29.12.24

As chances de Fernanda Torres no Globo de Ouro




Em meio a maratona da temporada de premiação dei uma preferência aos filmes que concorrem com  "Ainda estou aqui" na categoria de atriz, querendo avaliar, pela minha ótica de expectador (afinal não sou nenhum especialista), se realmente Fernanda Torres tem alguma chance. Eu quis ver por um outro prisma, por que tudo que a gente tem visto por parte dos críticos em cinema é uma certa descrença muito baseada no lobby que a gente sabe que rola em Hollywood e na percepção da lógica de uma indústria que é muito cristalizada.

Sobre o lobby, como bem Fernanda Torres tem dito por ai nas entrevistas que tem dado, é um exercício de diplomacia. Inúmera entrevistas, evento, tapetes vermelhos. A Sony investiu no filme e tem feito seu dever de casa nesse sentido, nessa semana tbm rolou um twite do Marcelo Rubens Paiva falando de supostas festas que Nicole Kidman teria feto para votantes do Oscar e lobbys feitos pela Netflix, produtora de Emília Perez..


No Roda viva ele também fala da disputa entre Fernanda com possíveis atrizes muito consagradas pela academia, todas loiras na corrida pelo prêmio. Se vc buscar entrevistas mais antigas da Fernanda Montenegro vai vê-la dizendo que realmente não tinha chance em 1999, concorrendo com atrizes com o lobby de Meryl treep, Emily Watson, Cate Clanchett e Gwyneth Paltrow. 

A lógica dessas avaliações são reais, mas é importante pensar que já tem algum tempo que as temporadas de premiação vem sendo pressionadas para serem mais inclusivas e aparentemente isso tem feito algum efeito.  Em 96 edições do Oscar 06 mulheres foram indicadas, destas 05 foi de 2010 pra cá e duas venceram, claro que isso ainda é muito longe do ideal, mas a gente ja´começa a enxergar uma abertura para alguma diversidade.

Adendo
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Uma das diretoras pra ganhar foi Kathryn Bigelow com Guerra ao Terror que era uma produção independente de 15 milhões que concorria dentre outros filmes com Avatar dirigido pelo seu ex marido James Cameron que até hoje é o filme mais investido da história, estima-se um valor entre 280 e 310 milhões para produção e 150 milhões só de divulgação... Pois bem, perdeu!
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 Eu tenho certeza que a imprensa Queniana também não devia por muita fé no Ocar pra Lupita Nyong'o quando a mesma concorria com atrizes como Jeniffer Lawrence (que tinha o favoritismo) e Julia Roberts. Ou mesmo Michelle Yeoh quando concorreu por sua atuação em "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo" com atrizes como Cate Blanchett e Michelle Willians. Acho improvável também que a imprensa coreana estivesse tão otimista com "O Parasita" e muito menos com Bong Joon Ho disputando direção com Sam Mendes que fez um épico todo em plano sequência, com Tood Phillips estrelando o gigante Coringa, com Quentin Tarantino escrevendo sobre Hollywood (tema que a academia ama) e por fim com MARTIN FUCKER SCKORCESE num filme com Al Pacino e Robert De Niro (tendo como produtora a mesma Netflix de Emília Perez) e mesmo assim, ele venceu.


Em 2020 o Oscar anunciou critérios de representatividade para suas categorias e 2024 foi lido com um dos anos mais representativo da academia. Em 2022 o Globo se envolveu em escândalo de corrupção devido a série Emily em Paris que levou vários votantes para Paris para conhecer as locações. Isso no globo de ouro de fato é muito possível, por que enquanto o Globo não chega nem a 500 votantes o Oscar tem mais de 10 mil espalhados pelo mundo, mas após o boicote feito em função dessa polêmica a festa a não foi transmitidas em vários lugares no mundo (inclusive no Brasil) e por todos esses motivos eu penso que o cenário tá bem diferente daquele que Fernanda Montenegro enfrentou em 1999. Eu diria inclusive que numa análise de conjuntura o que me preocupa nem são as loiras,  globo destacadas pelo Marcelo, que concorrem com Fernanda no globo, mas uma possível concorrência no Oscar com a primeira atriz trans a concorrer na categoria (caso ela chegue lá), mas que aqui no globo ela não concorre com a Fernanda. 

