29.2.16

Festar do Oscar... #tocostrangida


Nunca senti tanta vergonha por algo quanto ontem a noite, uma das melhores temporadas do cinema teve uma de suas festas mais constrangedoras. Em resposta as acusações de racismo a academia colocou o humorista negro Chris Rock como apresentador, fazendo assim uma enorme e colossal cagada.

Na tentativa de aguar a polêmica Rock debochou de assuntos sérios e fez várias piadas infelizes. Já começa o show dizendo que o racismo sempre esteve presente e que se reclamam hoje por não haver negros concorrendo com fotografia e não o faziam na década de 70 é por que naquela época haviam coisas mais serias para se preocupar. Acho uma graça dessas pessoas que adoram ficar comparando o ruim com o pior ainda é como se indiretamente ele me dissesse: Olha, para de reclamar pq vc come uma latinha de bosta por dia, antigamente comia-se um balde.

Que bom que houveram conquistas da década de 70 pra cá, nem por isso eu preciso estagnar, além disso acho que o comediante anda meio desinformado ou então se esqueceu da polêmica que apresentação de Beyonce gerou há poucos dias só pq fez referência ao movimento negro no super bow, sobre o fato de grupos vestidos com a roupa da KKK se reunirem em apoio a Donald Trump (que continua com o favoritismo para as eleições) ou que em 2014 um doido entrou numa igreja de negros e passou a metralhadora. É provável que o comediante, com a inocência de um eleitor do Bolsonaro, não consiga fazer um link direto entre a falta de reconhecimento por negros e a ideia de que alguns grupos nos vejam de forma tão inferior a ponto de sentirem-se a vontade para deliberar sobre nossas vidas. Ele se msotrou muito razo para "tão complexa" análise.

Num dado momento a presidente da acadêmia fez um discurso, esse sim sério, mas que foi na contramão da maneira "esquisita" que abordou o assunto.  Em sua fala ela convida as pessoas de irem além de se solidarizar a causa negra, mas fazerem algo de objetivo. Sinceramente se o conselho for acatado espero que a acadêmia não seja inspiração pra isso. A premiação foi mesclada a noite inteira com piadas de péssimo gosto. Rock entrevistou negros na rua perguntando se eles se sentiram discriminados por que nenhum negro concorreu ao Oscar e a maioria das pessoas que ele perguntavam se quer sabiam disso. Lançou mão de todo recurso pra dizer que não era nada tão sério assim. E aí fica uma coisa estranha, pq ao mesmo tempo que estou dizendo "arregacem as mangas e vá além da solidariedade" tbm estou dizendo "na verdade nem tem tanto motivo para se solidarizar assim". 

Hj de manhã dei uma lida nos sites e não vi grandes críticas, na verdade não vi nenhuma crítica, pelo jeito vai passar batido.

Quanto aos prêmios foi quase tudo normal, salvo o prêmio de melhor filme e canção original. Sam Smith que vinha com sua música pra 007 super criticada e ninguém nem entendeu pq concorreu, ganhou, deixando Lady Gaga pra trás. Ela por sua vez fez uma apresentação com sua canção que levou todos as lágrimas. A canção de Lady Gaga foi tema de um documentário que conta sobre pessoas que foram abusadas sexualmente. Gaga se emocionou na apresentação que no fim trouxe ao palco um coral com pessoas que superaram o abuso. Lindo demais e serviu pra clarificar ainda mais o disparate que foi entregar o prêmio a Sam Smith.

Spotligh leva de melhor filme, não foi exatamente uma surpresa, ele já tinha ganhado em outras premiações e é um bom filme, só não é mega.. Mas sinceramente nem me espanta. Raramente eu acerto o vencedor de "melhor filme", pq tenho a sensação que eles escolhem igual no bingo. única explicação pra filmes como Argos, O Artista, e Onde os Fracos Não Tem Vez terem ganhado nesta categoria em outros anos. Quem apreceu espantado foi Morgan Fremman, que anunciou de forma tão diferenciada que as pessoas meio que deram uma risada, parecia uma piada.. Sei lá.. Foi esquisito! COmo disse uma amiga, o melhor filme do ano não tem o melhor diretor, o melhor ator, o melhor roeiro, o melhor nada...




Algumas pessoas acharam excesso os prêmios para Mad Max, sinceramente achei um absurdo ter concorrido como 'melhor filme", por exemplo, pq o filme basicamente é gente correndo de um lado pro outro, mas mereceu todos os prêmios técnicos sim (inclusive merecia o de fotografia, embora o regresso tbm tenha uma fotografia incrível). É um filme visualmente lindo, as roupas sensacionais, os carros,  maquilagem.. Impecável. Eles usaram pouco efeito digital, levaram seis meses no deserto da Namíbia gravando, os carros foram montados pro filme. Muito bem cuidado quanto seus aspectos estéticos, só não tem roteiro.

Por fim valeu a pena tudo pra ter visto o que todos nós esperamos há anos, o reconhecimento de Leonardo Dicaprio. Discurso lindo (anti Tromp / Pró meio ambiente e minorias), ele classudo, academia aplaudindo de pé, Winslet sendo Rose e com os olhos cheio d'água pensando: Até que enfim ele tb conseguiu se livrar do fantasma do Titanic.

Enfim.. Só Dicaprio pra fazer esse festival de falta de noção ter valido a pena







Nenhum comentário:

Postar um comentário