11.10.09

Minha Seguidora evangélica...


O nome dela é Shirley Kaiser... Apesar desse sobrenome alcoólico, a mocinha é cantora evangélica. No seu blog diz que seu nascimento foi no dia 1 de maio de 1990 e tem 16 anos (não entendi exatamente essa conta, mas nunca fui muito bom de matemática mesmo)... Até cogitei a possibilidade do texto ser antigo, mas foi publicado em agosto desse ano.

Como ela veio parar no meu blog e se tornou minha seguidora???? Eu sinceramente não sei, mas n tenho preconceito com credo, o máximo que faço é me dar o direito a defesa se necessário, o que é relativamente comum quando o assunto são religiões.

Acho possível que ela esteja aqui por engano, e por isso deixei esse comentário No seu blog:





Vamos ver o que acontece... De repente ela apaga, de repente fica numa saia justa e deixa lá sem responder, de repente é diplomática e fala qq coisa pra não ficar feio, ou de repente... Não foi um engano, ela responde que leu e gostou do conteúdo mesmo sendo discordante das escolhas que o autor faz para sua cama.

Devo assumir que acho a última opção pouco provável, ainda mais se considerarmos o fator juventude. Em linhas gerais poderíamos afirmar que quando mais novos, no processo de formação de caráter, relativisamos menos e nos agarramos com mais força em figuras dogmáticas. Para não correr o risco do erro é simples e prático enxergar tudo dentro de um quadradinho, onde bem e mal são opostos e ocupam papeis bem claros e definidos. Sendo um jovem evangélico esse engessamento a cerca da visão do mundo me parece ainda mais natural.

Mas acho possível que no decorrer da vida perceba-se que o “certo” e o “errado” estão mais nas intenções do que nos atos em si. Dessa maneira, ainda para quem acredita em Deus, na bíblia em tudo que envolve essa dimensão, estar dentro da igreja nem sempre é um acerto, assim como não seguir todas as suas premissas nãoseja necessariamente um erro. Dessa forma parece menos simples conseguir fazer a coisa certa, mas qdo o sujeito consegue ser evangélico e ainda sim ter esse bom senso chega num estagio interessante da existência, onde a proximidade com o divino não te coloca num lugar de semideus, como vemos por ai. Vivenciada de forma acrítica a religião, contraditoriamnete, faz o fiel oculpa o espaço que a bíblia diz pertencer ao Diabo, que é o de delator, a figura que fica ao lado esquerdo de Deus apontando os pecados de seus filhos afim de toma-los pra si.

Eu, particularmente, tenho algumas amigas evangélicas e absolutamente criticas ao lugar onde estão, ao mundo que vivem e onde querem chegar. Acho importante esse posicionamento pra manutenção da própria igreja, o discípulo cego não colabora para mudança. No universo nada é estático, à medida que o tempo segue pra frente, tudo que está parado, naturalmente está ficando pra trás. É preciso avançar as discussões, as compreensões, as relações, mesmo naquilo que é tradição. Se me cego em nome de um corporativismo tosco, ajudo a condenar aquilo ao insucesso.

Há pouco tempo andei lendo sobre o trabalho do Pastor Remy Damasceno. Com 39 anos o Pastor é líder da missão batista em Copacabana, tendo sua igreja próxima de alguns infernninhos e pontos de prostituições famosos do Rio de Janeiro. O pastor se preocupou menos com o julgamento e mais com o bem estar daqueles que entende como irmão em cristo, ainda que não sigam a vida que ele entende como correta. Em 2008 Remy entrou numa missão missionário em direito a defesa das prostitutas, e deixa claro que a função principal não evangelizar e sim fazer com que tenham uma vida melhor, se cuidem, sejam mais conscientes. O pastor ainda declara: Se conseguirmos contribuir com algo para a vida delas, já valeu à pena. Se mostrarmos novas perspectivas, mais ainda. E, se perceberem que Jesus vale à pena, nosso trabalho foi ainda além. O mais importante é fazer com que a igreja se torne significativa para elas. A mulher se prostituir não é crime, mas alguém se beneficiar disso é. Fica muito fácil elas serem alvo de extorsão. Quem está na prostituição, tem que procurar um sindicato e aprender como se proteger. A ética cristã é para o cristão. Para quem não deseja o caminho de Jesus, temos que pensar no melhor para a saúde. Daqui a dez anos, sonho olhar para trás e ver que fui coerente.

