23.1.10

Eu me rendo... Vamos ao BBB e seus coloridos


Deus é testemunha que evitei o assunto, mas toda essas opiniões e indagações a cerca do grupo dito “colorido” me deixou com uma certa sede para com o tema.

Mas deixa começar falando de nossa tão insegura raça humana e do quão incrivelmente ela é dada a se agarrar em opiniões e ideais coletivos e prol da manutenção de um determinado status. Onde quero chegar??? No fato de ser simples e prático criticar toda e quaisquer coisa que venha de um reality show. A fórmula é simples, o estilo de programa é intelectualmente incorreto logo tudo que venha dele é susceptível a severas criticas. Assim como determinados programas, artistas e idéias são intelectualmente corretos então exalta-los faz de mim alguém inteligente, culto e interessante. Difícil é vc sair da fôrma onde “A” é necessariamente bom e “B” necessariamente ruim e encontrar pontos positivos e negativos em ambos.

Moral da historia, eu acho que boa parte das criticas feitas a seleção dos ditos coloridos se da pelo simples fato de se tratar do Big Brother. E essa idéia é o ponto de partida pra toda minha retórica.

Senhores, acreditem no que vos digo, ng mais do que eu critica a militância gay e a forma que as coisas são feitas para o público GLS nesse país, mas tb acho que devemos dar os devidos méritos. De alguma forma a discussão a cerca de gênero tem avançado... Poderia sim ser diferente, melhor e ir mais longe, mas tb não desmereçamos completamente o que acontece, principalmente se fazemos pouco ou nada.

Muito tem se criticado a cerca da seleção dos coloridos do BBB. Criticas essas que eu vejo até alguma razão, naturalmente por melhor que fossem esses três representantes trariam consigo ônus e bônus. Porém devo assumir que acho muito divertido o incomodo dos “bofes” para com os meninos. Oras... Engraçado... A critica geral é que deveria colocar um homem com as características que se vincularam historicamente a um homem, em outras palavras, homens mais masculinizados, para que o Brasil veja que ser homossexual não é sinônimo de pegar para si características do sexo oposto. Mas a Angélica não está ali fazendo esse papel??? Ela é uma mulher, lésbica e absolutamente feminina.



Serginho e DiCesar não são bons suficientes para representar o público gay, para muita gente, mas eu fico me perguntando quem seria. Ainda mais num meio tão segregado qto o meio gay, onde seus membros adoram criticar severamente seus subgrupos. Esses dias li em algum lugar, alguém falando sobre o BBB e dizendo que é gay, mas n fala Bee... Ai eu pergunto: “E ???”.. Quem entrasse teria de se utilizar do vocabulário do autor da critica??? Tem gente que não fala Bee, tem gente que fala... Eles falam... Paciência!!! Será que os nossos tão agressivos críticos já se perguntaram o quão de fato se expõe para ficarem criticando aqueles que fazem isso naturalmente e talvez até por esse motivo acabam sendo sempre a referencia de homossexualidade??? Qdo a comunidade não a homofobia fez a versão brasileira de Fuck you da Lilly Allen o RP fez um critica/autocrítica para o fato de no clip só terem afeminados e soube olhar pro próprio umbigo e dizer: Eu n sou, poderia ter feito, mas n fiz... Que bonito, parabéns pra ele... Recomendo o mesmo exercício a todos que se escondem no anonimato pra criticar quem se expõe. Eu sei que as pessoas do seu trabalho, faculdade e academia não precisam saber disso e que vc n tem de andar com sua sexualidade pendurada no seu pescoço, mas tem gente que anda e é natural que sejam vinculadas a elas a idéia de homossexualidade afinal de contas vc, e outros como vc, que não parecem, n fazem questão de deixar claro q são.

Assistindo hj ao programa, vendo Marcelo Dourado aos prantos dizendo que se sente rejeitado e que foi mais fácil da outra vez parei pra pensar o quanto o perfil desse programa de fato mudou. É engraçado ver ele, um homem grande, musculoso, forte, macho, chorando por se sentir discriminado enqto as bibas se adaptaram tão bem.


A verdade é que até o BBB5 a dinâmica do programa era muito parecida. Haviam sempre os grandões , que eram os cabeças, as piranhas puxa saco dos grandões e os discriminados (de onde normalmente saiam os vencedores). Essa fórmula retrograda, que muito me faz lembrar o ensino fundamental, caiu por terra qdo os grandões do BBB5 protagonizaram um show de preconceito rasgado em rede nacional e saíram com votação recorde... Números como 92%, 95% e por ai vai. O Sr Marcelo Dourado com seu jeito marrento era o chefe do grupo dos grandões em 2004, mas o lugar que não trouxe a vitória em 2004, não deu nem pra um ponto de partida em 2010...