Apostando nisso eu quis falar de um lugar diferente desse de quem enxerga a indústria pelo retrovisor e busquei assistir as concorrentes pra entender em termos de atuação o quanto Fernanda Torres está no mesmo nível de quem concorre. Dos 06 filmes consegui assistir, 04, mas vou fazer um breve comentário sobre todos eles.

Pamela Anderson - The Last Showgirl

 
Não vi e não estreou oficialmente nem nos Estado Unido (não sei nem como diabos pode concorrer). Todavia confesso que é um dos filmes que estou mais ansioso pra ver na temporada. Se você é mais novinho e caiu aqui provavelmente nunca ouviu falar em Pâmela Anderon, ela protagonizou uma série famosa da década de 90 chamada SOS Malibu, que falava sobre a rotina de um grupo de Salva Vidas na praia de Malibu e durou 11 temporadas. A imagem de Pâmela, platinada com enormes silicones, correndo de maiô vermelho ficou no imaginário do público, a colocando no lugar de sex simbol . Esse lugar é um lugar de sucesso e notoriedade, mas também é um carma, Pâmela é uma atriz, mas tudo que o público se lembra é do teu corpo. Em The last show girl, Pâmela vive uma dançarina de 50 anos que deixa sua carreira nos palcos depois de 30 anos dançando para embarcar numa nova jornada. Meu sentimento vendo o trailer é que a trajetória da personagem deve ter muito a ver com a da atriz.  Isso me deixa bastante curioso pra ver, em 2023 a Netflix lançou um documentário chamado "Pâmela Anderson - Uma História de Amor", fico feliz  que quase chegando aos seus 60 anos Pâmela começa a encontrar um espaço para atriz, para além do estereotipo. Estou bem ansioso, todavia é valido destacar que ele nem de longe é um dos filmes mais badalados da temporada.


Nicole Kidman - Baby Girl


Também não vi e pelo que dizem é um dos maiores concorrentes, seja por trazer a gigante que é Nicole Kidman, seja por que é um filme que ela usa e abusa da sensualidade e Hollywood ama quando suas veteranas se disponibilizam a isso. No filme Nicole vive a CEO de uma grande empresa que coloca sua família e carreira em risco tendo um caso com um estagiário bem mais jovem. O trailer exala sensualidade e um jogo de poder entre esses personagens que no mínimo vai gerar curiosidade no expectador.
















Tilda Swinton - O Quarto ao Lado


É Tilda Swinton interpretando num filme de Pedro Almodovar ao lado de Julienne Moore, num filme falando sobre eutanásia. Tinha tudo, tudo, tudo, pra ser um daqueles filmes que você leva três semanas digerindo, mas honestamente, não foi. Na primeira obra do Almodóvar em inglês o nível de complexidade da trama ficou muito abaixo do que a gente está acostumado a ver. A personagem da Juianne é a personificação da expressão coadjuvante, é quase como se ela não tivesse vida ou desejo, apenas faz. Os conflitos são simples demais pra complexidade do evento e a gente tá acostumado a ver exatamente o contrário em Almodóvar, muita complexidade nas trivialidades da vida comum.  A atuação da Tilda não  está ruim e isso pra mim é quase que falar o óbvio. A imagem de Tilda é forte, seu rosto é dramático, sua voz firme, ela é uma potência na tela, não foi diferente dessa vez, mas a trama realmente não ajudou é tipo o Ayrton Senna correndo num fusca, pode ser que você consiga ver o exímio piloto que ele é, mas quando vc tem grandes concorrentes em Ferrari fica difícil dele soar melhor na comparação. 


Kate Winslet - Lee


Lee é a cinebiografia de Lee Miller uma correspondente da revista Vogue na segunda guerra mundial. Soou muito louco pra você? Pois bem, aconteceu! E muito das imagens que conhecemos da segunda guerra, das cenas horrorosas de campos de concentração foram retratadas por ela, definitivamente era uma história que merecia ser contada e que merecia uma atriz do quilate de Kate Winslet. Ela realmente tá muito bem e é um bom filme! Todavia devo dizer que tal qual The Last Showgirl não é um filme que está tão badalado, inclusive concorre apenas na categoria de atriz de drama. Ainda que Kate esteja bem, não acho que sua atuação esteja em nada superior a da Fernanda Torres.









