21.6.09

Utilidade Pública - Irã




Recebi o e-mail de um amigo hj falando sobre essa situação do Irã, que considero importante discutirmos.

As notícias sobre a eleição do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, tem sido constante em nosso noticiário. Uma eleição aparentemente fraudulenta que gerou manifestações e protestos no mundo inteiro. No Irã, as manifestações, que exigem apenas uma recontagem de votos, tem sido reprimidas com violência. O governo Iraniano tenta impedir as publicações para que o mundo não veja o que acontece. Tenta também coibir o uso da internet, uma vez que a população, tem tentado mandar noticias e imagens através deste espaço. O twitter e os blogs tem sido as maiores vias de divulgação do que tem acontecido no Irã.

Devo assumir que passa pela minha cabeça que a mídia poderia estar pintando o quadro mais feio do que de fato é, uma vez que não acredito nessa generosa solidariedade do primeiro mundo ao povo iraniano, porém o Sr. Mahmoud Ahmadinejad não é nenhum ilustre desconhecido. O presidente que enforca homossexuais, apedreja mulheres, que negou o holocausto e diz que não é obrigado a seguir os direitos humanos, tem se colocado publicamente com seu autoritarismo ditatorial sem nenhuma cerimônia. Antes tinha o forte argumento que era um presidente eleito, por pior que fosse seu povo o escolheu, agora se nega a por a prova o quanto é de fato eleito democraticamente.

Rona Hermman em seu blog (local de onde meu amigo tirou a noticia) diz: “O mínimo que podemos fazer é ter olhos para ver o que estas pessoas estão tentando nos transmitir, algumas delas pagando com a própria vida”. Concordo absolutamente e é por esse motivo que estou aqui divulgando alguns espaços na net onde estão sendo feitas essas publicações.

Veja as fotos que estão sendo bravamente publicadas por ativistas pró-direitos humanos, como Madyar, no Twitpic.

http://twitpic.com/photos/madyar


Neste site é possível acompanhar todas as notícias, publicadas por estudantes e ativistas.

http://iran.twazzup.com/


Neste site se acompanha imagens e vídeos, além de textos e informações sobre os protestos (a maioria dos textos em farsi, mas há alguns em inglês).

http://www.madyariran.net/


Acessem, divulguem, opinem... Não é olhando para o lado, vendo a desgraça alheia e dizendo: “Dane-se, n é comigo mesmo”, que a gente constrói nada. Além do que ,o mal que bate na porta do seu vizinho hj, pode bater na sua amanha.

5 comentários:

  1. Oh meu amigo sumidinho.
    As vezes fico pensando que de alguma forma, algumas partes do mundo ainda se vive na época da barbarie, não propriamente, mas é díficil entender como em pleno século XXI possa ainda existir políticos autoritários e sem um pingo de dignidade humana. A falta de poder e governo gera a anarquia, mas o excesso de poder ou uma sede insassíavel de se permanecer a qualquer custo no poder gera morte e violência. Precisamos estar sempre de olhos bem abertos.
    Bom que você divulgue isso e nos alerte.
    Abraço e boa semana.
    Jay

    ResponderExcluir
  2. Selinho pra vc no meu blog querido. Não deixe a música parar ok?
    Passa lá pra pegar.
    Bju

    ResponderExcluir
  3. ta uma coisa por lá... no twitter estamos com uma campanha de colocar verde em nossos avatares

    ResponderExcluir
  4. Nesses momentos sentimos uma gigante impotência diante dos fatos. Já passou da hora de o presidente iraniano ser acusado e julgado pelo Tribunal Penal Internacional e o Estado Iraniano ser julgado pela Corte Internacional de Justiça. Por mais que o presidente ache que não é obrigado a respeitar os direitos humanos, ele não se exonera do dever.

    ResponderExcluir
  5. Tem um post novo sobre essa situação no meu blog. Quando puder, dê uma passada por lá.

    http://qualhoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir