7.9.09

Diferenças



O que nos leve a nos apaixonarmos por alguém??? Quais são os quesitos básicos a serem preenchidos??? Em outro momento aqui no blog declarei n gostar de falar que tenho um determinado tipo, acho que isso só colabora para formação de idealizações perfeitas que naturalmente serão num outro momento frustradas. Tenho até lá minhas preferências, mas busco ser aberto e flexível com as possibilidades de meu desejo, mesmo por que cada dia que passa me convenço que o outro é apenas uma parcela do apaixonar-se. Tal processo conta tb com as circunstâncias e principalmente com vc mesmo, em determinados momentos da vida estamos mais ou menos aptos ao envolvimento.


Pensando desse jeito podemos encontrar três explicações básicas para que nos encontremos completamente apaixonado por alguém que n só é o nosso oposto como tb é o oposto daquilo que desejamos... Vejamos...


1 – Pelo outro – Seu tipo é alto, loiro e musculoso e vc se apaixona por um baixinho, gordinho e careca... Olhando por essa via podemos entender que vc teve a oportunidade de ter contato com o baixinho e percebeu que ele tem compensações primorosas para os “defeitos” que tem.


2 – Por vc – Aqui já entendemos o fenômeno pela sua disposição em viver uma relação. Talvez por carência, talvez pra esquecer alguém, talvez pela idade q anda avançando, vc acaba abrindo uma concessão pra aquele que não parece ser do seu agrado, mas esta disponível naquele momento, passe a fazer parte.


3- Pelas circunstancias – As vezes um momento difícil, as vezes o lugar certo ou a hora certa... O cara n tem nada a ver com vc, mas pelas idas e vindas da vida foi quem segurou sua mão numa hora complicada. Nesse caso nos apaixonamos pelo que a pessoa representou num dado momento.


Em qq um dos três casos acho fundamental que em alguma hora consigamos admirar esse oposto. Pensar: “Ele é deferente de mim, está longe do que eu queria, mas consigo ver nele um cara legal”. Olhar com orgulho e admiração para quem nos relacionamos me parece fundamental pela própria manutenção da relação, do contrario, muito possivelmente ela sucumbe na primeira crise. Se ao descrevermos o cara que estamos juntos começamos a fazer pelas via dos defeitos é por que estes ocupam uma posição mais central do que deveriam. Qto maior a repulsa pelo defeito, maior deve ser a compensação.... Se n suporto machismo, por exemplo, e namoro um homem machista, ele precisa ser espetacular em todo resto e ainda sim vai ser difícil, mas n posso perder de vista que a partir do momento que fiz aquela opção tenho de tentar lidar com ela.


Uma vez fiz uma postagem que dizia “O amor é o sentimento e o blues da piedade a trilha” onde falava exatamente da minha frustração em nunca me relacionar com um semelhante, por ser muito diferente, sempre tendo de me adaptar. Não que eu busque um espelho, mas vejo maior chance de êxito qdo se fala a mesma língua, o processo de adaptação é constante e cansativo, mas muitas vezes esse é o preço

6 comentários:

  1. POSTAGEM PERFEITA SOBRE UM ASSUNTO TÃO CONTURBADO!!!

    SIM, TENTEI ACHAR MEIOS DE FUGIR DE UMA DESSAS 3 OPÇÕES... E REALMENTE NÃO CONSEGUI!!!
    A TERCEIRA (PELAS CIRCUNSTANCIAS) BATEU EM CHEIO... FIQUEI ATÉ MEIO ZONZO... MAIS É A PURA REALIDADE... BOM... O ASSUNTO É UM TANTO POLÊMICO... PODEMOS SEGUIR POR VERTENTES IMENSURÁVEIS... MAIS ACREDITO QUE NO FUNDO TUDO CULMINA NESSES TRÊS ASPECTOS ABORDADOS POR SUA PESSOA.
    AGORA... TENDO CONSCIÊNCIA DE TUDO ISSO... E ATÉ MESMO DAS CONSEGUÊCNIAS QUASE QUE INEVITÁVEIS... O QUE FAZER???

    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Oopa! Tudo joia!?

    Então... é claro que cada um de nós tem suas preferências, tem idealizado "um alguém"... E é ai que talvez esteja a diferença entre se apaixonar e amar alguém... A paixão ocorre por esse ser idealizado, que atende um conjunto de requisitos pré-estabelecidos... Já o amor "se constroi".. e as vezes, mesmo sendo o nosso oposto, essa pessoa tem afinidades conosco... e nessas afinidades é que nasce algo em comum.
    (e com certeza, toda uma nova sorte de questões nascem dai)...

    Mas é uma coisa "complicada" essa questão!..

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Bem... Estou falando em situações onde vc se envolve por pessoas diferente dakilo que vc almeja... Uma alternativa é tentar algo mais próxiumo, né.. E n conseguindo... Bem... Respira fundo, conta até dez e aceita....

    ResponderExcluir
  4. Bom, é impossível achar alguém igualzinho a você, ou achar o cara dos seus sonhos personificado completamente. Isso é fato.
    Por isso eu também estou tentando ser mais "go with the flow", mas espero que a pessoa que eu ache pense também assim de mim porque não mudaria o que sou por ninguém não.
    Agora no máximo acho que o que deve bater, ser comum entre os dois, no mínimo, é a ética. Um cara que trepa até com cachorro que passa na rua não vai combinar com um cara que pensa em formar uma família de comercial de margarina.

    ResponderExcluir
  5. querido Yag, sua percepção é bastante interessante, mas eu aprendi uma coisa na vida ... o tipo idealizado é aquele q é ótimo para sonhar e para ficar, mas nem sempre é ele que te acrescentará algo em sua existência ... o sentimento brota ao acaso, por motivos outros que não os estéticos ou os programados por nossa razão a maioria das vezes simplória, vaidosa e prepotente ... a vida tem naturalmente suas razões e quando nos colocamos contra elas em nome de nossa prepotente razão de nos julgarmos como Deuses e donos de nós mesmos nos ferramos ou pelo menos perdemos a oportunidade de sermos felizes. Sempre pensei assim mas não é que a felicidade eu fui encontrar justamente no oposto de tudo o que eu sempre imaginei como o ideal! É nos oposto que nos completamos. É vero que é um processo que exige paciência e tolerância até que possamos perceber o processo de complementação. Somos seres incompletos a exigir sempre complentação e não há como isto ocorrer entre iguais ... iguais não se complementam ... pelo contrário ... ou competem ou simplesmente ficam estagnados ... a complementariedade vem justamente a partir das diferenças e singularidade de cada ser envolvido na relação ... é ali q encontramos o que não temos e que precisamos ... enfim ...

    bjux querido

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Ai, como é complicado...
    Ainda mais o item 2...

    ResponderExcluir