Maria - Angelina Jolie


Quando a gente fala que Fernanda concorre com gigantes da indústria a gente não está de sacanagem. Há quem diga que é o melhor filme de Angelina Jolie, mas honestamente isso não me diz nada, pra mim Angelina Jolie é a Vera Fisher de Hollywood, um dia alguém resolveu dizer que ela é boa e todo mundo resolveu acreditar. Salvo "Garota Interrompida" de 1999 (filme que rendeu o único Oscar de Jolie) eu não vejo nada dela que me pareça nem razoável, o que dirá brilhante.  Uma vez passado esse momento hate, de tudo que eu vi, me parece de fato a nossa maior concorrente, ela está fantástica. Maria é a cinebiografia da cantora Maria Callas, uma persona icônica que me parece a personificação da palavra diva. O Filme é dirigido por Pablo Larrain, que surgiu nas premiações com Jackie uma cine biografia de Jacqueline  Kennedy protagonizada por Natalie Portman em 2016, depois com Spencer a cinebiografia da Lady Die protagonizada por Kristen Stewart em 2021 e agora Maria. As semelhanças não estão apenas nele fazer cinebiografias que tem o nome das protagonistas no título com grandes atrizes de protagonistas. Ele são todos filmes num mesmo estilo, contando sempre um pequeno trecho da vida dessas peronas e usando dese trecho para apresentar personalidades complexas, sempre com figurinos incríveis, cenários lindíssimos, uma dinâmica que faz parecer que tudo que está na cena compõe com a  subjetividade das personagens, cada elemento diz delas e é muito bem utilizados a favor delas. É uma boa história, de uma boa personagem, com uma boa atuação. A favor da Fernanda vem o fato de que todas as anteriores também concorreram de atriz e nenhuma delas ganhou. Devo dizer também que embora Angelina esteja muito bem eu pessoalmente preferi Spencer do que Maria. 


Ainda Estou Aqui - Fernanda Torres

O filme conta a história da família Paiva a partir do desaparecimento do patriarca feito pela ditadura vigente no Brasil na ocasião da história. Trata-se de um filme sério, absolutamente pertinente e necessário. Estamos em 2024, em plena acessão da extrema direita, com a ideia de intervenções militares presentes nos tabloides e imaginário no mundo todo. Diferente de Maria, o filme não tem todos os elementos voltados pra personagem da Fernanda, mas podem apostar, ela pega pra ela e mata no peito. Toda tensão do filme está nas expressões poderosas de Fernanda Torres, em cada olhar, movimento ou ação. Ela  pode não ter prestígio em Hollywood, mas nós sabemos da grande atriz que ela é, contando uma grande história em um grande filme e não perde em nada para suas concorrentes.







No Globo de Ouro existe duas categorias em que concorrem atores de cinema: Drama e Comédia ou Musical. Fernanda Torres concorre de drama. Eu também vi alguns filmes de atrizes de comédia e música e digo pra vocês que está um ano difícil para categoria atriz. Se Fernanda chegar ao Oscar é possível que concorra com a atriz Karla Sofia Gascón de "Emília Perez" e da atuação visceral de Demi Moore em "A Substância", que no globo concorrem como "comédia ou musical". Honestamente acho caso cheguemos lá teremos grandes desafios, mas por hora vou deixar esse release aqui apenas dos filmes e atrizes que Fernanda concorre, se a gente chegar no Oscar, prometo fazer um post de mesmo teor falando dos filmes que eventualmente não tenha falado aqui. Vamos torcer que Fernanda ganhe o globo por que ela tem boas chances e isso aumenta muito a chance dela chegar ao Oscar e caso isso ocorra, mesmo que ela não ganhe, já seria bastante positivo para sua carreira e até pro cinema nacional. Eu arriscaria em dizer que é mais provável uma vitória no globo que no Oscar, mas por hora a gente torce pra ela ganhar aqui e depois chegar lá, depois a gente vê como faz. O Globo de Ouro acontecerá no dia 05/01 e  lista das indicações do Oscar sairá em 17/01. Aguardemos e torçamos!

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