9.10.10

O Rato

Desde o inicio das eleições não fiz nenhum post falando sobre a temática. Embora compreenda o assunto como da maior importância, no que tange política, tomar posições e defender determinados políticos outrora foram atitudes que em geral me levaram a uma decepção/frustração tão grande que prefiro me calar.

Porém, posso não defender pessoas, mas defendo posturas e também as critico quando necessário. E a campanha de Serra anda se fazendo de forma tão baixa, retrograda, escroque e leviana que sou obrigado a tecer uma meia dúzia de palavras do contrario eu me expludo inteiro e sobra só o olho.


Antes preciso fazer um adendo que se trata do fato deu não votar no PSDB nem que minha mãe venha como candidata, mas isso não me impediria de enxergar que um candidato está fazendo uma campanha com o mínimo de ética, o que não tem sido o caso de Serra.


Acho muito escroto o candidato que pra fazer campanha tenha de fazer uso do nome de seu opositor pra cada dez palavra pronunciadas. A estratégia além de antiquada e baixa tem, há alguns anos, sendo vista com maus olhos pelo eleitorado. Mas até ai tudo bem, nada fora do normal... Agora, se utilizar de lenda urbana espalhada pela internet a seu favor... Ai já é demais...


Quando comecei a receber mensagens diversas de todos os evangélicos do mundo falando que Dilma defende aborto, casamento, gay e come criancinha não dei muita importancia.. Só torci para que fosse verdade e que ela continuasse a crescer nas pesquisas. Mas devo confessar que fiquei espantado quando comecei a perceber a dimensão que isso tá tomando.


Sentado na cadeira do meu barbeiro ouvi um grupo de três homens defendendo insistentemente a imagem de uma Dilma que parecia uma enviada do capeta. Mesmo com tudo isso, não achei em momento algum que essa onda tenha partido de Serra ou de coligados, mas assistindo ontem o horário eleitoral e vendo a barriga de uma grávida com uma voz em off dizendo que Serra era a favor da vida eu me choquei com o papel que o candidato está se propondo diante do desespero da possibilidade da derrota.


Não se trata apenas de fazer uso de lendas e calunias. Muito pior que isso, se trata da tentativa de se sedimentar para o eleitor enquanto possibilidade assumindo uma postura tacanha de defensor da moral e dos bons costumes. Parece que tá disputando um cargo pra ser bispo na TFP em prol de tradição família e propriedade. Utilizar a imagem de Dilma como uma comunista comedora de criancinha é acima de qualquer coisa piegas e ultrapassado. Tal como um rato acuado, Serra ataca... De qualquer maneira, de qualquer forma, pra qualquer lado...


Durante essa semana li uma matéria bem interessante sobre o assunto na Folha Universal. Antes de continuar devo informar que leio toda semana a Folha Universal e gosto do que leio é muito melhor do que poderíamos esperar desta instituição.


Dentre as matérias dessa semana estava uma defendendo Dilma das acusações. Veja você mesmo:




No fim da matéria eles fazem uma comparação com uma situação ocorrida durante as eleições que Lula disputou com Collor e que em dias antes do segundo turno o empresário Abílio Diniz foi libertado de um seqüestro praticado por integrantes de movimentos revolucionário clandestinos da América Latina. Junto com os seqüestradores foram apresentados materiais da propaganda do PT, sugerindo um vinculo entre Lula e o crime, o que jamais foi comprovado, mas mesmo assim Collor venceu as eleições.



Vinte e um anos depois Serra continua fazendo uso da imagem de seus opositores como comunistas revolucionários que vão de metralhadora pro meio da selva e defender o amor livre, fazendo do Brasil a Babilônia... Infelizmente a única verdade dessa historia e a leviandade do candidato, se eu acreditasse no contrario certamente seria cabo eleitoral da Senhora Rousseff.

4 comentários:

  1. o phoda eh q ele faz isso pq tem quem acredite nele. e acredite piamente!
    agora reflita: um candidato que faça isso numa campanha politica oq seria capaz de fazer se eleito??? não q eu defenda a deeelma ou vote nela, uma vez q eu acho ela tao despreparada qto ele pra administrar o pais, mas enfim...

    abraços
    voy

    ResponderExcluir
  2. Bem, tua sintese resumiu a quanto anda a campanha.

    Então, esse é o problema, essa utilização desenfreada de lendas populares para ganhar a eleição, a centrralização da questão moral.

    É ridiculo, é lamentável.
    É como eu disse, um Brasil virando o Irã.

    Uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Copiar/colar da O+*

    A Dilma pode não ser a candidata dos meus sonhos (e não é mesmo, até prova - 4 anos - em contrário). Mas, o Serra é, com certeza, o candidato dos meus pesadelos.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que ainda tenha pessoas nesse Brasil que não se deixam levar pelos boatos maldosos.

    #Dilma13 na cabeça!

    ResponderExcluir