10.1.13

Indicados do Oscar 2013

E foi hoje que saiu a bendita lista de indicados aos Oscar 2013. A festa ocorrerá dia 24/02 e até lá muitas especulações a cerca dos vencedores. Me parece um bom ano, eu já havia especulado isso em função do globo e do SAG e essa impressão se confirmou pela quantidade de indicação que vi os filmes recebendo. A grande maioria deles eu ainda não vi, mas esse ano temos Lincon concorrendo em 12 categorias, As Aventuras de Pi a 11 e outros concorrendo a várias. As categorias que acompanho são oito.. Sete delas com cinco indicações e uma com nove.. São ao todos 44 indicações que esse ano poderão ser vista em 14 filmes. Houveram anos que precisei ver quase dobro disso.

Em outras categoria que não dou tanto valor como "edição de som", "trilha", "design de produção", fiquei surpreso ao ver filmes como "O Hobbit", "Espelho espelho meu", "Branca de Neve e o Caçador" e até o "007 - Operação Skyfall" que concorre em cinco dessas categorias. Esse ano ele será, inclusive, homenageado. Acho justíssimo!!!

Bem... Vamos aos indicados (das minhas 8 categorias).

Melhor Filme

"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"

Lincon recebe o maior número de indicações e parece ser o favorito para levar como melhor filme do ano (eu achei chatíssimo, beijos!!!)

Lincon

Melhor Diretor

Michael Haneke ("Amor")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Steven Spielberg ("Lincoln")
David O. Russell ("O lado bom da vida)

O que parece é que temos uma disputa aqui entre Ang Lee e Spielberg... David O Russel é relativamente novo nesse circuito, muito embora já tenha passado pelo oscar com o filme "O vencedor" há pouco tempo. Michael Haneke embora seja um tradicional diretor no cinema europeu está fora do circuito Hollywoodiano (apesar do vencedor de melhor filme ano passo foi "O Artista" que é francês . Vaiosaber!!!). Por fim temos Benh Zeilit que tem apenas 30 anos, teve seu primeiro trabalho de maior repercussão no ano passado e diz ter Spielberg como uma referência.. Devo confessar que ia achar no mínimo engraçado se ele ganhasse e o oscar tem dessas coisas, basta lembrar o ano de guerra ao terror quando Katryn Bigelow levou a estatueta do seu ex-marido James Cameron, que com Avatar tinha a produção de mais de 250 milhões enqto ela tinha uma produção independente de 15 milhões.. Acho cool, acho divertido, acho "casos de família".

Behn Zeilit - Pra mim nem precisa pentear o cabelo

Melhor Ator

Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")
Hugh Jackman ("Os miseráveis")
Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Joaquin Phoenix ("O mestre")

Aqui aparentemente todo mundo tem uma boa chance, mas reza a lenda que o favoritismo estaria entre Joaquin Phoenix e Denzel Washington. O primeiro caga pro Oscar e é boca suja toda vida enqto o segundo já foi premiado antes, o que faz com que a academia repense.. Daniel Day-Lewis acaba sendo um forte candidato tb por que além de ter feito toda uma transformação (situação que a academia ama) tem toda essa questão do nacionalismo americano, me parece uma disputa que vc pode fazer apostas mais seguras assinando a caras do que indo ao cinema. 


Denzel Washington em O Voo.

Melhor Atriz


Naomi Watts ("O impossível")

Jessica Chastain ("A hora mais escura")
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Emmanuelle Riva ("Amor")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")


Temos um fato bem bacana nessa categoria... Emanuelle Riva aos 85 anos é a atriz mais velha a concorrer nessa categoria e Quvenzhané Wallis com 09 é a mais nova. Em um filme a juventude da personagem principal é parte fundamental da historia e no outro a velhice. Embora o favoritismo não esteja com nenhuma das duas achei a situação é no mínimo curiosa.


Quvenzhané Wallis e Emanuelle Rivas - Daqui há uns 80 anos nego vai ficar espantado com o quanto Quvenzhané Wallis é velha e usará de referencia o fato dela ter disputado o oscar com Emanuelle Rivas.


Melhor Atriz Coadjuvante

Sally Field ("Lincoln")
Anne Hathaway ("Os Miseráveis")
Helen Hunt ("As Sessões")
Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Amy Adams("O mestre")

Nós amamos Anne Hathaway... Alguns desde "Diário de Princesa", outros desde o Diabo Veste Prada... Independente de quando tenha nascido esse amor ele existe e pulsa em nossos peitos. Até então a moça só concorreu uma vez a melhor atriz coadjuvante em "O casamento de Rachel".. Um filme de pouca repercussão (embora muito bacana).. Mas esse ano ela esta no badaladíssimo "Os Miseráveis" e o que tudo indica é que o premio é dela.

