25.6.14

O Ninho



Daí que esse último feriado eu estive em Campos (minha terra natal) e por motivos diversos Calopsita acabou não indo, o que foi até bom pq embora goste do quão bem ele se relaciona com minha família e amigos, inevitavelmente quando esta lá me vejo obrigado a dividir atenções e bem.. Eu já sou casado com ele, nos temos por tempo o bastante, faziam meses que eu não ia Campos ver uma gente que merece mais que metade da minha atenção.

Nesse período além dos 87 anos do meu avô (mantidos com muito bom humor diga-se de passagem) e aniversário da minha mãe, ainda houve um outro evento com uma prima que me deixou muito próximo de um núcleo familiar que é muito referência pra mim, porém antes de falar sobre o evento preciso explicar um pouco dessa dinâmica.

Sou filho de pais separados desde que mundo é mundo, tenho uma relação excelente com a família do meu pai, mas a família da minha mãe sempre foi mais próxima... Meus avós tiveram três filhos.. Meu tio que é the king of cagação e um excelente motivo pra eu ter me afastado daquela casa. Não falo muito sobre ele, acho que nem nunca comentei aqui no blog, não por ter algum problema com isso, mas o fato é que desde que me entendo por gente só soube ser uma fonte eterna de problemas... Viciado em todas as drogas do mundo vive uma vida que beira a sargeta, cheio dos péssimos hábitos, noção zero, oportunismo 1000. Durante algum tempo eu me coloquei na posição de ser linha de frente de um enfrentamento que é muito anterior ao meu nascimento e que as pessoas que deveriam fazer tratam sempre na base do paliativo.. Foi um processo complexo o de autoanálise que me tirou desse lugar de forma livre de culpas, por tanto hoje eu não falo pq não acho que de fato ele seja um problema meu e que não deve ocupar minha vida e pensamentos.  A coisa ficou muito clara quando a minha avó cagou em cima de uma medida  protetiva conseguida com muito suor e risco por mim e minha prima e ainda disse diante do juiz que vivia muito bem com ele obrigado... O que me resta fazer, né?? Vou lá.. Cumpro meu papel de neto (e não de curador) viajo 300kms e volto pra minha casa. 

As duas outras filhas da minha avó são minha mãe e minha tia, dois dos grandes motivos deu ter pavor do machismo... Seriam grandes mulheres, se não entendessem que pra existirem enquanto pessoa tem que ter um piru na jogada  se submetendo a qq coisa em função de um. Minha mãe, alegre, divertida e engraçada vive uma relação cagada com meu padrasto que já falei aqui algumas vezes... Em função dele acaba sendo uma mãe razoável, uma filha razoável, uma irmã razoável, uma amiga razoável, uma mulher razoável e uma excelente boba da corte pro circo que é a vida do meu padrasto. Um homem de 45 anos que não tem conta em banco, vive de aplicações feitas pela mãe e que quando precisa de dinheiro recorre a ela.. Enche a boca pra dizer "não sinto fome como vocês", com um tom blazer, mas não sabe usar um celular.. É bom que não sinta fome mesmo, se faltar mãe e esposa vai ter que se acostumar bem a ela. A bem da verdade é que eles foram feitos um pro outro.. A vida da minha mãe é falar sobre dieta e cabelo, ele que é almofadinha, elitista, racista, homofóbico e outros bichos, fica super a vontade neste universo. Minha tia não faz o caminho inverso e é claro que bate palma pra maluca dançar, afinal além da irmã jogando malabares temos um macho como mestre de cerimônia.. E quem contaria?? Ninguém.... Passa a vida reclamando se sentir sobrecarregada pelos problemas da casa da minha avó, afinal minha mãe não tem tempo pra largar o malabares, mas além de não chamar a irmã na xinxa é junto com a minha avó uma grande mantenedora dessa onda toda.

Daí vem a terceira geração.. Meu balsamo... Eu, essa criatura linda que vcs conhecem e leem, a filha mais velha da minha tia que é minha referencia maior naqueles espaço, que comunga comigo do bom senso no meio do  caos, minha parceirona e a filha mais nova da minha tia que tem até mais afinidades comigo, trabalhamos juntos e temos mais coisas em comum, mas que também sucumbiu significativamente ao rolo compressor de subjetividade do machismo... De qq maneira há nela criticidade e mais noção que as gerações acima e eu tenho total expectativa que isso vai passar, embora fique realmente assustado com a rebordose que uma pica pode fazer com mulheres brilhantes nesta família... Coisa absurda mesmo, no fim estão reduzidas a muito pouco.

