19.6.10

Sobre as "Bichinhas Sindicalizadas"...


Antes de começar a discorrer sobre o tema eu preciso deixar algo bem claro e sei que vai ser difícil de conseguir, mas tentarei. O que me inspirou a escrever esse post foi um post do Gabuh, um novo blogueiro que escreve no blog #prontobloggay. O rapaz fez um post sobre os gays afeminados da cidade dele e usou a expressão “bichinha sindicalizada” para se referir as pessoas que por ventura lesse seu posicionamento como preconceituoso.

Bem... Como eu li me senti ocupando esse lugar, mas o que tinha de falar eu comentei no blog dele de forma tranqüila, pacifica e civilizada. Por tanto esse post não se trata de maneira alguma de uma resposta ao post dele, mesmo por que o tema do post nem era esse. O que penso sobre afeminados vocês podem encontrar nesse post aqui.

O que eu quero falar é sobre a expressão e principalmente sobre a febre que tem se tornado a critica a quem por ventura tenha uma postura um pouco mais critica a cerca da posição social que ocupa em função da sua homossexualidade.

Fred, do Vaca Jersey, na entrevista se colocou muito bem ao falar que não permiti que o insiram em grupo algum e que ele decide onde quer entrar. Muito bonito, ninguém é obrigado a abraçar uma causa que não acredita, mas tenhamos o mínimo de consideração e respeito com quem o faz, ainda mais quando o assunto invariavelmente te toca. Por que sim... Toca... Uma vez homossexual você pode ser o macho alfa ou uma travesti na hora que for doar sangue não poderá faze-lo da mesma forma, por que ambos tiveram relações sexuais a menos de um ano com alguém do mesmo sexo. Claro que o macho alfa tem a prerrogativa da mentira, há quem se contente com isso... Não é o meu caso.

Não gosto de mereticismo, a idéia de que devo ser sensacional para superar a minha sexualidade não me desce na garganta e nem me basta, procuro me comportar de forma a colaborar para um mundo onde a homossexualidade seja um dado que não necessita de nenhuma superação.

Já disse aqui no blog mais de uma vez que acredito que a mudança se faz do micro pro macro. Mais importante que levantar bandeira é defender posições, se impor e respeitar aqueles que sofrem preconceito por ter mais claro em seu comportamento o que tem de semelhante comigo.

Acredito que quando a crítica é feita às chamadas “bichinhas sindicalizadas”, isso se da por que algumas pessoas de fato são agressivas nas suas colocações e tentam impor seus ideais. Porém, nesse caso, a crítica deve ser feita a essa conduta e não a disposição para lutar por uma causa. Afinal da mesma forma que existem pessoas impõe suas verdades na atmosfera política, também existe quem faça quando o assunto é religião, educação, saúde e em tudo que houver nessa vida.

Pensando dessa forma poderíamos dizer que José Serra, que praticamente proibiu o cigarro e São Paulo e queria proibir a batata frita, é um “politicozinho sindicalizado”; Isabelle Fiorentino, que apresenta o esquadrão da moda, é uma “modelozinha sindicalizada”; Silas Malafaia, que luta com unhas identes contra o PLC 122, é um “pastorzinho sindicaizado”; todos os escritores de livros de auto-ajuda são “escritorizinhos sindicalizados”.... E eu poderia passar a tarde inteira apontando “sindicalizados” que ficam em cima de um pedestal ditando a regra do melhor viver ensinando passo a passo o caminho pra felicidade.

O que é ser “bichinha sindicalizada”??? É comprar a briga da causa homossexual por acreditar que isso passa por mim???? Ok, então eu sou uma, por que acho que se der mole os “evangelicozinhos sindicalizados” nos devoram.

E antes que alguém fale já me adianto e digo: Sou politicamente correto sim!!! Ou tento ser, o máximo que posso. Quando erro é tentando acertar, não o faço deliberadamente... As pessoas parecem que ficaram loucas, não sabem mais o que criticam... Qual é a idéia??? “O mundo ficou chato depois por que passamos a nos preocupar com o que falamos”???? Chato pra quem, bonitão???? Se podemos compreender o contexto em que nosso segmento vive e aprendemos a tratar todos com respeito, o que tem de chato nisso? Tudo é uma construção, hoje é cool tirar sarro de quem tem sua homossexualidade clara nos gestos, amanha pode ser diferente e desculpa se incomodo, mas tento me comportar de maneira que colabore pra isso.

Há pouco tempo li em algum lugar algo sobre os programas de humor na década de 70 e pensei que embora tenhamos muito pra caminhar as coisas já melhoraram significativamente quando tentam evitar gozação com negros, gays, mulheres e etc.

