5.6.09

A pílula Vermelha


"...Você já se sentiu como se não soubesse se está acordado ou se está sonhando?... Você sabe de algo. Não consegue explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há; como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo... Chegou a hora de fazer uma escolha... Você é quem escolhe... Mas pense, Depois de tomar a pílula vermelha não existe caminho de volta"

Extraído do filme MATRIX - Morpheu pede à Neo que escolha entre saber a verdade ou continuar vivendo a ilusão de sua vida. As pílulas Vermelha e Azul representam essa escolha.

Não saber é uma dádiva, acredito piamente que a maior via para a felicidade é alienação depois que você toma a pílula vermelha e passa a enxergar densa rede que existe atrás de todas as coisas tudo parece torpe, os valores relativos e o fundamental apenas um status.
Após a pílula vermelha vc começa, por exemplo a racionalizar o fim certo de todas as coisas, a entrar nas relações pensando que elas vão fatalmente acabar, a superar perdas de forma tão instantânea que torna questionável até que ponto houve a entrega. Começa tb a ver os discursos analisando o autor e seus interesses... A suas necessidades de aceitação, afirmação, valorização... A vida se torna um jogo racional de cartas muito bem marcadas. Tudo parece ser mensurável, passamos a pensar o qto podemos obter considerando o qto temos de fato a oferecer... Camuflamos o que falha, exaltamos com vigor o que funciona para chegar num lugar que ng sabe ao certo, mas que tb não há de ser tão valoroso pk tudo se torna absolutamente relativo. Nossos, ícones, ideais amorosos, políticos, crenças... Tudo vira uma grande maquina que funciona a base de interesses individuais. É como a caverna do dragão... Tudo que há naquele lugar (Vingador, mestre dos magos, Une, o dragão de sete cabeças e etc) tem como única função: Manter os personagens naquele inferno que estão condenados, na eterna busca de voltar pra casa, lugar este que nunca vai chegar, mas não havendo essa ilusão, não haveria busca e essa busca eterna é o maior dos castigos.
Melhor saber disso??? A fantasia é sempre uma excelente alternativa, mas é na realidade que se vive... Preciso acreditar que mesmo sabendo que o lar perfeito que se deseja voltar é uma ilusão vale a pena acreditar que as coisas podem ser melhores e viver em busca disso. Não sei qual é o fim da historia, mas espero que qdo chegar nele olhe pra trás e sinta que independente de quais foram meus objetivos a minha caminhada tenha valido a pena


"A cada dia que vivo,mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos nas forças que não usamos na prudência egoísta que nada arrisca e que esquivando-se do sofrimento perdemos também a felicidade!!!

(Carlos Drummond de Andrade)"

5 comentários:

  1. Não entendi porque você escreveu isso...rs

    ResponderExcluir
  2. Eu sei... Mas se vc n sabe.. Sorte sua...

    ResponderExcluir
  3. Hummm fico imaginando... e sabe que o inferno seria bem diferente sem pessoas invejosas... Mas se elas não podem viver no paraíso, pra onde elas iriam?....
    Ah vc é mesmo medonho....
    Bjo meu, Alê

    ResponderExcluir
  4. Eu acho melhor ser um crítico deprimido do que um alienado feliz.

    Gatinho, você já leu o eclipse da Razão do Teodor Adorno?

    Bom, leia que você ficará mais pessimista ainda. Mas enfim, precisamos ter um horizonte, acreditar que algo é possível se não chegamos a lugar nenhum e deixamos a onda nos afogar, ou a rede nos prender, como diria o Adorno.

    Beijos me liga.

    ResponderExcluir
  5. Gato, sou eu Jay,

    Nossa quando vi seu comment lá no post eu vim ver o que o Alê te disse... olha eu não vou defender ele não, de jeito nenhum. Se vc viu bem no post que ele fala sobre ele, viu tb que ele tem essa mania de falar o que vem na cabeça.
    De minha parte eu adoro seu comments, de coração te digo que eles me fazem pensar em perspectivas diferentes. Mas como eu vivo com o Alê, sei que ele não falou com rancor ou raiva não, ele tem um coração muito doce tb, mas língua.... hummm afiada. Espero que depois que ele ler seu comment de volta, que ele se justifiue, mas se ele não o fizer, não se preocupe não, eu sei que é brincadeira sua e sei que vc tem um coração lindo tb.
    Talvez se ele estivesse mais abituado com seus comments como eu ele teria reagido diferente...
    Nossa falei que não ia defender mas acabei fazendo foi isso né?
    Ah e espero que vc não deixe de passar por aqui outras vezes.
    Não fica magoado não eu te gosto de coração
    Bju com carinho Jay

    ResponderExcluir