5.9.09

Arregaçando as mangas...



Ontem a noite eu fui dormir pensando numas coisas e acordei meio megalomaníaco... Vai fazer mais ou menos um mês e dez dias que coloquei o contador de visitas no blog e já estou chegando na marca das mil visitas ( acredito que chego hoje). Lembrei de um amigo meu, que no inicio da década de 2000 fez um blog e após meses começou a chegar perto dessa marca deixando todos nós eufóricos, mil visitas era algo incrível, mil pessoas procuraram ler o que vc estava escrevendo..... Caramba!!! E olha ai, alguns anos depois com um pouco mais de um mês to chegando lá. Claro que vejo mérito meu nisso, mas não me engano, entre aquela época e essa existem vários eventos que também justificam a mudança dessa dinâmica... A banda larga, o maior acesso a internet, uma cultura onde o mundo virtual é cada vez mais presente e por que não dizer o próprio crescimento da blogsfera.


Outro fator preponderante para o aumento dessa onda é o movimento Geek. A wikipedia os define como pessoas viciadas em tecnologias, jogos eletrônicos ou de tabuleiros. O antigo nerd, aquele que antes era loser agora ganha ares de excentricidade. Outra dimensão dos geeks para além dos HQs e mangás, é a sede de informação. Sabe qdo vc leva três dias sem abrir os blogs que acompanha e sites de noticias e começa a ter um comichão??? Uma noia pensando no que estará acontecendo no mundo??? É mais ou menos por ai... Não nos basta só saber, queremos saber de tudo que está na roda e o mais rápido possível e é por esse motivo que é tão comum numa roda de amigos falar de um assunto que estamos carecas de saber, que nem blogamos de tão passado que tah, que já lemos sobre ele em todos os cantos e as pessoas da mesa simplesmente n sabiam que aquilo aconteceu.


Gosto desse lance Geek só me entristece um pouco da pasmaceira no que tange a uma intervenção. Há pouco tempo conversando com um amigo dizia que talvez um dos poucos ganhos da ditadura militar foi a resistência... A democracia burguesa desfoca a imagem do inimigo, não sabemos exatamente quem é, nem como combater... Não existe clareza... Até os anos 80 as tribos urbanas formavam grupos de resistência, atualmente os grupos são filhos do sistema. O próprio meio gay que num outro momento tinha algo de receptivo, de alternativo, de contracultura, se tornou uma fogueira de vaidades.. Segregado, cheio de preconceito consigo mesmo, com seus iguais. As boates são marcadas por uma disputa de superficialidades, vence quem é mais oco quem é mais corpo, quem tem menos a dizer....


Os Geeks com sua cultura tão geral e caleidoscópica buscam saber de todas as coisas em tempo real, mas n fazem nada diante delas. É claro que tem muito de imaturidade nisso, estamos engatinhando na internet, conhecendo seus potenciais, quero acreditar que as próximas gerações vão saber lidar muito melhor, por enqto vamos na tentativa e erro.. Junior Lima tentou fazer um bom uso, pagou um mico, os iranianos souberam usar a rede a seu favor... De pouco a pouco vamos pegando a formula, mas confesso que gostaria de tentar algo também, gostaria de dizer amanha que quando tudo isso começou eu fiz parte do grupo que arregaçou as mangas e não ficou assistindo o trem da historia passar, que tentei fazer diferente.


Nós blogayros, por exemplo, temos um espaço a nosso favor, nos comunicamos entre nós, falamos e somos ouvidos... No período da parada gay observei que não fui o único que manifestou indignação diante do evento. Muitos concordaram, muitos outros escreveram sobre.... E por que não tentamos nada??? Já somos um grupo.... É serviço de formiguinha mesmo, mas acredito piamente que a mudança vem do micro pro macro. Tanto nós como os organizadores da parada temos em comum o desejo de um mundo melhor para nós homossexuais, o que nos diferencia é que não acreditamos nos seus métodos, mas o que fazemos de diferente???? Nada!!!!!


Usemos a rede a nosso favor, que tal um grupo de e-mail???? Poderíamos levantar propostas, pensarmos numa “logo, um nome, uma identidade, uma cara.... Métodos pra levantar algum dinheiro, alguma coisa pra fazermos de forma alternativa a parada na mesma data... Vamos arregaçar as mangas e tentar fazer diferente de alguma forma... Está mais do que na hora de fazermos alguma coisa a favor do que acreditamos.


6 comentários:

  1. forte . verdadeiro . reflexivo . gostei da idéia . amadurecendo as possibilidades ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, a internet é um ótimo meio para expormos nossas idéias. Como você mesmo disse: "Falamos e somos ouvidos." Há os que ficam só na idéia, há os que vão pra prática. O que temos que pensar é que a palavra tem poder. Mesmo que o blogueiro não faça algo prático pra ver suas idéias sendo realizadas, ele é capaz de entrar na cabeça de uma pessoa e fazer com que esta reveja seus conceitos, pense de uma outra forma e coloque essa nova maneira de pensar em prática.

    Seja por meio de palavras, de atos concretos, tudo é ação. E toda ação tem uma reação.

    E esse négocio da parada... Mesmo que vá contra o princípios de alguns - os que acham exagerado demais, e tal -,os que promovem e participam do movimento pelo menos estão fazendo alguma coisa. Estão colocando as cartas na mesa, estão falando sobre.

    Mesmo que com ou sem parada gay, o processo de maior entendimento e aceitação da homossexualidade, é natural. Cada um com suas pequenas ações, com seus pequenos gestos, com sua própria postura, ajuda a transformar o meio em que vive. Se você for uma pessoa bem resolvida, na sua sexualidade, uma pessoa aberta a falar disso, você consequentemente estimula isso em outras pessoas. Todos nós somos exemplos, damos exemplos a partir de atos na vida real ou virtual.

    ResponderExcluir
  3. Uma nova parada? Parada de blogue... Opa, bloGAYros? Acho uma ideia interessamte, mas acho que existem poucos blogayros. Mas se houvesse algum modo de manifestação em que todos se unissem para algo seria muito bom. Tipo marcar dias X para publicar algo de interesse a todos os gays, tipo uma semana que teve em que vários blogueiros seuniram para fazer posts destinados a blogueiros iniciantes, uma coisa que ajudasse na inclusão digital.
    Bem, penso em algo assim... Se souberem de algum movimento, espero que me avisem.

    ResponderExcluir
  4. Conte comigo sempre pra esta idéia!!! Sabe a borboleta que bate asas no Brasil e quando se vê é furacão no Japão? Então. Vamos bater asas. Já volto com idéias e ações pode ter certeza. Preciso pensar. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa você é praticamente um Hitler versão G hehe! Incendiou o coração dos blogueiros... Ironia a parte, acredito sim em tudo que você manifestou ai, tenho certo receio em falar sobre a parada gay... a ideia é nobre mas o modo como é feito ainda cria críticas negativas justamente nas classes que queremos atingir.
    Mas ao meu ver a parada tem um ponto positivo, todos os anos ela cresce em número de pessoas e isso é muito bom para demonstrar para sociedade que não somos mas tão minoritários e insignificantes.
    Amigos não sei quais são as vossas ideias mas se forem similares aos meus objetivos como blogayro ficarei feliz em acatá-las!
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. uhm...
    unir os blogueiros e fazer um site informativo gay?

    ResponderExcluir