Sei que precisamos mais do que a mudança de dinâmica do BBB para chegarmos onde seria ideal, mas não posso negar, que pelo menos pra mim, isso é uma evolução.


Beijo, me liga!!!

11 comentários:

  1. Eu ví o dorado chorando uahAHuhaUHAuhauHAU

    pra q isso?

    mas enfim, seu post não é sobre isso, é sobre os coloridos do BBB. eu gostei, por enquanto to conseguindo achar algum sentido para as panelinhas.

    bjus me liga!

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me com a cara inchada de tantos tabefes...

    Mas mantenho minha opinião a cerca dessa questão toda dos coloridos. Em alguns aspectos gerais é positivo, em outros, reforçadores de estereótipo. Mas enfim, não critico o jeito de ser deles, afinal cada um tem direito de ser como bem entender. BBB não é o lugar mais politicamente correto para tentar inserir esses moralismos todos também, por se tratar de um reality show. Mas exatamente por ser um veículo de grande massa, é que as coisas lá acabam tendo um efeito massificado. Logo, acho que tem que se ter um mínimo de cuidado ao escrachar certas coisas.

    Mas agora está feito né? Que venham as consequências!

    Beijos Gatão

    ResponderExcluir
  3. Querido,
    Muito pertinente e coerente seu post. Onde que eu assino?
    Ainda falta muito, mas não reconhecer que já se deu um grande salto entre os BBB's anteriores a esse seria mesmo injustiça.
    De outro lado é incoerência de qualquer um achar que os grupos ali dentro representam "ipses literis" a grande sociedade brasileira, mas ali estão, principalmente no grupo dos coloridos, aqueles que têm coragem o suficiente pra serem quem são. Se eles represetam uma sigla LGBT, ok. Mas no meu ponto de vista, eles representam muito mais aquilo que eles são e acreditam e isso é muito importante.
    Enfim, só não posso deixar de dizer, mesmo que seja incoerente de minha parte, que o Dourado está no lugar errado. Ele está sendo vítima dele mesmo.
    Ou ele se humaniza com os demais ou o grande perdedor do BBB desse ano será fatalmente ele.
    Pra mim nesse BBB está dada a grande chance de acontecer reflexões, nas escolas nos departamentos de trabalho onde quer que seja, sobre convivência em diferentes segmentos da sociedade, sem aquela idéia absurda de discriminação e preconceito. O Dourado está, no meu ponto de vista perdendo a chance de aprender de um outro ponto de vista, a chance de ser mais homem, mais humano.
    Bju
    Jay

    ResponderExcluir
  4. pois então querido ...para ser sincero eu odeio esta tal de BBB ... assisti à primeira edição e tomei nojo daquilo ... mas confesso tb que esta nova edição me chamou a atenção e fiquei extremamente curioso para ver como ia desenrolar toda a trama ... não é a primeira vez que gays assumidos participam mas com estes estereótipos sim ... além disto, conheço pessoalmente e Dicésar e o admiro demais como pessoa e como profissional ... enfim ... estou acompanhando ... não tanto qto no princípio imaginei que faria ...

    Acho as suas colocações pertinentes e coerentes ... mas tb sou obrigado a registrar que, como afirmou o Fred em seu blog Pelo Amor da Vaca Jersey eu, enquanto gay assumido tb, mas sem este estereótipo massificado no inconsciente coletivo, não me sinto representado ... acho q faltou este segmento lá tb ... mas é claro q tudo isto é um avanço e de certa forma ajudará em muito a desmistificar esta imagem que temo perante o mundo machista ... GAY TB È GENTE ...
    Nesta história toda, o que mais me incomodou foi mais uma vez a formação dos guetos ... COLORIDOS, Belos, Ligados, Cabeças ... porra ... nós não somos belos, ligados. cabeças???
    Finalizando, pois já me alonguei demais, gostei das opiniões do Jay/Alê e do Lobo ... na verdade é um tema polêmico para o qual este espaço é mito pequeno ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. ops... amanhã tem um selo para o seu blog lá no meu canto ...

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá, conheci seu BLOG por uma indicação no site do Paulo B., vc escreve muito bem, adorei a reflexão q fez do BBB, concordo com vc que qualquer GAY que tivesse a responsabilidade de representar a todos teria recebido muitas críticas, de pessoas que sabem o que dizem, militantes e de populares enrustidos. Tb acoredito no que disse da "fórmula BBB" que é tão clara na "tradição" das provas, dias de festas e principalmente na escolha dos personagens, nunca vi a minha faxineira Creusa ganhar um espaço lá!!! Agora a respeito dos grandões chorando e do preconceito de forma geral acredito que seja uma grande encenação, como já li num Blog por aew, quem vai querer mostrar seu preconceito em rede nacional e acabar com sua chance... As pessoas devem prestar muita atenção para ver as máscaras caírem... De que adianta chorar hoje e não mudar de atitude... enfim... Gostei do seu Blog, se importa se eu linkar nas minhas leituras? Gde abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muitos dos comentários são preconceituosos as respeito do Sergio e do DiCésar, acho que eles representam uma parcela dos gays que não foram usados antes, o Boninho disse que sempre existiram gays na casa mas apenas o Jean e dr. Marcelo (assumiu ser gay e não era afetado)
    o que acontece é que gays afetados dão a cara pra bater e os gays não afetados preferem viver no gueto
    é uma verdade que precisa ser encarada.
    as pessoas dizem: ah eu queria ver um gay não afetado nesse BBB esquecem da Angélica como você disse e esquecem que os gays masculinos não afetados são os primeiros a dizerem: NEM PENSAR QUE VOU ME EXPOR
    ai fica complicado
    eu prefiro militar no meu blog do que em cima de trio elétrico de parada gay que pra mim não celebra nada!
    respeito quem vai mas so vejo mais um estereótipo de tudo aquilo que essas mesmas pessoas proclamam contra.
    baita contradição!


    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda assim eu tenho vergonha de admitir que eu estou assistindo BBB.

    Bem, mas o que mais quero também é observar nas filas dos bancos, nos ônibus, nos intervalos de aulas o que as pessoas estão dizendo da existência dos coloridos.

    Sobre a Angélica, eu fico pensando até quanto tem algo nobre ali. Ela é feminina, delicada e lésbica, beija mulheres na boca e cola o velcro. Um tanto quanto um fetichismo dos heterossexuais.

    ResponderExcluir
  9. ahhhhhhh... mas eu nem vou recomeçar com esse assunto... me nego... hehehe!!! publiquei tb sobre os coloridos e alguns só não me queimaram vivo por não saber onde fica meu celeiro-esconderijo... vc é bom! e por onde andavas? hein? abração!

    ResponderExcluir
  10. Este assunto vai dar muito o q falar né?!?
    Minha opnião de ex-militante e de critico da militancia atual é que faltou na selecao do programa um "gay homem". Tudo bem, tem a angelica, mas ela é o esterotipo da lesbica que os heteros fazem, qtos homens não gostariam de te-la na cama com outra mulher?

    Creio que o BBB desta edicao vai ajudar um pouco a diminuir o preconceito de uma certa forma , mas vai aumentar o preconceito no sentido de gay é tudo afeminado e engraçado.

    Qto ao resto dos membros, eu to achando tudo o dourado nesta edicao... e tambem o Elyeser, que esta mostrando que se pode ser homem e ao mesmo tempo ser sensivel.

    bjux

    ResponderExcluir
  11. Ui...este BBB está dando o que falar....no domingo, quase apanhei da mãe de uma amiga da minha filha de 12 anos porque eu disse que a deixava ver o BBB. Esta senhora não vê e não gosta, acha mau exemplo. Este acontecido foi contextualizado por uma discussão filosófica sobre qual o exato lugar para dar a luta por fama e dinheiro.
    Apesar de fama e dinheiro não serem valores para mim, não penso que cabe ao BBB um papel mais educativo do que ele tem. Ele é o que é. E o mundo é o que é. Eu luto para mudar o mundo, por isso que tento rejeitar as lentes distorcidas que nos impedem de ver as coisas como elas são. Não atribuo ao BBB um papel maior do que o que ele tem. Não penso que ele seja nem educativo, nem mau exemplo. Vejo apenas como entretenimento. Mas todo entretenimento pode ser educativo se se discute educativamente sobre ele. Mas, na boa, entretenimento, para prender a atenção, precisa de algum enredo, portanto, de conflito. A guetização cumpre este papel, de estimulação dos conflitos. Até porque eu olho e vejo bem mais que 3 sarados ou 3 belos ou menos que 3 cabeças, ou não aqueles, enfim... O único grupo que parece ter uma homogeneidade é a dos coloridos, pois é o grupo dos que se assumem homossexuais. Eu abordaria esta questão pelo seguinte ângulo, se a Rede Globo não apostasse que existe alguma maturidade nos telespectadores para não rejeitar um programa nos quais existem gays assumidos, o BBB 10 não exploraria este grupo como tal.
    Eu sentei na frente da TV e acabei assistindo esta edição e estou gostando, nem tanto assim, mas o suficiente para aguentar assistir e palpitar sobre o que rola. E já tiveram outras edições nas quais eu ficava tão irritada com a super-exposição de bundas e de erros de português que nem conseguia sentar na frente da TV...mas isso também deve-se ao trabalho do editor do programa, não é mesmo?

    Sou vizinha da Camera de Vigilância e te vi por lá...resolvi aparecer por aqui também...
    Bj

    ResponderExcluir