15.6.14

Desilusão


Essa semana ocorreu um fato que me fez lembrar de duas conversas que tive no passado... Uma foi com um amigo que ponderava comigo a positividade da desilusão e me explicava que tecnicamente a ilusão seria uma instância que te tira da realidade, logo uma vez desiludido vc apenas estaria a par das coisas como de fato elas são, sendo este um fator positivo. Lembrei tmb de uma aula onde a professora dizia que uma vez formado e detentor de determinados conhecimentos a vida nunca mais seria mesma, vc seria flertado e olharia para o seu flerte fazendo mil conjecturas que pra vc são nítidas, pra outras pessoas não. A bem da verdade é que eu discordo um pouco que o ganho apontado pela professora veio exclusivamente da acadêmia.. Vem também, é claro.. Mas principalmente da vida.. Das longas horas de conversa ao telefone, dos papos da mesa de bar, da leitura do blog dos colegas... Vem da vida!!!

Pois bem, há pouco tempo eu e o Calopsita conhecemos um rapaz super-gente-boa, amigo de uns amigos que tem se tornado mais próximos ao nosso clubinho. Daí que ele estava conversando com o gajo no skype (com a caixa de som ligada então eu estava ouvindo o assunto) e papeavam sobre banalidades enquanto arrumava minhas gavetas. Então estava ouvindo o boy narrar dos motivos que o levou a ser vegetariano, começou a tocar na questão ambiental, passou por ela muito superficialmente e chegou no quanto fazia bem pra mente e pro corpo (pro corpo ok, pra mente já achei do campo do delírio)  que o calopsita deveria deixar de comer carne tmb e blá bla blá.. E começou a repetir insistentemente enquanto Calopsita dava sorrisos amarelos e sem graça dizendo do quanto gosta de carne e de como as opções ficariam reduzidas pra ele, pq não come muita coisa. Na outra ponta o boy falava que comer é hábito, do porque comer um bife quando tem palmito (juro, gente.. To inventando não)... Só sei que o Calopsita já estava começando a ficar sem graça e ceder... Daqui a pouco dentre os argumentos veio uma defesa a um estilo de vida onde vc planta e colhe seu próprio alimento, pq todo mundo deveria saber viver do plantio da terra, pq se acontecer um apocalipse vc vai ter de saber e plantar  colher pra subsistir (achei paranoico) e que ele não gosta de depender de ninguém, que plantar e colher faz de vc autônomo e ai eu não aguentei e de lá das gavetas perguntei:

Gato - Vc fuma maconha?
Bicho Grilo - Er.. err... arr... sim, Pq???

Xeque-mate




Falei que quando terminasse com as gavetas sentava com ele e conversava. Não foi difícil matar a charada, conheço esse discurso eugenista de longe, o discurso haribo é um primo bonito do nazismo, aliás o nazismo tmb já foi visto como muito bonito por muita gente, tudo uma questão de ponto de vista. Não tenho nenhum problema com quem fuma maconha, MESMO, alguns dos meus maiores amigos fumam e eu os respeito absurdamente, quantas vezes saio pra fumar com eles, tem um amigo que adora fumar conversando comigo e nunca me neguei a estar lá. Aliás sou super favor a legalização. Claro, tenho meus problemas éticos acerca do uso, mas pra mim pior do que o fumante sempre será o antitabagista, pq, sabe?? O ministério da saúde já adverte, cada um sabe de si... Boa parte da galera que fuma vai na própria boca comprar e já recebeu da mão de um aviãozinho ou viu um garotinho armado vigiando a boca, sou eu mesmo que preciso informar pra onde é direcionado esse dinheiro??? Nao há muita alternativa tmb, o nome disso é capitalismo, há pouco tempo rolou um escândalo aê sobre o uso de trabalho escravo no nordeste para fazendas que forneciam material para a União (açúcar) e o seu dinheiro foi cofinanciador quando vc não podia nem sonhar.. A gente entende, não tem muito pra onde escapar.

