19.9.12

De Pernas pro Ar





Daí que em 2009 eu tive trombose, né? Nego sempre fica espantado em função da minha pouca idade (adoro essa parte) e a gravidade da doença e tals... Muita preguiça de explicar tudo, mas como na época eu já tinha blog fica ai o link pra quem quiser saber como tudo se deu, satisfaço assim a curiosidade alheia e me poupo de repetir essa historia triste.

O fato é que, essa perna que rolou a trombose, possivelmente será uma fonte eterna de problemas diversos. Confesso que passado o turbilhão eu dei uma relaxada com relação aos seus cuidados e no meio desse ano cheguei a pedir pro meu pai ver com meu médico outro que ele indicava mais perto pra eu fazer um acompanhamento.

O médico que descobriu o problema e me tratou desde o inicio é da cidade do meu pai que fica mais ou menos há umas seis horas da cidade em que eu vivo atualmente e três da que eu vivia antes.. Puta trampo pra ir, sabe??? Um dia ele me disse que no interior do Rio só tinha um médico que ele indicava e por um a caso fica na cidade aqui do lado, há 40 minutos da minha, pensei ser uma boa.. Todavia meu pai acabou esquecendo e eu deixando pra lá... Até que a danada  a perna.. Ou a vida, sei lá...) resolveu aprontar das suas.

Mas o bom foi que eu amei o médico.. Fui a dois na verdade, o que me tratou mesmo e o que fez o exame... Tipo o policial bonzinho e o filho da puta.. O primeiro é um senhor, branco do olho azul, voz mansa.. Parecia um anjo ou um arcanjo talvez.. O segundo era jovem e terrorista.. Do tipo: SE VC NÃO EMAGRECER, SUA PERNA VAI TER UMA ULCERA, VAI ABRIR FERIDAS E CAIR PODRE... SARAVÁ...

O primeiro super-expectativas positivas, fez questão de me explicar do por que de cada medicamento, como funciona a doença.. Me. participou de tudo, sabe?? Curti... Falou tb em perder peso, mas com menos pressão e enfatizou a importância dos exercícios aeróbicos pra perna, a fim de facilitar a circulação na região. Me recomendou academia em especial exercícios como esteira, bicicleta e tals... Gostei da maneira que colocou as coisas.... No que tange a meia que preciso usar tb achei de uma fala lúcida, assumiu ser incomoda e que acha difícil o uso constante, daí falou pra que eu tentasse usar durante o trabalho, tirasse qdo chegasse a casa e tentasse dormir com as pernas pro alto a fim de equilibrar e é isso, sabe??? Equibrio é a palavra... Equilíbrio é a palavra pra quem adquiriu um problema crônico que exige cuidados eternos... Não adianta eu virar um triatleta se n sustento... EQUILIBRIO...

Tenho que confessar que essa coisa do emagrecer me irrita um pouco, sei que fica soando a um tom de “ahh.. o gordo resistente”.. Não é isso.. Ok, preciso emagrecer, sim.. Tenho espelho em casa, eu sei, mas não é tão simples. Costumo dizer que meu maior problema [ a felicidade. Se eu fosse alguém infeliz que vive num quarto escuro, cheio de complexos e não beija na boca desde de 1998 de repente já teria rolado uma crise que me faria tomar uma outra atitude, mas opa.. To vivendo, baby...

O que me irrita é o fato de vc estar acima do peso se tornar expoente do fracasso. Fiz um curso semana retrasada que a todo tempo ao se criticar a sociedade contemporânea tinha que se salientar a imagem do gordo na frente do computador comendo rufles e tomando coca cola... Opa, mas esse cara sou eu e por que motivo eu tenho de incorporar esse discurso??? Estar adaptado aos padrões de beleza de uma sociedade doente faz de mim necessariamente alguém saudável??

Ah claro... Não se trata de estética e sim de saúde e então todo mundo vem me olhar com cara de pesar e dizer que preciso me cuidar... Queria que alguém dissesse: “ Eu sei que fumo, mas vc precisa se cuidar”; “eu sei que tiro preservativo das minhas relações  qdo saio com um cara mais de três vezes, mas vc precisa se cuidar”; “eu sei que tenho uma relação destrutiva com meu marido, mas vc precisa se cuidar”; “eu sei que sou consumista compulsivo, mas vc precisa se cuidar”...
 
A minha mãe tá na montanha com o meu padrasto e lá ela não tem telefone, nem internet e nem nenhuma comunicação com o mundo... Daí no meio do olho do furacão me liga, pra saber se ta tudo bem. Naquela altura dos acontecimentos eu já tinha ido ao médico, feito, exames, fazendo repouso, tomando medicamentos... Tava super-adaptado... Qdo conto ela imediatamente grita: “É SUA ALIMENTAÇÃO, NÃO É GATO??? TEM TRÊS DIAS QUE SONHO COM VOCÊ EM HOSPITAL... VOCÊ PRECISA DE MIM, MEU FILHO??” Graças a Deus que não, se precisasse tava fudido... E ai começa a chorar em pranto, sabe?? Mas se recompôs e disse que já que to bem, nas eleições (SETE DE OUTUBRO) ela vem ver como estou.  Emagrecer seria legal, mas ter uma mãe mais presente tb melhoraria bastante coisa da minha qualidade de vida, só que nesse caso não exigiria sacrifícios só meu, daí ela não enxerga.

Enfim... Mas o melhor dessa historia toda foi que o médico me deu sete dias de atestado e durante as negociações com meu pai e marido de como proceder cheguei a conclusão que o melhor era ficar aqui mesmo. Claro que considerei fazer esse repouso absoluto na casa do meu pai ou avó, precisava levar 7 dias de pernas pro ar, sem poder nem sentar no PC, por exemplo. Em ambas as casas eu teria gente 24 horas, sem ter que incomodar ng e as refeições acontecem sempre no horário certinho e tals.. Mas colocando na balança a melhor possibilidade foi ser cuidado pelo marido mesmo.. Que foi meio atrapalhado, não tah muito acostumado a cuidar e tals, mas o saldo foi super-positivo.
 
Nesses dias várias coisas aconteceram.... Visitas impertinentes, historias com os vizinhos, assisti a muuuitos filmes e tenho vários posts acumulados. Nos próximos dias vou colocar o hashtag #enqtoestivenacama e ai atualizo os meus amigos eleitores dos próximos acontecimentos. É bom estar de volta.

3 comentários:

  1. que bom que vc está de volta, fiquei preocupado! mas que bom q vc está bem. sobre emagrecer, bem, não acho q vc precise emagrecer, vc precisa fazer exercicio físico pelo q eu entendi. 30 minutos de caminhada por dia ajudariam a sua circulação, 50 minutos de aula de ioga, duas ou três vezes por semana, tb resolveriam seu problema de circulação facilmente, é preciso, na verdade, se mexer, amigo.

    ResponderExcluir
  2. agora entendi tudo dos posts aí de cima... então, essa coisa de emagrecer... ai ai, gosto nem de falar sobre.. mas como vc disse, já que é pra sua saúde, vale fazer ainda mais esforço né.

    ResponderExcluir
  3. Compra uma bicicleta e vai pro serviço pedalando.... (Eu e meus conselhos... Huahuahauhaua)

    Bom saber que vc está melhor, amigo! Fiquei preocupado com vc! ^^

    ResponderExcluir