A Bíblia fala em separar o joio do trigo, mas n diz exatamente o que fazer com ele. Amar aquilo que entendemos como produtivo, prospero, correto e belo é fácil, difícil é olhar com empatia e ser solidário com quem está na outra ponta. A marcha contra Mahmoud Ahmadinejad, no meio do ano, reuniu gays, evangélicos e judeus, democraticamente nos colocamos contra o presidente que enforca homossexuais e nega o holocausto. E o que queremos dele? Bom senso... Todo mundo quer, todo mundo gosta. Se só conseguimos amar o próximo como a nós mesmos, ao menos respeitemos os distantes, a idéia não é de uma compreensão tão complexa que precise abolir a fé para obte–la.


Bem Vinda, Shirley
Pode não parecer, mas poucas vezes minha recepção foi tão calorosa, ou vc acha que faço uma postagem para cada novo seguidor?

5 comentários:

  1. Gostei do texto!

    Agora é esperar para ter uma resposta da sua seguidora.

    O trabalho missionário tem a função de envolver todo e qualquer indivíduo, isso que é o bom da história toda!

    bjus e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. E ai cara! Ando sumido sim, confesso, e peço perdão hehe! Semana corrida e a próxima tambem, apesar do feriado. Cara também tenho um seguidor evangélico acredito ate que seja um pastor. Mas ele nunca deixou nenhum comentário no blog. Até fico meio receoso de que de repente ele possa comentar coisas não muito agradáveis, não é! Mas não vou expulsar ele de lá... Acredito em Deus também e ele é de grande importância na minha vida. Mas não me apego em nenhuma religião, porque acredito que elas embaçam muito o significado de Deus.
    Rapz agora por favor não me bata, nem me coloque no divã por causa do que vou dizer aqui... mas você não acha que expôs um pouco a moça não.? Provavel que ela fique um pouco desconfortável aqui. Mas afinal, é seu jeito de fazer as coisas hehe! sorry!

    abração e bom feriado pra ti!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo texto ... tb estou apostando no engano ... mas enfim ...

    no mais, dizer que foi uma delícia conversar com o Koringa no MSN ...

    bjux

    ;-)

    ps: cortou as madeixas? senha 20 ... kkkk

    ResponderExcluir
  4. Atualizei-me em relação ao seu blog. Li tudo que as provas e o trabalho não me permitiram ler anteriormente. Sim, você tem postado pouco. Não, a qualidade não caiu.
    As rapidinhas estão ótimas. Realmente o fato da filha da Cher mudar de sexo não apavora ninguém. Concordo com a onda de falta de conteúdo na comunidade gay. E estou curioso quanto ao seu momento herói x vilão, com quem terá sido isso? Uma evangélica no yag? É mais uma prova de que o mundo está mudando ou de que tem alguém querendo te mudar. Rsrssr... Que pena as coisas com o “bolo” não terem caminhado bem, mas alguns doces são assim, parecem uma delícia a distância, mas quando nos aproximamos vemos que o glacê é mal batido, a massa é seca, e o recheio sem sabor. Mas, não se desespere, pois o mundo é uma grande delicatesse.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Shirley Kaiser é nossa seguidora em comum. Ela apareceu lá no meu blog um dia após eu publicar um texto falando sobre o programa do RR Soares, o Show da Fé.

    Elaborei as mesmas teorias que você e dou crédito a cada uma delas igual a você. Para mim o que aconteceu com relação ao meu blog foi ela ter se equivocado.

    Pois acredito que fiz comentários contrários a religião e distribuição de concessões públicas a elas, coisa que penso não ir de encontro ao que uma jovem evangélica pensa.

    ResponderExcluir