8.10.09

Mocinhos e bandidos...



Acredito piamente que tudo na vida é uma questão de ponto de vista, mesmo que aquilo que parece mais basal como o conceito de mal e bem. Julgada a cerca de um mesmo ato uma pessoa pode ser considerada vilão ou heroína de acordo com os critérios de avaliação e o conhecimento de seus julgadores. Acredito tb que no decorrer de nossas vidas o natural é que variemos entre esses status, estranho seria alguém ocupar um único lugar como na ficção, onde o mocinho é só bom e o bandido só mal.


E por que estou falando essas coisas??? Por que desde a semana passada fui colocado a prova... De um lado meus ideais e do outro o bem estar de algumas das pessoas mais fundamentais pra mim e tb o meu mesmo. Sem pestanejar fiquei com a segunda opção... Acho que conhecendo bem o caso talvez mais de 80% das pessoas aplaudiriam o meu ato e me colocariam num pedestal, o problema é que se eu fosse um dos julgadores, certamente estaria entre os 20.


Foi uma grande peça que a vida resolveu me pregar... É como se ela encarnasse todos os meu problemas numa pessoa e ainda colocasse nessa mesma a infelicidade das pessoas que mais amo, me desse uma arma na mão, engatilhada , com o alvo dormindo... Bem na minha frente... A certeza que seria eximida toda culpa... E eu... Eu atirei...


Eu poderia me omitir, poderia dizer que quem deveria dar conta não o fez e que isso não é um problema meu, eu poderia ficar em cima do muro, eu poderia fechar os olhos... Mas eu n fiz... Eu abri e atirei... E pior, fiz a minha vitima pensar que me preocupo com ela, desci até o inferno pra tentar torna-lo menos pior e me sentir menos mal e tb pra me certificar de que ele não sairia de lá.


Nunca me preocupei em ser bom, e sim em ser justo... E sempre soube que pra ser justo nem sempre poderia ser bom. Não quero tornar meu erro menos erro e começar a me defender dizendo que fiz por amor... Independente das causas o pecado foi cometido e se um dia passar pelo tal juízo final não tenho a mínima pretensão de me defender. Quando ng faz nada, alguém precisa fazer alguma coisa e se tem algo que não posso ser acusado é por omissão, sempre optei pela ação, mesmo com os seus riscos.


Não tem sido fácil, e isso ainda leva um tempo, mas passa... Lembrei de uma frase do último filme do batman que gostei muito, era algo mais ou menos assim: Ou vc morre herói, ou vive tempo suficiente pra se tornar vilão.



7 comentários:

  1. Os dois lados estão aí. A gente tem que procurar sempre seguir o justo, o correto, o bom. Não fazer com ninguém o que não gostaríamos que fizessem conosco.

    "Toda pedra no caminho
    Você pode retirar
    Numa flor que tem espinhos
    Você pode se arranhar
    Se o bem e o mau existem
    Você pode escolher
    É preciso saber viver."

    ResponderExcluir
  2. *Afinal se vc acha que tomou a decisão certa... mesmo que vc estivesse entre a % menor, falando bem genericamente, o q importa é posição convicta.
    com certeza tudo passa.
    A vida é um rio kkkkkkkkkkkkk
    e a gente nunca pode entrar no mesmo rio duas vezes kkkk
    já dizia o filosofo Heráclito
    a gente sabe o porquê de nossas escolhas meu amigo. No fundo, mesmo que elas custem caro, a gente sempre sabe.
    Abraço
    Jay

    ResponderExcluir
  3. ando numa filosofia...
    "vou ser vilão dos meus vilões."

    ResponderExcluir
  4. amigo não importa muito o q se julga ... o importante é tomarmos alguma decisão qdo a vida nos impõe este momento ... a omissão é talvez o maior dos pecados ... arrepender de atitudes erradas é menos mal que se arrepender de omissão ... qdo se erra pelo menos tentamos acertar ... então ... parabéns ... tem toda a minha solidariedade e meu aplauso ...

    bjux

    bom fds e bom feriado ... apesar de tudo q voce possa estar passando ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. OI...
    Quanto tempo eu não passou por aqui amigo!

    Cara...lendo tudo isso que vc escreveu, parece até que sou eu que escrevi. Impressionante!

    To passando por uma situação assim tbm..dei um basta e "Atirei".

    Muito bom o seu texto!

    Abração pra tuh e juízo!

    ResponderExcluir
  6. Você escreveu tudo isso de uma maneira tão bonita! O que eu mais gostei foi da sua ousadia, firmeza, certeza, etc etc etc! Gosto de pessoas certas de sí!

    :)

    ResponderExcluir
  7. Excelente post. Ousadia e firmeza como disse o Ryan.

    Tá tudo bem?
    Selinho pra você no Ká Entre Nós!
    Abraço bom finde e bom feriado tb.

    ResponderExcluir