26.11.09

Coco Antes de Channel (oscar 2010)



“Coco antes de Chanel” é um filme protagonizado por Audrey Tautou que conta a historia do ícone da moda Coco Chanel. Coco, entre outras coisas, introduziu a calça no vestuário feminino o que foi um grande beneficio pra revolução feminista, uma vez q usando calças a mulher podia fazer ofícios que antes só era possível aos homens pela necessidade das mocinhas sentarem de pernas fechadas. E engana-se quem pensa que as calças vieram num desfile de moda depois que a Coco era uma conceituada estilista... Coco passou a usar calças, ela mesma, qdo ainda não era Chanel. Destemida e visionaria, ela criticava ferozmente o desconforto que era imposto à mulher nos trajes feminino pelo império da beleza.

A critica dos fãs foi feroz, uma vez que o filme retrata, a vida pessoal e sentimental de Coco, quando na verdade ela sempre valorizou muito mais o trabalho e sua independência. E acho que se trata de uma observação pertinente, o filme até mostra que Coco valorizava bem o trabalho, todavia destaca seu romance. A idéia era de contar sua vida antes de ficar famosa, porém no momento em que seu romance ganha um desfecho a historia acaba e aparece Coco com algum reconhecimento num desfile. Os caminhos que levaram ela até o sucesso só são contados enqto há romance, ficou uma grande lacuna entre esse desfecho e o reconhecimento.

Apesar de tudo isso, ainda se trata de um bom filme. Audrey Tautou nunca concorreu a nenhum oscar, mas ganhou algum espaço na mídia após seu trabalho em O fabuloso destino de Amélie Poulain. Sua boca que tem um ar de “brava” e seu olhar de estranheza ficaram na medida necessária para personagem. Tb não podemos desconsiderar o fato da academia adorar uma biografia, todo ano elas estão presentes. Ano passado Milk, que conta a historia do ativista gay Harvey Milk, concorreu a vários prêmios e deu a Seann Pen o oscar de melhor ator; no ano anterior Marion Cortillades levou o de melhor atriz interpretando a vida de Edith Piaff; em 2007 Forest Whitaker levo o de melhor ator pelo “O último rei da Escócia” interpretando o ditador Idi Amin, da Uganda... E por ai vai, poderia citar ainda Capote (que deu o premio de melhor ator Philip Seymour Hoffman), Hotel Ruanda, A Rainha, Elizabeth (que colocou Cate Blanchet no oscar duas vezes, tendo vencido uma), O aviador e etc etc etc.... Todos os anos o oscar vem recheado de grandes biografias. E acho que com todas as merecidas criticas a biografia da Coco ainda é uma boa pedida.

E é por tudo isso que aposto em “Coco antes de Chanel” !!!

Um comentário:

  1. Querido, estou adorando suas resenhas! Ainda nãi ví a maioria desses filmes, mas não vejo a hora.
    Confesso que lí a do Almodóvar com medo de saber demais antes ver o filme...sabe que esse é especial pra mim! rss
    Tô esperando mais dicas, hein!

    beijos.

    ResponderExcluir