23.2.11

Oscar 2011 (Before)



E domingo agora é chegado o grande dia do tapete vermelho, eu como vocês bem sabem, fico sempre na árdua maratona de assistir todos os filmes das principais categorias até o dia da festa. Esse ano coloquei pra vocês acompanharem passo a passo a evolução da minha missão e agora faltando 4 dias da premiação faço aqui meus comentários e apostas. Infelizmente ficaram faltando dois filmes que não consegui ver até agora e tão pouco acho que conseguirei até a data. Por esse motivo os comentários a cerca das categorias “ator” e “roteiro original” vão ficar meio capenga. Tentarei ser sucinto e o mais breve possível... Vamos lá


Melhor Filme



- A rede social
- O discurso do rei
- Cisne negro
- O vencedor
- A origem
- Toy Story 3
- Bravura indômita
- Minhas mães e meu pai
- 127 horas
- Inverno da alma



O favorito pro melhor filme é aquele que já ganhou o globo “Rede Social” e eu francamente não entendo por que. O filme é cansativo, lento e na hora que vc pensa que ele vai emplacar a historia acaba.

Também não consigo compreender bem como que “Inverno da Alma” e “Bravura Indômita” concorrem de melhor filme. As historias são relativamente parecidas, trazem no centro duas meninas de personalidade forte vivendo num lugar hostil de gente muito esquisita que costuma receber muito mal suas visitas. Bravura traz pra mim um problema anterior a ele mesmo, que é esse culto da academia aos irmãos Cohen, acho que nem em cem anos eu vou compreender como “onde os fracos não tem vez” um dia ganhou um Oscar e “Um homem serio” concorreu. Concordo que comparando com os dois ele não é tão ruim, pelo menos a historia tem um pouco mais de lógica, mas ainda sim o faroeste dos Cohen n me convenceu. Inverno da Alma é ainda pior, de uma maneira pra lá de surreal, a historia que parece ser contemporânea fala de um lugar onde poder e poder paralelo convivem com tanta tranqüilidade que vc fica se questionando onde diabos fica isso.

“Toy Story 3”, entra na disputa assim como todas as produções da Disney agora entraram, por que com dez indicados você acaba abrindo espaço pra uma animação bem feita.“127 horas” e “Minhas Mães e meu pai”, na minha opinião, também acabam entrando nesta “inclusão social” proporcionada por esse “melhor filme” com dez candidatos. Embora sejam bons filmes, acredito que não estariam ai caso não tivéssemos 10 indicações.

O discurso do Rei”, “Cisne Negro” e “A Origem” são os três que acredito que batam de frente com Rede Social. Se fossem cinco indicados como antes, penso que entraria eles três, a rede e Bravura (só por que os irmãos Cohen devem fazer sexo oral em todos os votantes). Dos três acho Discurso do rei o piorzinho, ou deveria dizer, menos melhor. Depois temos o brilhante Cisne Negro que consegue passar pro expectador toda aflição e dramaticidade da personagem principal, você quase que vira ela... E por fim, o que acredito ser o melhor que é A Origem. Uma super produção que se soma com um bom roteiro merece seus créditos. Os efeitos especiais incríveis e fotografia belíssima se misturam a uma historia surreal que vem na contramão desconstruindo toda noção de realidade... E como vocês bem sabem.. Contramão é comigo mesmo.

Melhor Diretor




- David Fincher – “A rede social”
- Tom Hooper – “O discurso do rei”
- Darren Aronofsky – “Cisne negro”
- Joel e Ethan Coen – “Bravura indômita”
- David O. Russell – “O vencedor




Preciso comentar Irmãos Cohen??? Não, claro que não... Não acho que eles devem ganhar e todo mundo já deve ter entendido isso. David Fincher também acho que não merece e não é só por que rede social tem um ritmo lento, mas por que a historia do personagem principal me parece interessante e ele pegou uma boa historia e não soube conduzir. Tom Hopper deu ao Discurso do Rei uma condução bacana, mas acho que nesse caso o roteiro o ajudava bastante. David O. Russel fez do seu vencedor um bom filme, mas também não acho nada brilhante. Daren Aronofsky (foto ao lado) tem a minha torcida e é pra quem eu tiro o meu chapéu. Se com os Irmãos Cohen eu tenho um problema anterior a Bravura com Daren eu tenho uma boa resolução anterior ao Cisne Negro. Gosto do estilo Dark do diretor, Aronofsky faz filme pra expectador passional, ele cria tensão na platéia, angustia, é o filme que faz com que vc aperte a mão da pessoa do lado ou de uns três pauses no meio pra fumar um cigarrinho.


