaganda gera fúria no consumidor que lota o PROCON e se comunicam uns com os outros nos fóruns da internet.


Ontem mesmo acompanhei minha mãe na reunião com um deputado e observava o discurso dele, que a todo tempo dizia não gostar da expressão “trabalhei pra ele na eleição”. O que propunha era um reconhecimento de um trabalho de forma justa, queria trazer ganhos enquanto político para o segmento que atendia e por isso recebia o apoio deste mesmo segmento que reconhece seu trabalho. Algumas figuras insistiam na velha forma eleitoreira dizendo que o apoiavam e que são verdadeiras máquinas de conseguir votos... O deputado desconversava, era claro que tudo que não queria pra ele era a imagem daquele que se interessa pura e simplesmente pelo voto, muito embora no frigir dos ovos o desejo seja esse mesmo.


No campo das relações as coisas não poderiam ser diferente, o baixinho gordinho e careca que manda uma foto do Brad Pitt, sai de cena.. Por quanto tempo alguém sustenta uma imagem fake???? Claro que depende muito do espaço e da intenção, mas se existe um desejo de sair da virtualidade é mais fácil que se encontre um bom ângulo e tenha um bom papo. E isso não vale apenas nas tramas que ocorrem na internet, nos encontros pessoais a ostentação de bens, capacidades ou pretensões que não se tem gera desconfiança total do eu interlocutor que está cada vez mais ligado. O que se faz hoje é colorir o que tem... O jeito desengonçado e apatetado assumido pode virar um charme... Um leso fofinho... A falta da beleza pode ser compensado com um ar bem resolvido, seguro, firme.... Brincar com os defeitos ou falar deles de forma natural e espontânea faz parecer que se tem um domino sobre todas as coisas ainda que não seja bem a verdade. A escolha das melhores palavras transforma em poesia os maiores traumas, na nova mentira o que reduzia vira sinônimo de nobreza. Antes o segredo era esconder os defeitos e se transformar num super ser... Agora resignificamos os defeitos, realocamos suas conseqüências e recriamos a nossa imagem pra finalmente chegarmos ao mesmo lugar que se desejava antes, mais uma vez o super ser.


11 comentários:

  1. Penso que já é um passo na direção certa. A psicologia diz que muitos dos nossos problemas são resolvidos a partir do momento em que aceitamos que os temos. Até o nosso "sair do armário" é uma faceta disso. Então isso de "dourar a pílula" pode acabar funcionando como uma terapia subconsciente. Claro que estou falando apenas do aspecto pessoal - na política e qualquer outro tipo de marketing, é um perigo!

    Beijos!
    P.S.: Bichinho dormindo: flickr.com/escax

    ResponderExcluir
  2. Não concordo não, que a verdade seja uma nova mentira. Se uma pessoa se propõe a ser sincera, e mostrar quem realmente é, isso é uma verdade. E exixtem diversas formas de se contar verdades, se a pessoa consegue suavizar as coisas, melhor pra ela. Mas não por isso a verdade se torna uma mentira. Mentira é quando você diz ser coisas que não é. Mentira é quando você inventa, cria o que não existe. Antes uma verdade enfeitada, do que uma mentira qualquer.

    ResponderExcluir
  3. É caco.. Talvez... mas penso que a partir do momento que vc demsotra ter uma relação com os problemas que vc n tem, n deixa de estar mentindo....
    Mas fico com vc, melhor uma verdade enfeitada do que uma mentira qq....

    ResponderExcluir
  4. AAAhh e Edu... Ainda no marketing e na politica, acho melhor do que a mentira deslavada... rssss

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu não acredito em 50% que a propaganda, marketing, tv, revistas mostrem

    ResponderExcluir
  6. perfeita esta obervação do Caco e ratificada por vc ... Melhor uma verdade enfeitada que uma mentira qualquer ... mas na verdade vivemos em um mundo de mentiras ... o valor está na mentira ... mente-se até que ela se confunda {ou se torne] com a verdade ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Acho que estamos virando seres "generalizadores" demais,colocando todas nossas realizações e vontades (de diversas ordens)juntas, como se uma dependesse da outra... E uma falha nesse mar de vontades acaba afetando todas as outras; o que nos levaria a mentir para não enfrentarmos essa frustração conjunta... Então, nesse caso, acho que "florear" a verdade, ou enfrenta-la aos poucos, é válido. Não que a verdade seja uma nova mentira; mas acho que estamos experimentando novas maneiras de aborda-la e conhece-la.

    Ok. Falei e falei e acabei chegando na msm conclusão que o Caco.

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. muito bom!!! a verdade é a nova mentira! seu texto tem muito de theodor Adorno! parabens!!!!

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez por aqui amigo e digo de passagem que gostei muito. Parabens pelo blog, seus posts realmente são muito bem escritos. Sobre a verdade só digo que é boa, vende bem, tem alta rotatividade, em algumas situações chama mais atenção do que uma mentira e por ser verdade não é perecível (não tem perninha curta hehe), então vamos ser verdadeiros, temos que criar um partido, que tal o PV? Ihhh mas esse já tem né? apela pro inglês PT (truth)... êta esse ai ja existe também e só tem mentiroso..ah desiste ser verdadeiro cansa demais hehe!

    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ah já ia esquecendo, amigo... Recentemente escrevi uma historinha no meu blog e espontaneamente coloquei o nome do personagem de Yag sem nem conhecer você ou seu blog... daí começaram a comentar sobre você... bom espero que não me cobre direitos, já que usei seu nome...

    abraços again!

    ResponderExcluir