3.4.11

Educação Européia




Hoje de manha eu assisti o penúltimo filme do Oscar que faltava pra eu ver, faltando agora, apenas Biutiful (se alguém tiver o link de uma versão que não seja gravada do cinema eu ficaria grato).

Another Year conta a história de um casal de meia-idade com um casamento feliz, que vai dando apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. O drama é narrado em quatro atos - fatos distintos que combinam com as estações do ano: na Primavera, a visita de uma amiga do casal que se encontra a passar por uma crise de meia-idade; no Verão, a chegada de um amigo de longa data, alcoólatra e esperançoso por uma oportunidade no amor; no Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada, e talvez, futura esposa; no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa.

É um filme bacana, mas eu não o colocaria para concorrer de melhor roteiro, se fosse pra concorrer a alguma estatueta colocaria Lesley Manville de melhor atriz coadjuvante.

O filme britânico com um certo tom frances carrega consigo a frieza polida do cinema arte, fato que me incomoda bastante. Sinto falta dessa nossa coisa latina, é tudo muito morno... No Filmow um cara comentava sobre o filme de forma muito rebuscada e falava dos diálogos corriqueiro que gera identificação do público e blá blá blá... Identificação de quem cara-pálida??? Na minha família a gente coloca os bêbados inconvenientes no seu devido lugar e chora nos velórios, como bem diria Marisa Monte: “Nós rimos alto, bebemos e falamos palavrão, mas não sorrimos a toa”. O cinema arte é elitista e tem esse tom ponderado que me irrita profundamente, me lembrei uma citação de Nelson Rodrigues que dizia:

“Cada vez que eu atravesso o túnel Rebouças (que separa a zona norte da zona sul) sinto uma enorme saudade do Brasil”

Tijucano apaixonado, Rodrigues escrevia sobre uma periferia repleta de amores, paixões e latinidade que ardiam. Sentimento que a civilidade contida da classe media não da mais espaço para emergir, essa gente só guarda e depois vai parar no INCA... Gosto do estilo do Nelson, gosto de Almodovar, gosto de qualquer um que fala sobre gente que morre de amor, historias passionais, repletas de excessos.

Another Year é repleto de silêncios constrangedores, de gente que acha melhor calar, deixar pra lá, que prefere viver e passar por todas as situações as compreendendo como naturais e assinando em baixo.

4 comentários:

  1. não vi o filme mas tô contigo...

    abraços do voy

    ResponderExcluir
  2. Dica do Gato é sempre obrigatória de ser conferida!!! Heheheheheheh!!!!! E cá pra nós... silêncio constrangedor tem lá seu charme... haha! Bjs, Hebe!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o gato mais vadio de Blogsville... não pode ver uma sunga avantajada que já cai matando... mesmo que seja com os olhos, né? Hahahaha! Bjzão, Gaton!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante.
    Adoro dicas de coisas boas e caí aqui sem querer.

    Pow, sou editor de um site de cultura pop em geral - www.semtedio.com -. Se quiser dar uma olhada e, até mesmo colaborar, será bem vindo!

    ;-)

    www.confissoesaesmo.com

    ResponderExcluir