Melhor Ator



- Jesse Eisenberg – “A rede social”

- Colin Firth – “O discurso do rei”

- James Franco – “127 horas”

- Jeff Bridges – “Bravura indômita”

- Javier Bardem – “Biutiful”



Aqui as coisas se invertem e os filmes que não gostei ganham destaque. Como disse no inicio do post não assisti Biutiful, que traz Javier Bardem como principal ator e faz frente com Colin Firth no favoritismo para o premio. O Diretor de Biutiful é o mesmo de Babel e 21 gramas o que me faz crer que vou gostar bastante do filme. Colin foi sensacional no discurso do rei, conseguiu passar com perfeição a sensação que o personagem devia nos passar. Porém pra essa categoria, acho que Jesse Eisenberg fez melhor. Devo dizer que ele tem uma cara de nerd que ajuda, mas também não vejo nenhum pecado em por o homem certo pro personagem certo. James Franco também fez uma excelente atuação, mas acho que os outros dois desempenharam melhor. O mesmo serve para Jeff Bridges, embora o personagem fosse demasiadamente caricata, ele soube dar na proporção que o papel exigia.


Melhor Atriz



- Annette Bening – “Minhas mães e meu pai”

- Natalie Portman – “Cisne negro”

- Nicole Kidman - “Rabbit hole”

- Michelle Williams - “Blue valentine”

- Jennifer Lawrence - “Inverno da alma”



Aqui o bicho pega, o favoritismo está em cima de Natalie Portan por sua atuação em cisne negro e eu compreendo que seja dessa forma, a atriz é fantástica em um papel que ajuda muitíssimo, por que a personagem traz consigo toda uma carga dramática, assim como a historia traz, a fotografia traz, o figurino traz... O filme é um grito e Natalie traz voz a esse grito com muita propriedade. Todavia, tirando Jennifer Lawrence todas as outras mandaram muito bem. Não que a Jennifer tenha sido ruim, pelo contrario, mas se em Cisne Negro todos os fatores vinham a favor da Natalie em "Inverno da Alma" tudo vem contra a Jennifer. Annet Benning fazendo par romântico Julien Moore da um show em "minhas mães e meu pai" o mesmo serve pra Nicole Kidman que interpreta uma mãe tentando se recuperar da perda de um filho atuando com equilíbrio entre o grande drama que a situação sugere e a frieza polida que o cinema arte passa as emoções. Por fim comentarei sobre Michelle Williams.. Que assim.. Mesmo compreendendo que Natalie é a favorita e merece coloquei uma foto de Michelle, por que amei a sua atuação e adorei o filme. A historia que faz um paralelo entre o inicio de uma relação onde qualquer coisa é motivo para ataques de risos e o fim onde tudo é motivo para ataque de nervos emociona quem um dia já repetiu "o velho texto batido dos amores mal amados" e viu esfacelar na sua mão uma historia de amor.


Melhor Ator Coadjuvante


- Mark Ruffalo – “Minhas mães e meu pai”

- Geoffrey Rush – “O discurso do rei”

- Christian Bale – “O vencedor”

- Jeremy Renner – “Atração perigosa”

- John Hawkes – "Inverno da alma"


Mark Rufallo, Jeremy Renner e John Hawkes fizeram três excelentes atuações nos seus respectivos filmes, mas penso que o quão coadjuvante o personagem é no filme sempre influencia de alguma forma nas opiniões. Geoffrey Rush e Christian Bale são mais que coadjuvantes, são co-principais. Christian recebeu o globo pela sua atuação e tem o favoritismo pelo oscar, acho merecido, mas destaquei a foto de Geoffrey pelo tom simpático, leve e agradável que ele trouxe ao personagem.


Melhor Atriz Coadjuvante




- Helena Bonham Carter – “O discurso do rei”
- Melissa Leo – “O vencedor”
- Amy Adams – “O vencedor”
- Hailee Steinfeld – “Bravura indômita”
- Jacki Weaver - “Reino animal”






Briga feia mais uma vez... Eliminemos de cara Helena Boham Carter, a atriz teve uma atuação boa, mas nada que se compare ao resto. Hailee Steifeld é uma garota que interpreta uma menina de 14 anos cheia de personalidade que cai naquilo que falei acima, praticamente uma co-principal, aliás.. Nesse caso eu diria que ela é praticamente a principal mesmo... O filme se passa todo a sua volta e devo dizer que se ela leva a estatueta não deixa de ser justo. Amy Adams e Melissa Léo mandam muito bem em "O Vencedor", principalmente pra quem já viu as duas em outras atuações. Melissa faz uma personagem caricata, mas considerando que se trata de uma biografia deve ter feito a imagem e semelhança da figura real. E ela está a cara do papel, ganhou o globo e penso que merece o oscar. Mas dei destaque Jacki Weaver por varios motivos. O primeiro é que ela foi excelente, num papel até um pouco parecido com o da Melissa, uma matriarca de uma familia nada convencional. Mas acho que Reino Animal merece destaque também, por que merecia estar em outras categorias. Concorrendo apenas ao premio de atriz coadjuvante o filme Australiano conta com excelentes atuações, uma historia incrível, um final super bacana e não teve destaque algum, além de ter um nome que não diz a que veio.