Anne Hathaway em Os Miseráveis

Melhor Ator Coadjuvante

Tommy Lee Jones ("Lincoln")
Alan Arkin  ("Argo")
Christoph Waltz ("Django Livre")
Robert Deniro ("O lado bom da vida")
Philip Seymou-Hoffman ("O mestre")

Tanta gente boa aqui... Nem sei com quem tá o favoritismo, mas  temos atores tradicionalíssimos na disputa. Tirando Alan Arkin todos já tem pelo menos um Oscar. Chritoph Waltz ganhou há pouco tempo na mesma categoria trabalhando tb com Tarantino em Bastardos Inglórios, Philip Seymou-Hoffman (que eu AMO) é figurinha certa de Oscar e já ganhou de melhor ator por Capote.. Robert Deniro já levou duas vezes, Tommy Lee Jones uma e o Alan Arkin embora nunca tenha ganhado já concorreu duas. 


Philip Seymou-Hoffman em O Mestre

Melhor Roteiro Original

Mark Boal ("A hora mais escura")
John Gatins  ("Voo")
Quentin Tarantino ("Django Livre")
Michael Haneke ("Amor")
Wes Anderson e Roman Coppola ("Moonrise Kingdom")


O roteiro de "A hora mais escura", dizem as más línguas que foi babado, confusão e gritaria... Que inclusive a produção trabalhava construindo ele quando o Osama foi assassinado e a situação teve de ser incorporada no filme, que até então falava apenas da caçada a ele pela casa branca. Porém o roteirista ganhou o premio na mesma categoria com um filme retratando uma realidade próxima há dois anos atrás. 

Mark Boal e Katryn Bigelow - Dobradinha de sucesso

Melhor Roteiro Adaptado

Chris Terrio ("Argo")
Lucy ALibar e Ben Zeilitin("Indomável sonhadora")
David Magee ("As Aventuras de Pi")
Tony Kushner ("Lincoln")
David O Russel ("O lado bom da vida")

É Lincon, né gente???? Inclusive um dos motivos do filme ser badalado como tá sendo é por vir do livro  "Tean Of Rivals: The Political Genius of Abrahan Loincolns", que é um sucesso de venda nos EUA. Lendo sobre isso vi que o roteiro era considerado praticamente inadaptável e ai eu entendi algumas coisas.. Sinceramente, apesar de todo esse alvoroço em cima dele, achei um filme cagado que não fala sobre nada... Minto, usa duas horas e meia de filme basicamente para falar sobre o Lobby politico envolvido no fim da Guerra Civil Americana e abolição da escravidão.. O filme não se aprofunda em mais nada... Nem tanto no Lincoln, nem na discussão a cerca da escravidão, nem nos argumentos usados nesse processo... Nada, nada, nada.. Só mostra as alianças mesmo e um pouco das motivações do presidente.. Deve ter sido um livro muito mais seco do que o cinema merece. 


Tony Kushner

É isso, senhores.. Caso estejam interessados nas mesmas categorias que eu são apenas míseros 14 filmes até o dia 24/02.. São eles:

"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"
"Voo"
"O Mestre"
"O Impossível"
"As Sessões"
"Moorinse Kingdon"


E ai, topa o desafio??? Em caso positivo da um toque que a gente vai trocando ideia de local pra pra fazer download, legendas e etc... Tamo junto!!!




3 comentários:

  1. Fred quer ver tuuuuuuuuuuudo! Gostcho mutcho! E claro que homens do nosso calibre (ui) podem se dar ao luxo de serem exigentes, nzé? Hehehehe! Bjundas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu sou tao por fora... Vou tentar assistir o máximo que eu puder, mas tem uns que dá uma preguiça né. E sem tempo entao...

    ResponderExcluir
  3. vamos por partes:
    1) os EUA não abençoar Lincoln, seu primeiro presidente, com o Oscar? Duvido! Para eles significaria dizer não a democracia.
    2) Spilberg, é Lincoln. Tudo bem que Ang Lee transformou um conto que afirmaria que Deus é Shiva num conto cristão, mas... duvido que ele consiga vencer Lincoln.
    3) Lincoln, com certeza, apesar do gostoso do Hug Jakcman mostrar tudo o que é capaz.
    4)Ai tá foda! Jennifer Lawrence tem ganhado tudo, mas o papel da Naomi Watts tá foda.
    5) Anne Hathaway já ganhou. Ela canta I dreamed a dream. PHODA!
    6) Tommy Lee Jones é Tommy Lee Jones e em Lincoln.
    7) Osama foi assassinado? Voto no Quentin Tarantino ou em Michael Haneke por Amor.
    8) É a melhor chance de As Aventuras de Pi.

    ResponderExcluir