5.12.12

O Palhacito do Rafinha Bastos



Já falei aqui sobre o fato deu não concordar com a forma que ele faz humor.... Rafinha bastos pra mim é um expoente da fama pela polêmica e confesso ficar desapontado porque eu acho ele bonito, talentoso e até engraçado.. Não se trata de uma questão de capacidade, mas de escolha mesmo... Ele resolveu se manter nos holofotes em cima de polêmica e pisando no pescoço dos outros.

A última graça do Rafinha Bastos foi fazer uma carta aberta ao Luciano Huck, porque o apresentador parou na blitz do bafômetro e se negou a fazer. Devo dizer que tenho PA-VOR ao bom-mocismos do Luciano e concordo com a maioria das coisas que o Rafinha disse, mas lendo a carta não da pra poder deixar de pensar: Opa, alguém precisa de terapia aqui.

Ao falar da postura de bom moço do apresentador e a aceitação que ele tem na mídia em função disso, Rafinha na verdade mostra estar mordido por isso tocar em algo que é seu, se doí por seguir outros caminhos e ter uma resposta negativa.

Acho a crítica legitima e acredito que uma sociedade que transforma um apresentador de televisão no pai dos pobres, sem enxergar o jogo comercial simples que tem por trás disso é uma sociedade de fato muito carente de referencias. Luciano Huck não da nada a ninguém, não faz nada por ninguém... Muito pelo contrário, ganha expondo a miséria do outro... Mostra uma realidade, faz a ponte entre determinadas empresas e alguma família que precise, faz o anuncio da empresa e ponto. A formula é simples e embora exponha as pessoas, acho que em alguma proporção é até justa... Bom pra empresa, bom pro público, bom pra emissora, bom pra família exposta... Bom pra todo mundo. O perigoso é as pessoas localizarem nesse apresentador toda benevolência do universo sem entender que é apenas um programa de TV... 

Na ocasião em que foi a assaltado Luciano Huck me veio com uma de "logo eu???".. É cara pálida... Logo vc.. Antes vc do que eu.. Vai te fazer muito menos falta do que faria a mim.. E por que com você seria diferente??? Ajudar a um número pifa de família (pk é um numero irrisório perto da realidade) não te livra de nada, não faz nada para mudar a realidade da pobreza, violência ou miséria do Brasil. 

Rafinha Bastos em sua carta aberta escracha a imagem do bom moço, tira ele do pedestal e mostra que se trata apenas de um play boy e não um super herói. Na sua clara má resolução a cerca de como as coisas se deram com ele recomenda de forma debochada que o apresentador peça desculpas, como ele não pediu e como nunca pede.. Debocha deixando claro que ele não recua, que não atende aos desejos do público se o preço disso é torna-lo uma fraude.. Se não acredita, não se desculpa. Ironicamente diz que o Luciano certamente o fara e que tb vai acabar fazendo uma campanha de "se beber não dirija" se redimindo com o público e mantendo intacta sua imagem de bom rapaz. 

Confesso que não discordo, só achei desnecessário.. O que ele tem a ver com isso??? Criticando a capa de bom moço do outro resolveu vestir a capa do justiceiro??? Gato, vc tah certo que banca mesmo o papel que se propõe??? Que tal uma análise ai??? Luciano Huck é apenas um ícone, o problema não é ele ser o babaca, o problema é o público coroar a babaquisse.

É preciso pesar as palavras qdo se é uma pessoa pública.. Rafinha Bastos pesa e lança qdo sabe que passou da medida. A convicção que segue no papel que propôs pra si é uma aposta arriscada.. Por que ou leva pro topo, ou leva pro buraco. Ainda que ache imprudente devo dizer que admiro a retidão e determinação que ele compra pra si... Rafinha é firme.... Luciano Huck então ameaça processa-lo.. E ai aparece isso:


Putz... Ai não, né???? Na resposta diz ter lido e relido o que escreveu e chegou a conclusão que personificou no Luciano Huck a hipocrisia do planeta... Deveria ter lido e relido antes de publicar, mesmo pk se tratava de uma conclusão muito simples, eu mesmo cheguei a ela na primeira leitura. Sinceramente o argumento não me convence, parece mesmo que arregou... Em algumas situações retroceder é complicado, boa parte das vezes em que isso parecia uma opção viável (como qdo ele teve que tirar seus DVDs de circulação por ter feito piadas com a APAE) ele não fez... Agora que um arrependimento iria soar bem esquisito ele resolveu.