E ai, já tem uns tempos que em meio a "louca família de Antônia" eu me sinto cada vez mais peixe fora d'água.. Assuntos que não me interessam, problemas que eu não quero ouvir, dicas que não me dizem absolutamente nada... Porém no mesmo quintal da casa da minha avó vive algumas de suas sobrinhas e suas respectivas famílias, gente que fui criado bem próximo e gente que me faz entender essa coisa toda de família... Gente bacana, gente que trabalha, gente que se preocupa com o outro, gente que cuida do outro, gente que sente falta, gente  que busca,  gente que reclama de saudades, gente que abraça calorosamente gente que ri alto, gente, gente GENTE.... 

Daí que nesse núcleo, uma das minhas primas (a mais próxima) que sempre trabalhou como vendedora no comercio, resolveu tirar um por fora e virou sacoleira... Na sua primeira viagem resolveu fazer algo de diferente.. No quintal de casa mesmo dispôs algumas roupas em araras, preparou uns quitutes e recebeu amigos e clientes antigos.. Vendeu praticamente tudo. Dessa vez resolveu ir além, convidou alguma das clientes para desfilar com as roupas.. Achei a ideia fantástica.. Além de gerar na mulher o sentimento de que ela também tem em si uma diva, proporciona que as outras vejam as roupas no corpo de mulheres tais como elas e não em megas modelos, magrelas e com a  boca cheia de silicone... A ideia é: Se o caimento da roupa fica bacana em alguém que já não tem mais 18 ou que a silhueta não está tão em dia.. Bem, pode ficar em mim também.

Para organizar o evento precisou-se de um sem número de executores para "n" tarefas.. Daí essa gente que consegue ultrapassar o assunto cabelo e dieta se juntou e fez a coisa acontecer.. Uma prima ficou responsável pela música, outra apresentou, algumas também desfilaram.. Ajudaram com maquiagem, na preparação dos quitutes, filmagens , fichas... E no fim daquele domingo o desfile rolou, na arquibancada amigos de uma vida inteira, na passarela o resultado da união de uma família, no meu coração a felicidade de estar entre os meus... Diferente das outras vezes em que vou pra Campos e fico muito por conta dos meus amigos e de sair a noite, passei os cinco dias na casa da minha tia e digo sem medo de errar que se o valor da vida não estiver num feriado como foi o meu último, eu sinceramente não sei mais onde pode estar. Foi ótimo estar de volta ao ninho.



9 comentários:

  1. uau, que texto lindo!!!!
    lindo mesmo!
    uau!

    ResponderExcluir
  2. cara que coisa doida, quer dizer... pensando bem é uma família né!? Não da pra esperar muita normalidade, mas se dá pra passar um tempo bom com eles (ou alguns deles) ainda é família, e ainda é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que tem pra hj, né??? Ruim com eles?? Muito piooor sem eles!!!

      Excluir
  3. Sinceramente, bateu uma invejinha ..... E não tenho esse apego com os meus tios, primos... desde criança sempre fomos afastados e continuamos assim até hj, nos vemos quase sempre nos velórios da família e raramente em algum evento mais animado.... só tenho um avô vivo, com 96 anos, vivo planejando ir lá e nunca vou e me sinto muito culpado por isso!
    Então a minha família mesmo se resume em eu, minha mãe e meu irmão e moramos no mesmo quintal... é somos uma família normal sabe, nos damos bem na medida do possível e na medida que as nossas diferenças nos permite!
    Super me identifiquei com o lance do seu tio, tenho um primo na mesma situação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, Jansen.. Uma família muvucada numa mesa cheia é sempre uma delícia, mas também pode ter certeza que vc é polpado de colaterais chatíssimos!!!

      Excluir
    2. Colaterais chatissimos foi ótimo....kkkkk

      Excluir
  4. Que legal a sua familia,a minha tbm é muito unida,e alegre.Eu sempre acompanho o blog e achei mto legal e engraçado seus posts,principalmente os q vc fala de seus vizinhos amy,curitibano,lolito,bob,mãe de morte,chorei d rir. PARABÉNS PELO BLOG
    W.p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino, me mudei!!
      To livre de toda essa gente.. os meus atuais vizinhos são tão discretos que nem vale um post, exceto um.. Se bem que.. Acho até que outro... Acho que pode rolar post, hein?? Se me prometer voltar falo da nova vizinhança!!!

      Excluir