28.5.14

Um Epílogo



Um belo dia eles se conheceram, os olhares se cruzaram, a química rolou  e o encaixe foi perfeito. Dai por diante dias mágicos com direito a borboletas na barriga. Ele abriu seu coração revelando suas angustias e ele surpreendentemente acolheu esse coração tão, tão, tão machucado. A leveza dos encontros furtivos já não faziam mais sentido era hora de dar um passo a frente, mas havia uma distância... Apenas geográfica dessa vez (tantas vezes houveram tantas outras que pareciam tão mais insuperáveis), porém ainda era distância... Meses de contato via internet, viagens pra lá, viagens pra cá recheadas de expectativas, carinhos e tesão tiveram a sua conclusão com um status de namorando no facebook... Eu disse um status... Não dois!!!

Ok,ambos colocaram prós e contras na balança o saldo de um era que valia a pena e do outro que não. É sempre assim, se trata de uma guerra Senhores, como bem diz o ABBA no clássico da música internacional The Winner Takes it All o vencedor leva tudo e o perdedor tem que cair... Pra quem começa uma nova relação aquela foi uma experiência bacana, pra outra ponta esse momento de se tornar uma experiência importante também vai chegar, mais por enquanto foi apenas uma perda. Continuando a fazer citações ao cancioneiro, agora da boa música brazuca, temos Maria Rita (alguns vão dizer Arlindo Cruz) em trajetória brilhantemente nos informando que "não há no mundo lei que possa condenar alguém que outro alguém deixou de amar". Ainda que talvez não fosse o sentimento em jogo, o que quero dizer é que esse cara ter encontrado outra alternativa é um direito legítimo e que a gente compreende. Claro que quem tah na outra ponta tmb tem legitimidade no seu direito de ficar puto e ter vontade de que o carinha escolhido exploda inteiro e sobre só o olho, não da pra cobrar muita maturidade aqui, se ficar só no campo do desejo a gente entende e aposta que uma hora vai passar.

No caso da historia narrada temos como um leve agravante a descoberta via facebook ainda mais quando poucos dias antes mensagens carinhosas foram trocadas. Ele questionou surpreso quando o outro confirmou e xeque mate, planos diretamente pro lixo, despachado nas redes sociais. Esperava um pouco mais de consideração, mas no fim.. Com ou sem consideração doeria de qualquer maneira... Até ai o autor está compreendendo ambas as pontas da história, só começa a achar esquisito quando...



... O gajo começa a seguir o caminho muito comumente traçado que é a do "não te quero, mas sou fofo"... Todo mundo na vida já viu isso em algum lugar.Você não é uma escolha pro cara, ele traçou outro caminho, sabe dos seus sentimentos, conhece a sua carência e o tamanho do seu buraco, mas é um pooooooço de gentilezas.  O primeiro sinal desse torturador pós graduado em Auschwitz é naturalizar a situação... Ok... Nós trocamos mensagens carinhosas, tudo parecia que daria um namoro, eu demostrava ter interesse nisso ainda que apontando as dificuldades, mas opa.. Resolvi namorar outra pessoa do nada e fiz vc saber via facebook, pq afinal não temos compromisso e isso me da o direito de desconsiderar o que vc sente por mim. Daí encaro como imaturidade sua, ego ou qualquer coisa que faça vc se sentir um retardado simplesmente por sentir de forma coerente a o que estava sendo vivido. No momento que vc cobra  vai ouvir qualquer resposta ligada a educação, ou perfil, personalidade... "meu jeito é esse", "minha mãe me educou assim", "teria que me tornar ignorante com vc??"... O nome disso é sadismo, Banana de Pijama!!! existem mil tons entre a indiferença e o namoradinho fofo... Se eu sei que alguém tem expectativas em mim que não posso corresponder eu não preciso mandar mensagens carinhosas e gentis para não alimentar o que não quero sustentar. 

O sadismo não para, depois que vc já chorou um balde e acabou com o estoque de lenços da farmácia ele vai mandar uma mensagem dizendo que tá com saudades e pra quem ainda tá no chão uma migalha em 300 caracteres vai fazer com que abra um sorriso, pq esse alguém queria muito  tirar aqueles planos da lixeira, mas ele não vai tirar, afinal já fez sua escolha, só queria mesmo manter vc apaixonadinho. O que tá difícil pra entender é que talvez um dia possam até de fato ser amigos, só que hoje não, antes disso, na cabeça da outra ponta vc precisa deixar de ser uma promessa, pra que não venha se ferir.

O cara do perfil "não te quero, mas sou fofo" em geral são fofos desde antes do fim, mas é necessário que saiba canalizar essa generosidade de forma funcional e de dois passos pra trás quando percebe que não pode dar o que o outro precisa. O que eu sinto é que muitos sabem disso, mas por carência, ego ou qualquer coisa nesse sentido mantém o outro em "stand by".. A tentativa de ancorar sentimentalmente alguém com quem não tenho planos de dar seguimento te tira a oportunidade de deixar uma passagem bacana na vida da pessoa, com uma contribuição positiva e reafirma a certeza que você não conhece alguém pela maneira que ela entra na sua vida, mas pela maneira que sai. Se não for pedir demais deixo para o leitor que se enquadre em qq uma das pontas dessa historia (ou que não se enquadre em ponta nenhuma) que não deixe de seguir um dos bons conselhos do texto "filtro solar" não sendo leviano com o coração alheio e nem se permitindo gente de coração leviano, assim a gente fica só com a tristeza do fim e se livra do dissabor da decepção. 

6 comentários:

  1. Nouuuusssss.....
    Sei exatamente como é isso....e nem sempre essa relação se estabelece somente no campo virtual.
    É meio chato quando o ex quer fazer a linha "sou super querido e quero ser seu amigo" logo depois da separação.....
    Uma coisa é manter uma relação tranquila...outra é querer estar presente nesse momento....
    Eu preciso de, pelo menos, uns 02 meses de maior distância para depois poder voltar a me aproximar como amigo (quando merece, claro!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poizé, né??
      Não sei se é um mês, dois, ou três.. Mas é preciso que haja um tempo.. Tempo pra respirar mesmo, tempo pra vc não identificar no cara aquela intimidade que já não procede mais...

      E claro que não rola só no campo virtual, o ex fofo tá em tudo quanto é canto...

      Excluir
  2. Melhor fazer a "bicha má" e pulverizar de vez o vivente! ;)

    ResponderExcluir
  3. Né, minha gente?? Acabou, acabou oras.. Bola pra frente...

    ResponderExcluir
  4. 99% das vezes sou qm se fode, as pessoas n entendem q vc agir c tanto carinho assim manda msg errada p outro mas ne. Cmo sempre digo nos términos dos meus relacionamentos, o nosso relacionamento só daria certo se tivessemos nos conhecido se vc conseguisse se curtir sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sesempre diz a mesma coisa quando termina suas relações talvez seja um indicativo de que precisa rever algo em vc.. Não??

      Excluir