Rafinha foi desnecessário na sua critica, mas mesmo sendo desnecessário foi um mártir na denuncia a cerca do falso arrependimento em prol da manutenção de um status... O gesto foi escroto, mas a mensagem positiva... Qdo ele pede desculpas após uma ameaça de um processo neutraliza o discurso e se antes podia dizer que ele foi desnecessário mas autentico, agora só me resta dizer que ele pra variar foi o que sempre costuma ser: Desnecessário.


A quem interessar segue a carta na integra e o arrependimento depois:


"Luciano, você bebeu antes de dirigir. Fez merda. Mas não se preocupe: Para a maioria do país, comunicador FDP não é aquele coloca a vida dos outros em risco, é aquele que fala o que pensa. Fique tranquilo. No fundo você está pensando: "Só bebi um pouquinho e estava a 20 Km/h. Essa lei é muito radical no Brasil e com a dose que bebi, eu não seria sequer multado em nenhum outro país". Não é isso que está na sua cabeça? Eu sei que é. Eu conheço cabeça de playboy inconsequente. Mas é claro que você não vai dizer nada disso. Sabe porque? Porque dizer o que pensa é mais arriscado do que dirigir alcoolizado. Você nunca falou nada que desagradasse o seu público, não é em um momento de crise que você irá fazer isso, tô certo? Você não vai jogar fora toda uma credibilidade construída durante anos de assistencialismo barato na TV, não é?

Para se sair bem desta, segue a minha dica: Fala que não agiu certo. Isso. Veste aquela máscara de celebridade arrependida e vai pra TV fazer de conta que você se importa com o assunto. Melhor ainda… faz campanha contra a combinação direção + álcool. Perfeito! Nossa, vai pegar super bem! O povo vai te amar ainda mais. Genial. Bem... nem sei porque estou aqui dando dicas. Você sabe muito bem o que fazer, afinal, teatrinho falso na TV é a tua especialidade. Tenho certeza que tudo vai acabar bem. E da próxima vez, se não for atrapalhar muito a sua vida, tenta não colocar a vida dos outros em risco. Pega um táxi, seu bosta."

Pedido de desculpas:

"Li e reli o meu post anterior e decidi escrever. Personifiquei a minha ira contra a hipocrisia do planeta na figura do Luciano Huck. Fiquei indignado ao saber que o caso poderia morrer com uma simples "nota para a imprensa", mas não sou eu o responsável por puni-lo. A princípio, existe justiça pra isso.


8 comentários:

  1. Perfeita a sua análise do fato ... assino em baixo ...

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Vamos por partes!!

    1- Detesto o Rafinha Bastos, para mim ele não faz humor, ele simplesmente agride as pessoas!
    2- Eu achei ridícula essa carta dele, quem chamou ele no assunto?? O que ele tem haver com o Luciano Huck?
    3- Essa imagem de bom moço do Luciano Huck é culpa do público, quando as pessoas aprenderem a separar o pessoal do profissional, muita coisa irá melhorar no nosso país. As pessoas tem que parar com essa mania de endeusar os artistas e começarem a entender que eles são seres-humanos como qualquer outro que acertam e erram!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca achei ele engraçado, ela fala as coisas e nem tem capacidade para manter a sua palavra.

    ResponderExcluir
  4. realmente muitas vezes o rafinha bastos passa dos limites, não concordo 100% da forma que ele trabalha mais acho ele bastante engraçado rsrs

    adorei teu blog, já to seguindo..
    Da uma passadinha no meu blog ?
    -> Estilo 4 U

    ResponderExcluir
  5. Pior é pedir desculpas... tipo... depois que falou, assume nzé? E super a favor do Mr. Mala... por onde começamos????? Hehehehe! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. o bom é que a critica que ele fez ao Luciano, dizendo que bastava pedir desculpas, foi exatamente o que ele fez em seguida né?

    ResponderExcluir
  7. É que tipo assim... a profusão de Mamãe Noel é 5x maior que a dos Papais... e tu sabes que adoro dar suporte para as minorias, nzé? Hehehehehe! Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Gato, meu querito Gato super darling. Como eu amo voltar ao seu blog depois de tanto tempo. Você é um cara inteligentíssimo, culto e sofisticado.

    Eu tenho um pensamento um pouquinho diferente sobre a figura do Luciano Huck, mas não estou aqui pra tricotar.

    Sabe o que fala e não tem medo disso. Tudo seu é muito claro e objetivo e é isso o que me encanta, seja um papo sério, seja um sacana. Seja uma crítica construtiva, seja um simples desabafo sarcástico.

    É sempre um prazer navegar por aqui. Sempre. Beijos da Scarlet.

    ResponderExcluir