21.10.12

Sobre Avenida Brasil....



No dia 30/03 eu fiz um post aqui no blog falando sobre a então nova novela da globo, Avenida Brasil. Dizia que apesar dos baixos índices de audiência eu estava achando a  trama bacana e a fotografia fantástica, mas não sabia se iria permanecer acompanhando por que fazia muito tempo que não parava pra ver novela.

Pois bem.. Eu assisti do início ao fim e sigo achando que João Emannuel Carneiro o melhor autor dessa geração.... Fico feliz em saber que é o mais novo da emissora, o que me faz crer que o futuro deve ter seu passo.

Antes de tudo devo assumir as diversas falhas... Primeiro reconhecer que telenovela é um produto culturalmente pobre... As historias são rasas, com diálogos demasiadamente simples e atuações exageradas para que seja absolutamente compreensível. É um produto feito para um público de diversas castas da sociedade então tem a pretensa de ser simples, palatável... Deve ser algo que seja possível de ser compreendida mesmo qdo vc perde três, quatro, cinco capítulos ou ainda leve meses sem ver....

Em Avenida Brasil (falando da obra em si, para além do formato) houveram diversas falhas... A historia central era atraente, mas as secundarias chatíssimas.. Cadinho era um porre, Leleco e Murissi ng aguentava , Monalisa e seu salão quase que nem apareciam e por ai caminhava... Tanto era assim que a maioria desses personagens terminaram como começaram.. Tufão noivo de Monalisa, Cadinho com as três esposas, Murissi casada com Leleco... Tudo igual, prova de que suas tramas só estavam ali pra encher linguiça.

A novela seguiu numa crescente... A cada passo a protagonista ia mais longe, até o capítulo que a vilã descobre que a empregada dedicada era a menina que volta do passado para se vingar por ela ter a jogado no lixão e pior.. Tem provas de que durante toda vida ela tinha um amante, o transformou em cunhado e fez seu marido sustentar os dois filhos do casal. Logo após a descoberta foi uma sequencia de humilhações que fez o país vibrar... O problema é que ai estacionou e só retomou o folego nas duas últimas semanas.

Nina não tinha um plano, não havia o que ser feito... Segundo ela mesma queria fazer com que Carminha saísse de casa sem que o marido soubesse do seu passado, por que tinha medo dele ficar desesperado ao saber a verdade, saísse perambulando pela rua e acabasse morrendo como o pai dela (oi?????)...  Pra isso tentou seduzir o amante dela, gastou 500 pila num barco pra provar que era sua aliada e a gente fica se perguntando: Pra que??? 

Maxx, que era um malandro convicto, seguia convencido de que Nina era sua amante sem que ela nunca desse nem um selinho nele..  Mesmo sendo advertido por várias pessoas, mesmo sabendo que ela era a menina que ele jogou no lixão e voltou pra se vingar.. Ainda acreditava....

O lance é que, como disse acima, novela é um produto babaca mesmo e não da pra poder radicalizar... Eu tenho certeza que a Nina idealizada pelo João Emannuel Carneiro transava com o Maxx e digo mais.. Prendia ele pela cama... Dava horas e horas seguidas. Certeza que a tortura dela por Carminha, fez com que se perdesse na sua missão por sadismo, pk ela queria ver sua algoz sofrendo passo a passo.

Só que não da pra ir tão longe, o que deu pra fazer foi dar o primeiro passo.. E o primeiro passo foi criar uma mocinha que não é apenas boa, que tem sentimentos ruins, que pode querer se vingar, que pode mentir, enganar, fingir pra alcançar seus objetivos, pra ver a vilã ser devidamente castigada. O que deu pra fazer foi uma vilã que veio de algum lugar, que tem uma historia de vida que a fez assim.. Não se trata apenas de uma rica maluca e histérica que resolveu pegar um pobre pra cristo...  Uma vilã que ama profundamente o filho e se sentia culpada por um dia ter o abandonado.

Ainda com as falhas esperáveis de uma telenovela, João Emmanuel Carneiro avançou... Esperava mais do final, por que sempre espero muito dele mesmo... A morte de Maxx foi péssima, cada um dos uspeito fez uma lesão.. Um bateu, outro arranhou, outro mijou.. Até Carminha matar.

Uma blogueira que gosto muito e geralmente concordo com tudo que fala disse não ter gostado do final por não acreditar que pessoas como Carminha não podem se redimir e que não havia chance de perdão. Não acho que Carminha se redimiu... Carminha teve um sentimento que sempre peço a Deus pra ter muito vivo em mim.. Ela simplesmente percebeu que acabou.. Fim.. Não tinha alternativa.. Ou se entregava ou ia viver um inferno em outro país com um pai que odiava, matou sua mãe e a jogou num lixão... Como isso não era opção, restava pra ela desistir.. Nas últimas cenas ela tratava Mãe Lucinda de forma grosseira e hostil... Mas não tinha mais o que ser feito, as opções acabaram.. Não tinha mais dinheiro, aliados... Nada...

Nina e Carminha não viraram grandes amigas .. Elas tinham um vínculo, mais do que avó do seu filho ela vivia no lixão na mesma casa que sua "mãe de criação"... Carminha pediu perdão a Nina... E olhando ela ali, daquele jeito, naquele estado.. Dava pra perdoar.. Ela estava no mesmo lixo que a jogou... Nadou, nadou e morreu na praia... Nina triunfou... Nessas condições, da pra perdoar.

O final  e Carminha foi além das obviedades da morte ou de terminar louca... Ser presa não foi o seu castigo... Ela levou apenas três anos na prisão.. Seu maior castigo foi estar condenada ao lixão que ela se prometeu que nunca mais botaria o pé de novo aos 16 anos... Na estaca zero... Sem aliado, sem futuro...

São por essas e por outras que acho o saldo positivo, não foi perfeita, mas foi um passo...  Fico na torcida que de fato JEC seja uma referencia dos caminhos que a teledramaturgia pode seguir... É uma pena que na sequencia vem a louca da Gloria Perez.




5 comentários:

  1. Um eu gostei da novela
    O final ficou legal, mas deixou muita ponta sem no como por exemplo o filho da Suelen...
    Louca da Gloria Perez, adoro as novelas dela, acho muito boa, principalmente quando ela trata de assunto serio ou de cultura estrangeira

    ResponderExcluir
  2. Texto cansativo e sem proposito, tal e qual o dono.
    Vai ler Borges, bebe.

    ResponderExcluir
  3. Eu juro que não acompanhei assiduamente... mas compartilho das tuas impressões. Admito que na primeira olhada - o final da vilã - me pareceu fraco... mas depois "peguei o espírito da coisa" e entendi que não tinha saída melhor - e mais original - que essa. Nada e morrer na praia é mesmo um castigo medonho. Gosti.
    E meu querido - não sou dado a cobranças e mimimis - mas acho que o senhor (e toda essa capacidade criativa/imaginativa) estão me devendo uma participação na Gincana... hahahahahahaha! Adoraria ter o Gatón no páreo! Bjão! E boa semana!

    ResponderExcluir
  4. suas avaliações são sempre excelentes.

    ResponderExcluir
  5. Cara, vc pegou bem o espírito da coisa! Eu também avalio por aí. Não acompanhei a novela propriamente dita, mas sempre lia comentários e, portanto, estava inteirado do assunto.

    Também gostei da sua análise. É bem isso mesmo!

    ResponderExcluir