4.11.10

Os Coloridos da Fazenda

Crianças lindas do meu Brasil (tipo Elke Maravilha falando) antes de começar o meu post devo informar que passarei alguns dias ausente.. Acredito que pelo menos umas duas semanas meio sumido. Um certo pássaro colorido estará voando pela planície Goytacá e sempre que tal fato ocorre o gato fica meio away do blog... Dia 09 é meu aniversário e vou ver se posto alguma gracinha.. Caso não o faça quem tem meu telefone faz favor de ligar, quem não tem da um jeito de descobrir.. Adoro DDD de longe!!!
Agora vamos o que interessa... Os coloridos da fazenda...



No inicio desse ano o BBB, a fim de aumentar as tramas do programa, resolveu dividir os participantes em grupos, havendo dentre eles o grupo dos coloridos. O assunto foi amplamente debatido gerando grandes controvérsias, ainda mais com a presença de um homofóbico rasgado na casa. Os coloridos eram compostos por três gays assumidos Dicesar, Serginho e Angélica. Na ocasião cheguei a fazer um post aqui no blog com o título “falando por uma classe”. Onde explico o porquê à figura do Dicesar me incomodava ainda mais do que a do Dourado. Basicamente falo que pior do que o algoz é a vítima que abaixa a cabeça, não bate de frente e que tem como alternativa ficar de mi-mi-mi pelos corredores. Falo antes de qualquer coisa sobre a responsabilidade de falar por uma classe, papel em que esses três participantes receberam e tomaram pra si com gosto.
Na terceira edição da fazenda também houve divisão de grupos, mas não foram grupos de afinidades. Desta vez temos dois homossexuais assumidos, a transexual Nani People e o cabeleireiro Carlos Carrasco que ocasionalmente ocuparam grupos distintos. Qual a grande diferença entre os coloridos do BBB e da fazenda? Na fazenda o assunto homossexualidade quase não é pronunciado, ng resolveu falar em nome de uma classe menos ainda se esconder atrás dela.

Na atual formação da roça se encontram os dois homossexuais e em momento algum isso foi compreendido como homofobia e de fato não é.. A dinâmica do jogo levou a isso. Ambos os homossexuais ocupam lugar de destaque nos seus grupos. Nos 30 segundos que tem para falar pro público nenhum dos dois pediu voto dos homossexuais e nem nada parecido... Estão ali falando em nome deles mesmos.

No programa de hoje uma discussão entre Nani e Dudu Pelizario poderia ser um prato cheio pra ela se colocar de vítima... No meio da discussão ele diz que é ator e não um homem vestido de mulher fazendo palhaçada. A colocação escrota foi feita por quem há poucas semanas a defendeu numa discussão dizendo que não iria deixar Tico Santa Cruz gritar com uma mulher. Homofobia??? Não, oportunismo.. Assim Nani tb entendeu... Pra que haja vítima alguém precisa se reconhecer dessa forma e Nani não se reconhece.

Sinto falta de ver homossexuais em tramas que vão além das suas sexualidades. Aqui no blog numa outra ocasião falei sobre o filme Monster, que fala sobre a primeira Serial Killer mulher registrada... Em monster o fato das personagens principais serem lésbicas se torna fichinha perto da trama principal do filme.. Poderia ser um casal hetero, não modificaria em nada.. Em momento algum se discute homossexualidade, problemas de sexualidade ou qualquer coisa nesse sentido... E gosto disso.. Se queremos de fato ser vistos para além de nossas sexualidades precisamos nos colocar dessa maneira. Nem todos os problemas de nossas vidas necessariamente passam por esse lugar, nem todos os golpes que recebemos são gestos de homofobia.

No movimento negro durante muito tempo criticou-se que o negro na televisão quando raramente era colocado na classe media era para discutir racismo. A pergunta era o porquê de não poder se colocar uma família negra no centro de qualquer trama, com qualquer problema como qualquer outra família.

Trago a mesma discussão pro universo gay, precisamos batalhar por esse espaço e fico contente de ver Nani e Carrasco se colocando dessa maneira.A fazenda tem se mostrado de uma produção infinitamente superior a do BBB, o grupo está bem melhor e os “coloridos” estão de dar gosto.

8 comentários:

  1. Feliz aniversário antecipadamente, pois, Gato. Divirta-se bastante no mundo real. O virtual estará aqui quando você voltar. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Escolher falar por uma classe sempre dá problema, porque nunca todo mundo concorda com você, e acaba não se vendo representado naquilo ali.

    A ideia toda é essa: não é aparecer em tudo que é canto, é tudo ser visto como uma coisa normal e cotidiana. Mas penso que para a coisa esfriar, primeiro ela precisa esquentar e explodir.

    Beijos GAtón!

    ResponderExcluir
  3. não comento pois não assisto ... então ...

    mas quero deixar aqui registrado os meus votos de um feliz aniversário ao amigo e a minha cobrança qto ao presente q o senhor nos prometeu como aniversariante ... queremos q o SENHOR seja o próximo entrevistado do quadro nas Garras do Gato ... qto ao entrevistador continuo sugerindo o AD ... vai ser uma loucura isto ... rs

    volta logo querido

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  4. concordo.
    apesar de nao assistir a fazenda.
    a gde maioria dos gays de hj acham q tdo q eh feito contra eles eh por serem gays. colocam a homofobia acima de tdo! ha sim homofobia em tma coisa, mas tem coisas q vao alem disso...

    bjs do voy

    ResponderExcluir
  5. Feliz aniversário!

    Acho que para falar em nome de outros, estes outros deveriam ter mandatado a pessoa para isso, né? Senão é usurpação, só isso.

    ResponderExcluir
  6. Feliz aniversário antecipado tambéem! Muito homem e dinheiro pra vc, viu?

    Sobre a fazenda e tal, também não assisto, mas concordo de que só deixaremos de sofrer preconceito quando deixarmos de ser gays, para ser também gays.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro Feliz Aniversário também... afinal já é amanhã!

    Quanto aos coloridos de A Fazenda... também estou muito satisfeito com a postura dos dois diante de uma casa tão diversa de opiniões!

    Enfim... parece mesmo que estamos aprendendo a nos defender e nos impor... com dignidade!

    ***


    ;-D

    ResponderExcluir
  8. Felicidades Yag!!! :D Bora beber?
    Nao vejo a fazenda

    ResponderExcluir