23.1.13

Melhor Atriz - Oscar 2013

Hoje fechei a categoria de melhor atriz assistindo "A Hora Mais Escura", podendo falar agora sobre a categoria, minhas torcidas, apostas e impressões.

Esse ano a gente não teve nenhuma atuação feminina com aquelas mega transformações que Hollywood ama como foi Marion Cotillard em Piaff ou Meryl Streep ano passado na Dama de Ferro. Atuações mais sóbrias de personagens que não são caricatas exigem olhos mais atentos do expectador.

Vou começar falando sobre Jennifer Lawrence em "O Lado Bom da Vida", que tem o favoritismo pra um papel super-gostoso de um filme delicinha. O Lado Bom da Vida é uma comedia romântica om personagens carismáticos num roteiro leve. Tiffany é uma garota problemática que ficou viúva há pouco tempo e acabou perdendo emprego por transar com quase todos os colegas de trabalho. É apresentada então a Pat um cara que passou oito meses no sanatório e segue em terapia após ter agredido o amante da mulher quase até a morte, perdendo o emprego, esposa e casa. Juntos, Tifanny e Pat, voltam a se conectar a vida. O papel era pra ser de Anne Hathaway, que ainda bem não pegou... Agora tá concorrendo de melhor atriz coadjuvante nos miseráveis e proporcionou a Jennifer Lawrence concorrer de principal. Jennifer ganhou o Globo de melhor atriz por comédia ou musical e tem o favoritismo pro Oscar. Não acho que seja a melhor pra categoria, mas foi uma atuação bacana de um filme gostosinho.

Jennifer Lawrence dando vida a Tiffany em "O Lado Bom da Vida

Naommi Watts interpreta Maria em "O Impossível"... O filme só concorre na categoria de melhor atriz e eu acho que o garoto que faz o filho dela mais velho merecia concorrer de melhor coadjuvante (mesmo não tendo visto todos desta categoria). Maria é a médica mãe de três filhos que vai passar natal com eles e o Marido na Tailândia quando acontece a Tsunami. Ali a família se reparte... O filme é mostrado até boa parte apenas pelo lado dela e do filho mais velho.  Até uns 40 minutos o expectador não sabe se o marido e os outros dois filhos ainda sobreviveram. Lutando pela sobrevivência e extremamente ferida, Maria tem no filho um companheiro... A atuação é emocionante e Naommi concorre em tudo quanto é premiação que tem surgido, mas não é a favorita.

Naommi Watts como Maria em "O Impossível"

Emmanuelle Riva tem uma atuação brilhante em Amor, aos 85 anos alcança a marca de ser a mulher mais velha  a concorrer NESSA CATEGORIA (A veinha que interpreta a Rose na velhice em Titanic tinha 87 qdo concorreu de melhor atriz coadjuvante). O Filme é bom, mas eu tenho uma certa implicância com cinema francês.. Por vezes acho chato, demasiadamente monótono etc etc etc... Mas a atuação dela é incontestável e divide o meu coração no favoritismo. No filme ela interpreta Anne, uma velinha que vive muito bem com o marido até ter complicações com saúde e começar a se demenciar. O filme, na minha opinião, fala mais do drama dele em lidar com a situação do que o dela propriamente dito. Porém, acho tão complicado vc fazer o papel de alguém demenciado numa cama, pk é uma atuação no olhar.. Como que vc atua fazendo um olhar vazio?? Oco?? De quem não está mais ali??? Isso é de uma complexidade absurda e Emmanuelle Riva faz isso da maneira que só uma grande veterana poderia fazer. Quem tem, ou um dia teve um parente nessa situação vai se surpreender e identificar aquele olhar.


Emanuelle Riva interpretando Anne em Amor

Quvenzhané Wallis só tinha 06 anos quando deu vida a Hushpuppy em Indomável Sonhadora. Aos 09 anos se torna atriz mais nova a concorrer a um Oscar. Devo dizer que não sou muito amigo de atuações infantis e me emociono muito com historias que tem idosos no centro e aqui tive que abrir uma exceção respeitando muito os cabelos brancos de Emanuelle Rivas, mas torcendo pro talento absurdo dessa menina. No filme ela interpreta uma garotinha que vive com o pai numa região chamada banheira, uma comunidade miserável as margens de uma represa. A comunidade está a beira de ser despejada  e o pai doente se nega a receber tratamento... O filme mostra as relações num misto de realidade com fantasia... Não se trata do pobre pela ótica da classe média, apresenta-se ali toda uma rede de valores e diálogos coerentes a realidade apresentada e a garotinha da um show.

Quvenzhané Wallis na pele de Hushpuppy

Deixei por último Jéssica Chastain em A Hora Mais Escuras, por que talvez seja o mais polêmico de todos, porém vou me ater a falar da personagem (que já é bem polêmica) e deixarei pra falar das polêmicas ligadas a tortura qdo for falar de roteiro, diretor ou filme.  Jéssica vive Maya, a agente da CIA que encabeçou a busca da Casa Branca não só ao Osama Bin Laden como todos os líderes da Al Qaeda...  O filme tem sido criticadíssimo por tratar a tortura de uma forma natural, sem nenhuma discussão ética sobre a prática. A situação se centra muito no umbigo da personagem da Jéssica, pk ela é a principal e a coisa fica de uma forma que vc começa realmente a torcer muito pra que ela consiga e realmente caga pra tortura. Rubem Ewald Filho não gostar da Jéssica, acha que é uma atriz meio que escolhida pelos criticos sem muito talento para tal e no momento que passou a cena em que as pessoas dizem ter sido a que garantiu a indicação, ele apontou como melodramática demais... Tipo.. Super-ouço a opinião do Rubem e adoro, mas a mulher derramou só uma lágrima na cena, minha gente!!!  Rubem Ewald Filho deveria ver Maria do Bairro.. Tah, ele falou algo que é verdade.. Em 2012 a mulher trabalhou em três filmes e em 2011 em cinco.. Isso deve comprometer algo na qualidade, mas as indicações em ambos os anos me faz pensar que ela tá dando conta do recado. Ano passado ela concorreu com Historias Cruzadas de melhor coadjuvante e se vc comparar um papel com outro de fato foi brilhante, pk entre a perua fútil texana do século retrasado e a agente obcecada da CIA tem um distancia de um abismo.  Não vi tanta força na cena que as pessoas dizem que foi a que garantiu a indicação (sempre que penso em uma cena capaz de tanto, lembro da última cena de Mo'nique em preciosa), como toda a atuação dela me parece normal, sem grandes apelos, mas nem por isso deixou de garantir a ela o Globo de Melhor atriz de filme dramático e a tornar uma grande concorrente pro Oscar.

Jéssica Chastain em A Hora Mais Escura vivendo Maya.


Moral da história minha torcida fica com Quvenzhané Wallis (mas de coração dividido com Emmanuelle Rivas) e a aposta é em Jennifer Lawrence que tem como sua maior concorrente Jéssica Chastain

2 comentários:

  1. Tzá, tudo bem... mas e para Claudia Seringa Letal Raia nada de Oscar?!? Poderia ser "Melhor tripudiada na inteligência da audiência", nzé? Hahahahahah! Bjundas!

    ResponderExcluir