Na minha argumentação com ele disse que conheço esse discurso de longe e que meu problema com a maconha é exatamente o life stile, o discurso superior que se mostra ser a verdade e a vida... Lembrei do meu padrasto quando começou a se relacionar com  a minha mãe dizendo que acreditava que ela era uma pessoa especial só faltava chegar em níveis que ele já chegou, se referindo ao fato dela trabalhar muito enquanto ele coçava e vivia no mato com 44 anos de idade.... Na ocasião fiquei me perguntando qual a perspectiva de uma relação que começa com uma parte acreditando que a outra precisa chegar no nível dela... Para explicar meu problema com aquele discurso falei do quanto considero importante que todos os agentes existam na malha social.. A esquerda, a direita, o centro com suas respectivas tribos... As pessoas precisam ser respeitadas nos seus estilos de vida.. Ok, relativizo meu argumento para discussão ambiental, precisamos nos atentar pra isso independente da casta, mas tirando uma adaptação ou outra, não me venha com essa loucura que todo mundo tem que ler da mesma cartilha por que não tem, não suporto esse discurso catequizador, comparei a fala dele com a do Silas Malafaia, pq  a bem da verdade seja o bicho grilo, o evangélico, o político ou  a polishop todo mundo te promete o paraíso a partir da adesão  e esse discurso não me compra. Não existe estilo de vida sem colateral, a Jamaica é o berço do rastafarismo e tem índices altíssimos de violência, inclusive um dos principais países da América Latina no que tange a homofobia... O discurso naturalista pró procriação nunca foi muito amigo dos homossexuais.

Entre um pedido de desculpas e outro o boy dizia que não pensava assim, que não via seu estilo de vida como "verdade e vida" que deve ser seguido por todos (mas tentava catequizar meu marido dois minutos antes), todavia se existem fatos que são cientificamente comprovados, não há argumentos... AAAAAHHH VÁ... Positivismo de cu é rola, não me venha com essa de cientificamente comprovado, a coisa é muito mais eugenista do que eu mesmo podia calcular.. A ciência não traz a verdade do mundo no seu umbigo.. O café passa de inimigo público número um a super-recomendado do quarto pra sala, vai tudo de acordo com os interesses. Tem pesquisa querendo comprovar as coisas, mais absurdas.. Hitler defendeu a raça ariana a base de muito "cientificamente comprovado". Saúde e segurança sempre foram durante toda a historia os principais argumentos para manipular multidões, direcionar comportamentos. O cara trazia toda essa rede de argumentos fumando e tentava por A + B dizer porque do cigarro é menos pior e veja bem, eu nem pedia satisfação, pq é isso, sabe??? A gente já nasce morrendo e passa a vida oras acelerando e oras desacelerando esse processo, cada um faz isso da maneira que é mais conveniente pra si. 

Seguiu a linha argumentativa dizendo que estava prestes a entrar numa comunidade rastafari e que as pessoas daquele espaço são muito generosas, que no interior as pessoas são melhores (uhun) etc etc etc.. Eu por minha vez disse do quanto achava fofa a preocupação dele, o quanto ele aparentemente se preocupa com o outro quando tenta vender seu peixe, mas que sou muito crítico e penso muuuito antes de me colocar pras pessoas, nas relações que alimento, de como faço isso.  Neste momento ele lança a pérola:

Bicho Grilo - Ah não, cara.. Eu sou mais espontâneo, mas natural!!!
Gato - Mas eu não deixo de ser espontâneo quando penso minha ação, muito pelo contrário, acho que sou muito mais eu quando me faço critico, pq isso me faz repensar minhas influências.
Bicho Grilo - Eu não, ajo instintivamente... Não credito em influências, as opções estão ai e cada um escolhe a sua... 

