18.11.12

Uns Calouros

Daí que eu to acompanhando o X-Factor, né??  É a primeira vez que acompanho semanalmente, direitinho, antigamente eu via um ou outro episodio picado. É uma franquia que acho difícil vir pro Brasil, pelo menos da maneira que deveria acontecer caso viesse. 

Existem vários formatos de reality do gênero.. Tem tal com o Fama em que as pessoas ficam confinadas na academia e diariamente o público assiste os ensaios, tem o The voice com as audições as cegas, Pop Star para formar grupos e por ai vai... Se vc olhar direitinho O American Idols e o X-Factor são bem parecidos na fórmula, todavia o investimento do X-factor é mais pesado. O prêmio são de cinco milhões de dólares  a produção é incrível, o local onde acontece as apresentações individuais em Hollywood é power.

Aqui no Brasil reality show de música, na minha opinião, não emplaca direito pk os candidatos não emplacam . O expectador assiste, torce, vibra.. E opa.. Nunca mais ouve falar do cara... O vencedor do primeiro ídolos quando ainda era no SBT foi o Leandro Lopes... Voz incrível a do rapaz... Por onde anda??? Tb queria saber.. Vanessa Jhackson do Fama, Saulo Rouston do ídolos da record... Todos desaparecem.. Alguns conseguem se desvencilhar do programa e fazer uma carreira apesar de ter passado por ele como é o caso da Roberta Sá, Thaeme Marioto (que hj compõe a dupla sertaneja Thaeme e Thiago e venceu a segunda edição do ídolos ainda no SBT) e o caso mais bem sucedido que é o Thiaguinho ex-vocalista do exaltasamba e que participou da segunda edição do fama, mas não venceu o programa, pra sorte dele.

Leandro Lopes, Wanessa Jackson e Saulo Rouston

Os casos de sucesso do Brasil foram poucos o mais tocante foi Rouge do programa Pop Star no SBT... As meninas gravaram diversos CDs após a participação do programa e conseguiram emplacar até o grupo se desfazer. Agora vão voltar com um reality no multishow em que vão mostrar os bastidores para fazer uma última turnê. 

Rouge

Foras elas acho que talvez o Rual Gil tenha conseguido algum sucesso pelo menos no nicho evangélico como é o caso de Jamile e Robson Monteiro. Leila Moreno tb vem dele.. Hj em dia forma a banda do altas horas, participou do filme e serie Antônia. 

Leila Moreno


Falta investimento, a  emissora que melhor pode fazer uma versão brazuca do que foi Kelly Clarckson (venceedora do ídolos), One Direction (finalista do X-factor) ou Leona Lewis (Vencedora do X-factor) é a Globo.

One Direction, Kelly Clarckson e Leona Lewis


As experiencias passadas já mostram que apenas um contrato com a sony ou warner não resolve... Bota a Globo Produções pra produzir um puta DVD, chama uns quatro artistas bem famosos pra serem convidados, bota uma música de trabalho como tema da novela das oito, da um especial no fim do ano e põe  o artista pra ir no Estrelas, Caldeirão, Ana Maria Braga etc etc etc... Faz esse investimento e depois solta... A emissora tem que entender que a audiência das edições seguintes depende disso.. Pelo menos um tem de ir pra frente. Fazem isso pro Grazzi Masssafera que precisou começar do zero por que não aproveitar um talento descoberto???

E se vc olhar bem, nem há tanto gasto nesse investimento... Fosse americano gasta-se com clipes caros pra divulgação, estruturas absurdas pros DVDs, mas no Brasil existe uma cultura do comedido.. O que é bom necessariamente é comedido.. Dançarinos, luzes, figurino, coreografia... Tudo isso parece que é apenas tentativas de tapear um conteúdo pobre. Ficamos escabreados com a coisa do hollywoodiano e agora estamos começando a despertar pra esse fato. Produção não empobrece conteúdo... 

Wanessa e Lorena Simpson são nossas promessas de um investimento Brasileiro no mercado Pop, mas em termos de produção ainda é muito aquém. O Tecnobrega talvez seja nosso maior exemplo de nicho que se apropria das tecnologias a seu favor e depois da Gaby Amarantos o estilo começou a se difundir pelo Brasil. Shows nababescos, em palcos enorme, estrutura de som absurda... Clipes musicas (ainda que de qualidade duvidosa), investimento em figurino (ainda que de qualidade duvidosa), dançarinos e etc... Mas é apenas um começo.

Gaby Amarantos


Na última semana começou a passar aqui no Brasil as apresentações individuais dos 16 finalistas do  X-Factor...Uma das minhas favoritas se chama Paige Thomas, ela definitivamente não é o melhor vocal do programa, mas tem presença de palco, dança, puta estilão e lá isso não a desqualifica, muito pelo contrario, é exatamente o seu todo que a equipara com os favoritos. 

Deixo aqui a apresentação dessa menina que nunca tinha feito algo nessa proporção e abriu o programa mostrando a que veio...


Agora me diz.. Estamos ou não estamos muito aquém??? 





2 comentários:

  1. de fato, os realities brasileiros tinham que aprender com a Gaby Amarantos e com as drag queens da Blue Space. #Fato

    ResponderExcluir
  2. Que realmente falta investimento no pós programa pra alavancar a carreira do vencedor dos programas brasileiros, isso falta!

    ResponderExcluir