Melhor Roteiro Original





- “Minhas mães e meu pai”
- “O vencedor”
- “A origem”
- “O discurso do rei”
- "Another year"





Como disse acima, nessa categoria ficou faltando um filme, apesar disso vou dar meu pitaco. "Minhas mães e meu pai" tem um roteiro bacana, mas como disse aqui antes acho um pouco "policohomossexualmente incorreto", por esse motivo eu não premiaria, na verdade eu até entendo onde o autor queria chegar, mas como tenho certeza que a grande maioria do público não entenderia (me perdoem a pretensão) acho melhor não. O Vencedor também tem uma boa historia, mas historias de excessos, fama, derrocata e reviravoltas já temos bastante. Eu fico bem na dúvida entre a Origem e o discurso do rei nesse caso. A origem traz essa coisa meio matrix, que descontroi a realidade e eu particulamente gosto muito disso. Um roteiro que levo meia hora explicando e nego só entende se assistir com atenção. "O discurso do Rei" de uma forma muito delicada o autor pega algo aparentemente bobo (uma gagueira sendo impecilho prum discurso) e acaba falando de coisas serias, retrata o que leva a esse lugar e o que ele implicava... A Gagueira era apenas a ponta do iceberg e fazer dela central me pareceu uma excelente sacada.



Melhor Roteiro Adaptado



- “A rede social”
- “127 horas”
- “Bravura indômita”
- “Toy Story 3”
- "Inverno da alma"






Tudo bem.. Eu assumo que o dono do FB tem uma historia interessante, alguém que fica milionário com 21 anos de fato tem uma experiência pra compartilhar, melhor do que um filme sobre Restart, mas ainda sim não me convenceu, talvez pela maneira que foi contada, então não torço para Rede Social mesmo sabendo que aqui ele também é favorito. Bravura Indômita e Inverno da Alma DEFINITIVAMENTE NÃO. Não entendo nem por que estão ali, menos ainda ser premiados. Toy Story 3 é até bonitinho, mas eu assumo ter um certo preconceito em premiar animações em categorias que não são de animação. Claro que quando ele é fantástico dou a mão a palmatória, como foi o caso de Wall-e que eu acho que merecia ter concorrido de melhor filme, numa época em que eram apenas cinco indicados nesta categoria. Toy Story 3 fala mais uma vez do drama dos brinquedinhos abandonados.. De uma forma diferente, tocante, que colocou minha amiga pra chorar como uma vaca e me deu um nó na garganta, mas ainda sim o mesmo drama. Por fim torço pra 127 horas, na verdade não acho nenhum dos cinco fantástico, mas o 127 horas é bom.. Se pararmos pra pensar que se de um lado A origem vc leva meia hora explicando o roteiro e ainda sim não pra pra entender a historia, 127 horas vc resume o filme todo em duas linhas. E por que um filme que fala sobre um cara preso cinco dias num mesmo lugar prende o público?? por que é bem contado.


Enfim.. Depois desse longo post (que acho difícil alguém ter lido inteiro, mas ainda sim fiz questão de levar duas horas e meia da minha vida fazendo) termino as minhas apostas e torcidas pro oscar 2011, acredito que meu próximo post será o after, vamos ver o que o tapete vermelho nos reserva esse ano.


4 comentários:

  1. mudei de endereço:

    http://blogayconversafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. domingo é dia de oscar? Sério? Putz, nem tava sabendo.

    ResponderExcluir
  3. Domingo é dia do MEU aniversário. Mas como o Oscar começa tarde, farei um esforço e tentarei assistir! A Origem devia ganhar sim! E Cisne Negro não vi - meda do bicho-bailarino!! Mas pelo que li deve ser uma fantástica atuação. Tô curioso!

    ResponderExcluir
  4. uahuahua grande msm o post mais li tudo, na verdade li de baixo pra cima kkkkkk(doente), eu adquiri uma mania de assistir os indicados ao oscar, antes nem ligava pra isso. eu tbm chorei em toy story 3 e o fabricio riu de mim uahuahua, ainda não vi o discurso do rei, mais adorei 127 horas e a origem foi muito bom, o discurso do rei tbm nao tive vontade de ver,mais depois de ler o post mudei de ideia, irei assisti-lo.

    ResponderExcluir