19.6.12

#AJUDAEU




Essa montagem horrorosa tá rolando no Face Book e é isso que sempre falo aqui, sabe??? Cada dia que passa mais me convenço do quão fundamental é trabalhar homofobia no próprio meio gay, não conseguimos nos aceitar entre nós e queremos aceitação do outro. Alguém me disse uma vez que a Blue Space em São Paulo tinha um serviço de psicologia... Acho que valia um trabalho de psicologia comunitária mesmo, sabe?? Trabalhar o grupo, a auto estima desse grupo, a real aceitação deste grupo...  Certa vez um amigo que tinha uma boate falou sobre a ideia de montar uma espécie de stand up comedy, num dia da semana, que de alguma forma falasse em militância homossexual e falando sobre a cultura gay colocasse certas coisas em pauta...

Sinceramente eu n sei se seriam boas ideias, mas é preciso pensar a cerca de alguma alternativa qq pra além da aceitação de fora e partir pra aceitação de dentro.

Veja bem... As imagens ai em cima são da parada e eu tb acho que determinados comportamentos acabam ajudando a formar o circo da mídia e não acho tão bacana, mas isso sou eu que tive “x” acessos, que tenho uma historia “x”, que pude conviver com pessoas “x” e penso de maneira “x”... Mas não sou a palmatoria do mundo e daí não da pra vir com essa de que o comportamento daqueles que vivenciam sua sexualidade de uma forma diferente da minha merecem por esse motivo serem desrespeitadas.

E que papo é esse que “incentivo a promiscuidade” é crime?? Isso existe??? Onde?? No Irã???? Joguei a expressão no google e a primeira coisa que me apareceu foi um texto fundamentalista contra o kit contra homofobia na escola. O título dizia “estimulo ao homossexualismo, incentivo a promiscuidade”. Daí o cara vai me dizer que isso é culpa de pessoas como essas da foto e eu digo que não tem essa onda... Em diversos países nego não faz nem um décimo disso na rua, mas só o fato de ser gay é suficiente pra ser enforcado.

Homossexualidade sempre vai ser um problema n discurso moralista, se for uma doença vai pedir cura, se for um comportamento deverá ser eliminado, se for uma mania deverá ser vencida... Não existe uma real adequação para nós nesta ótica. Lembro do meu avô que volta e meia brinca falando de um amigo dele que dizia “fulana é uma puta, mas uma puta de respeito... Fulano é viado, mas é um viado de respeito...” E brincando ele vai me dizendo que as pessoas estigmatizadas pelo machismo jamais serão pessoas de respeito.

Será que a pessoa que fez essa montagem parou pra pensar que o simples fato dele ser gay pode ser o suficiente para poder  alguém também acreditar que não está se dando ao respeito e merece ser tratado com desrespeito????

O Sujeito compra pra si o discurso moralista tirando só a parte da homossexualidade sem compreender que se trata de um todo.. É o mesmo discurso de gênero que oprime as mulheres por exemplo.. A ideia de que determinados comportamentos justificam o desrespeito é como a bandeira da marcha das vadias em que a mulher vai dizer que não existe decote que justifique um abuso sexual.

Os comentários a baixo da foto aplaudiam a constatação e até então foram 319 compartilhamentos...  Um dos caras que comentou a foto disse isso aqui:





Me fez lembrar uma frase que li esses dias e até botei aqui, que dizia: Se sua pomba não gira, deixa a minha girar.. Sinceramente??? Prefiro a companhia do #bandodeviadinho do que a do gay fino que se sente tão superior, apontando pro semelhante e sendo incapaz de refletir a cerca da própria condição.. Se for pra ser fútil, que pelo menos seja agradável... Mais ou menos assim...


"A vida é tão linda e complexa como um travesti" (Caetano Veloso)


7 comentários:

  1. Poxa!!!
    Muito obrigado pelo post...
    Eu vi esse troço no facebook e fiquei pensando se eu era o único que achava ele moralista ao extremo.
    Veja bem, uma coisa é a pessoa não querer fazer "esse tipo" de ação...outra, muito diferente é julgar os que agem dessa maneira.
    Quem somos nós para impor "normas de comportamento"?
    Quando eu vejo essas pessoas tenho uma imensa vontade de gritar: Meu cu!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso ainda não chegou no meu perfil... Ainda.

    ResponderExcluir
  3. não acho ele moralista ao extremo. acho apenas homofobia internalizada mesmo. do tipo que me da ânsia de vômito. acho de extrema/o homofobia/machismo o simples fato de separar comportamentos sexuais como se fossem o certo e separar todos os outros dentro de um conceito moral.
    falando da figura acima: aliciamento? ele está pressupondo mesmo que todas aquelas pessoas pelo simples fato de estarem na parada são pervertidos que vão atacar as criancinhas?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma facilidade pra ser fútil, admito sem problema algum.
    Já ser agradável é tão mais complicado... hehehehe!

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu, como não me contenho, comentei num compartilhamento desta imagem feita por um colega. Comentei PARA ELE, porque eu sei que ele é um hetero super tranquilo com a homossexualidade alheia e que provavelmente faltou fazer uma reflexão antes de compartilhar. Além disso, respondi a um comentário de alguém que dizia que homofobia NÃO era crime, alegando que qualquer discriminação e violência (inclusive as homofóbicas) são sim crime e que só não existe uma tipificação deste crime em específico.

    O que veio na sequência de algumas horas foi uma chuva de comentários homofóbicos, rancorosos contra minha pessoa. Coisas do tipo "os sodomitas pira", pra citar algo leve...

    Mas o compartilhamento já saiu do ar (porque creio que meu colega deve ter deletado assim que leu meu comentário pra ele e toda a briga que tava rolando porque percebeu o que havia feito...).

    Enfim, trabalho de formiguinha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É o que eu SEMPRE falo, vc n precisa ser militante, mas se posicionar é fundamental...

    ResponderExcluir