21.11.12

– Eu vou votar no Haysam, o gay da casa



Essa foi a bombástica frase  disparada hj na fazenda de verão e que possivelmente vai repercutir e ser tema em diversos programas de televisão, blogs, revistas e etc...

A autora da frase foi pra roça com todos os votos da casa exceto o seu mesmo.. Este  foi pro Haysan que ela intitulou como "o gay da casa", fazendo o colega ficar desestabilizado durante todo resto da transmissão ao vivo.

Beleza, mas antes de continuar vamos fazer uma retrospectiva dos acontecimentos que trouxeram a situação até esse momento...

A fazenda começou  no dia 31/10 com 16 participantes, dentre eles Haysan. Alguns dias depois o celeiro (que fica a parte da sede onde desenrola o jogo), recebe quatro participantes,  dois homens e duas mulheres. O público deveria escolher um casal pra entrar no jogo. Os vencedores foram Rafael; um técnico de refrigeração com 26 anos, negro, carioca e morador de Cidade de Deus; e Angelis uma assessora de imprensa, mineira de 27 anos. 

Logo que chegaram foram bem recebidos na casa, mas na primeira festa Angelis se envolve em uma briga, que na minha opinião, foi uma das maiores (se não a maior) de todos os reality shows que já foram transmitido nesse país. Não existe um vídeo com a briga da integra, apenas a versão editada pela record...  Vou colocar o vídeo ai em baixo, ele tem 16 minutos, como sei que a maioria não vai ver eu explico logo abaixo... Na verdade até pra quem ver vale a explicação por que o vídeo é bem confuso e eu já vi dez mil vezes...



Aparentemente o que aconteceu foi o seguinte... Rafael foi dançar com Haysan na festa (não tem esse vídeo) e a Angelis disse algo do tipo: "Ah, relaxa... Curte ai.. Fica livre"... Dando a entender que ele deveria curtir o negão e esquecer o namorado do lado de fora. Haysan conta o fato pra Bianca que depois comenta com Angelis que ele namora, ama o namorado, que jamais ficaria com alguém na casa etc etc etc... Angelis nega que tenha tido a intensão de dizer isso quando falou pro Haysan curtir lá dentro... Haysan diz que Rafael deu em cima dele e Angelis retruca dizendo que eles (Haysan e Bianca )são loucos, que o cara tem noiva do lado de fora etc etc etc... E acusa Bianca de racista... A partir daí Angelis pira, manda as meninas pastar da sala, faz diversas acusações.. Haysan perde a cabeça e começa a chamar Angelis de puta, gorda, roceira, baleia, etc etc etc.. Ela dança de forma debochada e instiga a briga... Passa em cada participante e faz provocações... Existem várias trocas de farpas, xingamentos de todos os tipos,.. Todos com muito Piiiiiii... De maneira que a gente não ouve quem xingou quem de que...  Todos estavam bêbados, alterados,  Haysan chega a jogar um copo d'agua na cara de Angelis e o clima fica realmente pesado... Ela ganha antipatia de toda casa que debochadamente começam a cantar zoando com ela, que por sua vez só de sacanagem tira o microfone pra que toda casa receba punição.

Após esse dia Angelis é odiada por quase toda casa e começa a ficar quieta pelos cantos.. Alguns participantes por pena ou politica tentam ser corteses com ela de alguma forma o que gera um racha em que. Haysan é o "lider" da oposição a Angelis (por achar um absurdo as pessoas "caírem no seu papel de coitadinha") e Rodrigo é o líder do bom-mocismo.. Os dois, que até então se entendiam super-bem, passam a brigar, pk de um lado Haysan acredita ser política de Rodrigo e do outro Rodrigo acha que o Haysan quer que toda casa ande de acordo com o que ele acha correto.

A partir daí Angelis torna-se o foco indireto e direto de diversos conflitos dentro do grupo.. Inocente ou não  ela acaba delineando o jogo. Vão pra roça Gabriela e Rodrigo, dois dos poucos que a apoiaram... Gabriela é eliminada e Rodrigo pede pra sair dois dias depois. 

Haysan é passional e autoritário.... Acredito na emoção que sente qdo se coloca, mas a maneira emocional que conduz tudo faz com que as vezes fale demais... Angelis aproveita cada furo seu... Qdo ouve que ele está espumando falando dela em algum lugar faz a linha equilibrada e diz não entender por que ele não para.

Quem me conhece sabe que eu tenho a tendencia natural a querer que as samambaias saiam da casa e que as pessoas que geram entretenimento pra minha televisão permaneçam.... Na terceira semana do programa existem diversos participantes que ainda não sei nem o nome, pra mim eles deveriam ir na frente e Angelis deveria ficar.

A briga que desencadeou isso tudo foi no dia 08 ou 09 e até então a questão da suposta homofobia de Angelis foi citada uma vez... Alguns dias depois, numa prova em que os participante deveriam dizer o que pensavam dos outros, Haysan diz ter ficado ofendido por ela ter chamado ele de gay de forma pejorativa... A gente não tem como saber se foi gay, bicha, viadinho ou qual xingamento exatamente.. Ele estava tão bêbado que talvez nem consiga precisar, mas teoricamente ela disse algo. Porém considerando que ele a chamou de  roceira (em função o seu sotaque mineiro), baleia assassina, puta e etc e tals.. Acho que se formos levar tudo ao pé da letra temos aqui homofobia, machismo, xenofobia etc etc  Então acho que ficamos no 0 X 0, certo???

