12.6.09

Por trás de todas as coisas...




Sim, é verdade... Eu sou um cético... Qdo criança tinha o hábito de cheirar tudo antes de comer e só perdi esse costume pk minha mãe dizia ser falta de educação. O fato é que desde novo sempre fui desconfiado e o estimulo visual não era suficiente pra mim, só fazia algo quando me sentia seguro pra tal.

E assim eu cresci... Desconfiado... Acordei pensando sobre isso por dois bons motivos... Hoje é dia dos namorados e domingo a parada gay... Dois grandes eventos que sinceramente tenho dois pés atrás.

A parada pela absurda falta de propósito... Se fosse algo com o título “carnagay” que tenha nas suas bases a única função de entretenimento tudo bem, mas um evento que tem uma pretensa intenção política de discussão e conscientização acaba se tornando um barulho muito alto que não diz nada, o que de fato representa muito bem a cultura gay... Ouver, muita cor, muito brilho, muita festa, muita risada e com o conteúdo limitado. A parada do orgulho gay, talvez seja algum dos poucos momentos que eu não tenha nenhum orgulho de ser gay.

O dia dos namorados, como todos os “dias de...” é apenas uma data comercial. Não que isso seja necessariamente ruim, aquece o comércio, e vira uma data de declarações, ideal pra quem tem dificuldade de fazê-la normalmente. Só acho que as pessoas dão muito valor a essas datas que acabam tapeando o real sentido das coisas. Lembro de uma amiga que nos eu aniversário de cinco anos de casamento levou o marido pro motel, e ele consertou o ar condicionado e a TV, ela acabou dormindo e não cobraram a eles a hospedagem. A situação ilustrou perfeitamente o que era esse casamento, qualquer coisa diferente disso seria uma mentira, e boicotar a realidade só serve para manutenção de uma triste verdade. Pro casal onde as coisas funcionam o dia dos namorados duram 365 dias do ano e 366 em anos bissextos...

Porém apesar de todo esse ceticismo, não pensem que o Gato de Cheshire é um pessimista, muito pelo contrario, sou absolutamente otimista as vezes até utópico. Acho sempre que o melhor estar por vi e apesar de não acreditar em algumas coisas acredito em muitas outras. Acredito, inclusive, no amor... Acredito absurdamente no amor... Mas não desse amor romântico ocidental... Esse amor onde o outro tem que ter a medida exata dos seus sonhos, que mais faz lembrar um amor próprio, uma vez que o lugar ideal do outro é de alvo de nossas expectativas... Onde ele tem de falar o que queremos ouvir, fazer o queremos que faça, tapar um buraco que é só nosso e de mais ninguém.

Eu acredito num amor cúmplice, companheiro, altruísta... De uma felicidade sem explicação com a alegria do outro... E não me refiro só ao amor eros, estou falando tb de amigos, de família... Acredito no amor que faz que façamos pelos nossos, que sejamos gratos, que nos faz cuidar e tb ser cuidados... Que está longe de ser um amor castrador, que não reduz... Soma, multiplica, motiva, realiza, que forma laços feito com nós praticamente indissolúveis... O amor que nos faz escolher algumas pessoas para serem expectadoras e participantes de nossas vidas e historias... Que nos faz perceber e ser percebidos, que trás algum sentido à vida... Um amor que não precisa de datas para ser celebrado por que ele por si só já é uma celebração.


7 comentários:

  1. Tem mil coisas que chamam de amor. Eu quero só vivê-lo de verdade e deixar que as outras 999 máscaras se despedaçem por aí. Bj

    ResponderExcluir
  2. Lindo post!

    Esse amor também precisa ser cultivado, esse pelos nossos amigos, familia, pelo proximo!

    Se as coisas fossem feitas mais pelo sentido, o mundo seria um lugar muito melhor pra ser viver!

    :)

    Beijao!

    ResponderExcluir
  3. Cetiscismo é uma coisa - desde que bem dosada - é bastante importante hoje em dia. Muito bom seu post... como sempre, claro!!! Hugzzz!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou dizer exatamente o que eu disse no outro blog que noticiava o atentado ocorrido na parada gay.
    Chegou a hora de acabar com a festa e tentar impor respeito.
    Não vamos conseguir com uma sunguinha socada no cu e glitter por todo o corpo.
    Se ser gay é isso, então eu não sou!
    Pode parecer preconceito, mas na verdade, eu quero glitter diversão e tudo mais no momento apropriado.
    Mas eu quero respeito e quero agora!
    Chegou a hora da comunidade homossexual se mecher para fazer alguma coisa que não remeta a uma suruba.

    ResponderExcluir
  5. Me diz, esse dia dos namorados foi despertou conteúdos em todo mundo ou é impressão minha? Todo mundo falando de amor... Ahhh, quanto tempo ... rs

    Achei hiper válido o que o Bruno Aqui em cima disse:

    ¨Chegou a hora da comunidade homossexual se mexer para fazer alguma coisa que não remeta a uma suruba¨

    O problema é sairmos das palavras né...


    BJu.

    ps: preciso q vc analise meu ultimo texto, talvez pela sua graduação, você tenha algum conceito formado.

    ResponderExcluir
  6. ai, mas ser cético é bom... vc se previne!
    E, lendo o post anterior... saudades da Dra. Quinn... O nome da minha filha é Kollin em homenagem a garota que a acompanhava.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Você sabe né, eu não sentiria falta nenhuma do dia dos namorados. Não sentiria falta pq quem amo de verdade deve celebrar isso sempre é verdade. E por fim vc disse tudo no seu comentário no blog Ká entre nós. A gente não precisa procurar, quando é hora o amor vem, bate a nossa porta. E não importa se é um principe ou não, se for amor basta.
    Bju meu amigo, sabe que eu já estava sentindo sua falta no blog?
    Boa metade de semana hahahbhuahauhuhuuau

    ResponderExcluir