17.10.09

Flash Mobs - O Dia verde


Se tem um movimento que tem vindo com tudo na atualidade são os Flash Mobs. A Wikipédia define como: Aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.


Defendo com unhas e dentes a bom aproveitamento da utilização do ciberespaço, por entender esse, como uma grande facilitador que vem revolucionar algo que andamos perdendo exponencialmente no decorrer dos anos: O encontro. E quando falo de encontro, não me refiro apenas o seu sentido literal, estou falando de algo muito mais amplo, sou contra essa visão de que internet afasta pessoas... Internet n afasta nada, só aproxima, mas como tudo na vida, deve ser bem usado.


Nossa utilização da rede ainda é muita imatura, até em função de sua pouca idade, estamos engatinhando. Os Flash Mobs acabam por se tornar uma expressão da época em que vivemos, e os movimentos gerados por eles, se mostram como uma brincadeira de quem ta conhecendo as potencialidades desse espaço. A passeata dos solteiros, o no paints day, são dois exemplos de Flash Mobs que foram badalados em 2009, inclusive ganhando visibilidade na grande mídia.


E foi nesse embalo que o Jayson Waider do K entre nós, propôs o dia verde, um Flash Mob, nascido na blogsfera. A idéia é fazer um movimento até o dia 31 de outubro, onde todos que aderissem fariam alguma postagem sobre ecologia nesta data e a manteria no seu blog por um período de pelo menos 24 horas. Divulgaríamos a idéia em nossos orkuts, twitters, blogs, face books e todos os espaços que tivéssemos acesso afim de criar visibilidade pro movimento.


Acho a idéia ótima, eu estou super aderindo, o Jay, se mostra completamente aberto a propostas para esse e outros movimentos, afinal, dando certo esse pode ser o primeiro de muitos. Inclusive aproveito a deixa e já faço minha proposta: Acho que a blogsfera está repleta de blogs gays, pessoas inteligentes, criticas, que fazem a diferença... Por esse motivo acho que devemos fazer uma seqüência de Flash Mobs, até a data da próxima parada, onde, de acordo com o sucesso do movimento, tentaríamos algo maior. Uma parte significativa de nós é contra a parada e tb contra muito da dinâmica do dito meio gay. Sem ser preconceituosos, sem discriminar, sem desmerecer os trabalhos que já acontecem, sem nos colocarmos em cima de um pedestal, podemos tentar criar uma identidade pra um grupo que pensa e vivencia sua homossexualidade de uma outra forma, tentando vender, antes de qualquer coisa, um estilo de vida, com nome, símbolos, frases etc etc etc....


O Gato de Cheshire adere o dia verde e espera que de muito certo, grande sacada Jay.... Parabéns...


6 comentários:

  1. Gato! Sim sou eu. Estou vivo sim e bem. Estive e ainda estou asente por 2 meses mas você me chamou a atenção para o lapso temporal que na net é muuuito tempo. Vou ficar uma cara lendo tudo por aqui. Obrigado pelo comentário. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu também já aderi a ideia dos mlks do Ká Entre Nós e estou divulgando. Dia 30 todo mundo falando sobre meio ambiente =)

    acaba de ganhar mais um seguidor
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Legal a idéia. Dia 31... Vou pensar em algo pra postar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom gato! Eu também ja aderi a idéia dos caras, tambem fiz questão de divulgar la no blog. Assim como você acho muito importante agente divulgar esse tipo de iniciativa e também compreendo a importância que nós temos frente ao cyberespaço, temos que utilizar melhor esse espaço!

    abração bom final de semana!

    ResponderExcluir