O lance foi que hoje durante o programa o argumento da homofobia volta, ele diz que vai votar nela por ela o ter chamado de gay, aliás ele diz votar nela por esse emotivo e várias pessoas tomam suas dores e votam pelo mesmo motivo... Angelis por diverrsa vezes sorri ao receber um voto, desestabilizando seus "algozes"... Na sua vez ela apenas diz a frase:  Eu vou votar no Haysam, o gay da casa...

Claro que a frase não foi em vão e gera um enorme desconforto... Haysan retruca sem muito alarde, mas depois a câmera vai nele várias vezes... Tava chorando... É claro, ela desestabiliza MESMO!!! Na prova que os participantes deveriam dizer o que pensam um do outro, ela diz que só se desculpa pelo microfone e ele responde: Então você é uma pessoa preconceituosa???? 

Sinceramente, achei apelação... Não to dizendo que não há homofobia no ato dela, claro que há.. Mas a sua fala tava dentro de um contexto, ele querer dizer que a única pessoa que teve uma colocação preconceituosa naquele momento foi ela por ter mexido no tocante homossexualidade é querer puxar muita sardinha pro seu lado... Angelis não se desculpa e ele não consegue se esconder atrás da barra da saia da homofobia... Na votação de hoje ela ao vivo manda uma dessa e Haysan se vê sem proteção.

Eu, definitivamente, entre Angelis e Bianca (a menina que tá disputando com ela) fico com Angelis... Bianca não tem sal algum e acrescenta muito pouco a trama da casa... Minha única preocupação é que no twitter imediatamente vieram vários comentário dando a entender que não havia homofobia no seu gesto, pk chamar um gay de gay não seria preconceito... Que só haveria cabimento caso ela tivesse o chamado de "viadinho", "bicinha" ou qq coisa do gênero...



Mas a coisa não é por ai, claro que ela usou gay de forma pejorativa, pra ofende-lo.. Não foi apenas um dado... Basta imaginar que ela falasse: Vou votar no Rafael, o negro da casa. Quando Haysan retruca ela diz : "É assim que se define uma pessoa igual a ele, né??? Não tem outro nome!!!"...  Ou seja.. Ela deu um tom de ofensa mesmo... Vou te definir como ISSO...

Eqto telespectador quero que Angelis permaneça na casa por que ela é a protagonista de todas as tramas e claro que quero trama, do contrario veria teletubbies.. Não gostaria que ela ganhasse o programa, mas não acho que deve sair agora. Enqto gay gostaria de saber que o Haysan ao sair da casa correu atrás dos seus direitos e que ela tenha sido punida por ter mexido no lugar errado.. 

A única coisa que me preocupa dos motivos que estaria levando ao público a votar na Angelis.. É o que sempre falo aqui.. o reality show reflete a mentalidade das pessoas e embora acredite que boa parte deses votos sejam de gente querendo ver o circo pegando fogo (e ai não estamos falando em homofobia especificamente) também temos aqui um número significativo de pessoas que estão acostumadas a um discurso muito razo a cerca da homofobia.. Um discurso que costuma ser difundido para o público pelas igrejas em geral ou de forma muito confusa em programas popularescos. Um discurso que está  sempre tentando convencer a população que a comunidade gay quer fazer de si um segmento super-poderoso, intocável na sociedade... E de maneira muito natural o opositor demostra não ver nada demais em rotular oras... Em ter direito de não gostar, de não querer... De manter as coisas exatamente como estão, como se assim, já estivesse bom.

Mas depois de toda essa reflexão pensei que esse vucu-vucu era coisa do twitter, mas que nem sempre ele é um representante fiel do grande público e então fui ver a pesquisa da da UOL e ai... 


Putz...


Ah gente.. Pior se ela fosse candidata a deputada, vcs não acham???
Que??? Se ela permanecer vai ganhar força????
Pode ganhar o programa???
Pode de fato amanha ou depois ser candidata a deputada???
Será???

Acho que to com medo dela....



5 comentários:

  1. É, esse discurso raso realmente sobre a homofobia é o problema, fico me perguntando aqui: como nós podemos mudar essa situação? como nós, blogayroz, podemos agir para informar o que é realmente homofobia?

    ResponderExcluir
  2. É baphão de verão... hahahaha! E tipo: tô achando que essa capivara fica... oh, shit!

    Querido... se teu "marido adorou a cara do prato" manda ele aqui pro sul que terei muita satisfação em lhe oferecer uma prova da minha comida...

    Hehehehehe!

    Bjundas!

    ResponderExcluir
  3. Superconcordo! A volta dos memes blogueiros por si só já seria o começo do Armageddon... hhahahahahahaha!
    Agora... na boa: cata logo esse vizinho... afinal, faz tempo que tu tá querendo... hehehehe! Bjundas!

    ResponderExcluir
  4. Sério , a que ponto chegamos?

    http://the-paperboy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Menino, menino.,... Vc tah doido?? Sou um homem comprometido!!!!

    ResponderExcluir