E pra mim é ai que está a cerne do problema.. Não há criticidade e a falta dela ganha ares de espontaneidade... A escolha é irrefletida, o discurso se da em torno do aparente.. Ele nem se da conta do quão nazista é seu discurso pq ele é um discurso do bem.. Como os evangélicos mesmo.. "Pq a bíblia prega o bem"... O bem e o mal estão nas intenções a palavra pode ser usada das mais diversas alternativas, a história já nos mostrou do quanto o discurso "pelo bem" pode fazer o mal. Com toda uma mística de sociedade alternativa e anticapitalista a ideologia do rapaz tem um dos principais pilares do capitalismo.. A ideia do "não quero depender de ninguém"... Nada é mais individualista e de uma bobagem sem tamanho.. Pq quanto maior é minha rede de dependência menos eu dependo de fato...  Se um funcionário da sepé adoece o arroz não deixa de chegar a minha mesa, mas se  planto pra viver  e adoeço, morro. Não querer depender de ninguém é a influência individualista do capital, tá na autonomia da liberdade burguesa, na crença de que através do capital vc não precisa de ninguém por que pode, com o substrato do seu trabalho (o dinheiro), estabelecer relações de comércio em vez de favores... Só que o boy não enxerga isso pq age instintivamente sem parar pra perceber que agindo de forma irrefletida ele não está mais próximo do lugar em que deseja, pelo contrário, não da pra fugir dessa bosta toda se não pensarmos, pq nascemos no meio dela... O estilo de vida que ele prega exige o mínimo de empatia e a empatia não é uma frente emocional e sim racional, pelo óbvio motivo de que a primeira referência que eu tenho diante das coisas são as minhas e pra me por no lugar do outro eu preciso refletir.

Não julgo mal o garoto, não mesmo, acho ele melhor que a média, me incomodo com o discurso e o discurso não é ele nem dele, é de um monte de gente... Moleque bonito, 26 anos, fuma um baseado, toca uma viola.. Pra muita gente ele deve ser o pai méi, pra mim, que sou desiludido, é só um garoto... Só um garoto iludido!!!

11 comentários:

  1. Gente, só da pra aplaudir, mesmo! Vou fazer o quê se não for aplaudir?

    Ah, sem querer, ao tentar responder seu comentario no blog eu o apaguei, vc poderia ir comentar lá de novo?

    ResponderExcluir
  2. Ai gente vcs vão me julgar mas tenho que declarar que não tenho paciência com maconheiro... Eu tenho a impressão que tem uns que fumam tanto que parece que a porra da fumaça sobe para o cérebro e eles começam a viver num mudinho só deles com um reggae tocando 24h por dia... ai gente não tenho saco!!
    Eu tb já fui da opinião que falar o que pensa sem pensar é uma virtude... Depois eu compreendi que se Deus nos deu o cérebro ele é para ser usado até na hora de falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mundo paralelo mesmo, num dado momento ele tava falando sobre o discurso de paz durante a ideologia de paz em torno da maconha, acho que ele esqueceu aquela coisa toda do tráfico, das mortes, da corrupção.. Lá em Narnia não tem noticiário!!

      Excluir
  3. Entrar numa argumentação - ao vivo, a cores e em 3D - contigo dever ser uma viagem... #dasboas, que fique claro!
    Eu desconfio de vegetarianos (Foxx vai adorar essa!) e dessa gente eco-sustentável.... hehehehe!
    Ficou apenas uma dúvida: fumar maconha pode ou não pode?!? ;)

    ResponderExcluir
  4. Pode tudo, menos encher o saco dos outros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, eu tb desconfio de vegetarianos!
      esse povo que diz que não come carne porque pensa no sofrimento dos pobres animais, e plantas não sofrem tb? pq essa bondade seletiva, meu Deus?
      ai eles usam o argumento de que plantas não sentem dor, ou que não sentem dor como a gente. Pelo amor de Deus, isso é exatamente o mesmo argumento que eles ouviam de quem come carne. Só vão me convencer a não comer carne quando me darem uma opção de não comer nada que cause mortes. Eu acho que vou começar essa dieta: só frutas, ovos, leite, queijo e iogurte, nem grãos pode.

      Excluir
    2. Por isso eu disse que parar de comer carne fazer bem pro corpo até entendo, pra mente eu já acho que é da neurose!!!

      Excluir
    3. Affffffeeeeeeeeee... parei com tudo! De hoje em diante não como mais boi e nem alface. Vou comer só homem, mesmo! "Cêis" são parceiros nessa dieta, gurizes?!? ;)

      Excluir
    4. Fred eu até queria ser parceiro nessa dieta mas tá difícil viu...kkkkk

      Excluir