28.7.11

Não me diga mentirinhas, doí demais...




Dois anúncios de cosméticos que usavam fotos alteradas por computador foram proibidos na Grã-Bretanha sob a acusação de que eram 'enganosos'.


Os anúncios, das marcas Lancôme e Maybelline, da empresa L'Oreal, traziam fotos da atriz Julia Roberts e da modelo Christy Turlington
manipuladas por computador.

A decisão foi tomada em resposta à denúncia da parlamentar Jo Swinson, do partido Liberal Democrata britânico, que afirmou que as propagandas "não são representativas dos resultados que os produtos podem alcançar".

O órgão regulador da publicidade britânica, Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), concordou que as imagens eram exageradas e violavam seu código de conduta.

Obrigada a retirar as propagandas de circulação, a L'Oreal admitiu ter retocado as imagens, mas negou que as duas propagandas fossem enganosas.

Ela nega que são enganosas, mas admite que a imagem de Christy Turlington, que promovia uma base "anti-envelhecimento", foi alterada para "clarear a pele, limpar a maquiagem, diminuir sombras escuras ao redor dos olhos, deixar os lábios mais lisos e escurecer as sobrancelhas".

TAHKEPARIU, hein.. O que viria a ser enganosa então??? Pegar uma imagem da Gaga de Ilhéus e transformar na Lady Gaga??? Por que não fez esse resultado todo com maquilagem??? A maquiadora tava de atestado, caraí???

A gente vive numa sociedade de mentiras, fato!!! A mídia o tempo inteiro nos cria demanda que não tem solução. Somos estimulados a uma falta que não se resolve e consumimos mais na esperança de dar conta desse buraco sem fundo. Ok, eu sei disso e acredito que boa parte de quem está me lendo tb, mas ainda sim nego continua vendo revista de beleza na expectativa de ficar parecido com algo que existe apenas em formato de megapixel, sem nunca ter reparado que nenhuma coelhinha da play boy tem marca de vacina.


Acorda, menina...



São por essas e por outras que achei a medida justa, ouvi falar que aqui no Brasil andou-se discutindo tornar lei que as fotos digitalmente modificadas viessem com esse aviso. Acho justíssimo, principalmente se tratando de anúncios ligados ao corpo. Não tem cabimento nego vender herbalife através de foto manipulada e isso não ser considerado propagando enganosa, calunia, extorsão, formação de quadrilha e pecado capital. Espero que essa evolução chegue o quanto antes a baixo da linha do Equador.

4 comentários:

  1. Acho uma puta falta de sacanagem publicarem foto photoshopeada assim.
    Todo mundo tem celulite, gente. E eu acho até sexy, sabia?

    Essas tiazonas lipadas via photoshop me dão asgo.
    Quer ver uma tiazona que o photoshop passa longe sem nem fazer falta: Christiane Torloni. Nóssenhora!

    Eu sou adepta a vetação do photoshop!


    ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que creme Photoshop tem que ser usado com moderação!
    PS: Adorando a frequencia das postagens por acá!
    Bjundas!

    ResponderExcluir
  3. apoiado! hehehehe

    Mas não poo deixar de comentar que amei o "a maior FALTA de sacanagem" em comentário anterior. rsrsrs!

    bjos!
    Auci

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso, num país bobo e grande da América do Sul...

    O bom é que eu vivo na vida real. Por isso, p´refiro o contato ao vivo... rs

    Abraços!!

    ResponderExcluir