Às vezes acho que as pessoas nem sabem mais do que estão falando quando criticam quem escolhe, simplesmente, respeitar os outros e lutar por uma causa que as beneficiam.. Mas ok, não tenho problemas com criticas.. Com ou sem elas é assim que me posiciono, é nesse caminho que sigo... Enquanto as coisas forem dessa forma EU SIGO É NA CONTRA-MÃO.

10 comentários:

  1. Uhuuuuuuuuuul Esse é meu bichano!!!

    Arrazou!!! Perfeito!!! Foi no ponto com precisão milimetríca!!!

    Quero assinar embaixo! Traz a caneta porque eu concordo com veemência!!!

    ResponderExcluir
  2. gatuxo, um detalhe e equivoco seu: em nenhum momento do post eu me referi aos gays que buscam seus direitos de igualdade, usando o termo "bichinhas sindicalizadas". usei sim, no início, o termo "bichinha afeminada", que é BEM DIRENTE e que nada se relaciona aos politizados. se reparar, o que escrevo no final do texto é "aos sindicalizados de plantão...". apenas!

    quanto aos afeminados, tema central do post "lidando com os estereótipos gays", essa foi uma visão local, do que acontece aqui na ilha. a grande maioria dessas pessoas não tem nada na cabeça, cara, a não ser querer aloprar, o que não contribui em nada para que as pessoas daqui, mais cabeça pequena do que qualquer outro lugar, os enxergue com respeito. isso é que me irrita, sabe?? pra mim caráter independe de sexualidade. posso ser amigo sim de uma bicha pintossíma, mas com uma postura digna de respeito!

    pra finalizar, quero aqui agradecer seu comentário lá no blog e dizar que de maneira alguma fiquei ofendido! sou um gay de primeira viagem e pra mim todas as opiniões são bem vindas e dignas de serem absorvidas por mim, já que fiz o blog exatamente pra essa troca de conhecimento. ó, se quiser conversar comigo no msn... prontobloggay@gmail.com beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bem argumentado e posicionado.
    Somos "sindicalizados" de alguma forma, isso é certo.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Hey!! Eu sou trabalhadora sindicalizada!!!! Viva os Sindicatos! Afinal, cada um sabe onde lhe aperta o calo...Sindicatos servem justamente para aqueles que precisam se unir a outros para conquistar direitos que serao uteis para todos os seus membros...Se alguém consegue resolver tudo sozinho sem precisar dos outros, nao precisa de sindicato...simples, né?

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, gostaria de poder fazer mais pelo que acrdito. Se isso me faz sindicalizado, não sei. Mas queria ter coragem e voz para proteger o que me agride. Não acho que todos deveriam ser dessa forma, pois cada um acredita no que bem entender, mas seria lindo se pudésse3mos todos viver numa utopia de que um dia o preconceito acabará.

    bjão - gostei do post.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Gatón...

    Essa coisa de querer superar a sexualidade sendo sensacional é de uma natureza que não entra na minha cabeça. São parâmetros completamente diferentes, onde um não interfere no outro. Porque tanta gente tem essa necessidade?

    Mas a coisa tá indo por ai mesmo. Hoje em dia, é bonito criticar quem critica. Quem luta. Sabe-se lá porque essa mentalidade foi instalada, mas o fato é que está. Posso não ser sindicalizado, mas respeito muito, exceto em casos como você falou, em que as coisas tentam ser impostas. Nada imposto consegue funcionar...

    Um beijo Gatón!

    ResponderExcluir
  7. Aprendi na vida que toda mudança se faz do micro pro macro ... não tem como ser diferente ... portanto não me sindicalizo mais a nada, mas concordo e apoio algumas lutas pois elas são questões de garantia de sobrevivência ... mesmo q não concorde com certos aspectos delas, mesmo que as perceba como revestidas tb de muitas posturas preconceituosas e ditatoriais.

    enfim ... é por aí ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  8. Sou meio que Batman nesses assuntos... Dou meu apaio mas as escondidas... Na surdina. Defendendo os fracos e oprimidos...

    ResponderExcluir
  9. Muito, muito bom! Concordo e assino embaixo!

    ResponderExcluir
  10. cara vc foi ótimo, sou militante, tenho orgulho de ser e tenho sentido muito esse preconceito às avessas que os gays andam tendo com a gente que luta, mas quando conquistarmos os direitos eles estarão inseridos no contexto e curtirão muito o que alguma 'bichinha sindicalizada' fez por eles. somos um pouco mártirs, esse é o sentido...

    ResponderExcluir