27.1.13

Melhor Roteiro Adaptado/Melhor Diretor - Oscar 2013

Hoje (24/01 qdo fiz a primeira parte desse post) foi a vez das Aventuras de Pi, fechando então os cinco filmes de roteiro adaptado e diretor, que são basicamente os mesmos filmes com a diferença de apenas um.. Por esse motivo vou começar falando sobre os dois que concorrem em apenas uma das duas categorias e posteriormente sigo comentando os que estão nas duas. 

Argo - Roteiro Adaptado

O filme é baseado em fato real e conta a historia de um agente da CIA que tenta salvar cinco diplomatas americanos que estão escondidos na casa do embaixador do Canadá em um momento em que vários Americanos estão sequestrados pelo governo Iraniano. O filme é bacana, super tenso e o Ben Afckler teve preocupações que acho legais (acho até que deveria concorrer de diretor), como por exemplo usar películas comuns e dar zoom nas imagens para aumentar os grãos, dando a impressão de ter sido gravado na própria década de 70, fora os penteados e figurinos impecáveis... Roteiro bacana, mas acho que não leva em função da concorrência mesmo tendo ganhado o globo de melhor filme. 


Amour - Diretor

Eu acharia bacana um Oscar de melhor atriz a Emanuelle Rivas por Amour por que teve uma atuação brilhante; eu acharia power um oscar de melhor roteiro pra Amor, pk tem uma historia muito emocionante idealizada de maneira muito terna e com personagens carismáticos; eu acharia mega justo se o cara que atuou com ela concorresse de melhor ator coadjuvante... Agora eu jamais daria o prêmio de melhor direção para Amor.. Pq, SIM, tenho uma certa implicância com cinema francês, que na tentativa de passar monotonia faz cenas monótonas e deixa o público entediado. Dia desses fiquei vendo uns 15 minutos de um filme francês no telecine cult... Era alguma coisa da escuridão o nome.. passava no submundo de Paris... E pra mostrar o quão obscura era aquela realidade o filme era mais escuro do que os meus quatro graus de miopia podem suportar... Existem um zilhão de recursos pra se passar um zilhões de realidade que vai além do infantil "quero passar monotonia, serei monótono"... E ai não tem uma trilha sonora, longas cenas em silêncio e várias cenas desnecessárias que se cortadas o filme durava uma hora e meia e seria muito mais dinâmico... Tem uma cena, por exemplo, que logo após o AVC Anne é visitada por um ex aluno de piano, o marido o recebe e depois vai busca-la no quarto e passa-se uns 40 segundos com ele sentado na cadeira em silêncio a espera o retorno... Jesus.. 40 segundos de nada no cinema é a eternidade, se é na TV nego troca de canal... O filme poderia ser melhor tratado pela direção.. Praticamente impossível levar e sinceramente acho que não deveria nem concorrer. 


O Lado Bom da Vida - Direção e Roteiro Adaptado 

Eu confesso que tenho uma certa dificuldade em visualizar a vitória de um filme de comédia romântica em categorias como roteiro e direção, pk eles concorrem com dramas fortíssimos, histórias intensas... Acho até injusto que concorram juntos... Deveriam ter premiações pra nichos específicos... Terror e comédia são dois deles... A história é fofa e o filme amarradinho.. Ok, mas, da pra disputar com Aventuras de Pi por ser fofo e amarradinho??? Jamais. 



Indomável Sonhadora - Roteiro e Direção

Indomável sonhadora é todo lindo e acho justo que concorra em ambas as categorias, em especial em roteiro... A maneira como que a fantasia entra na historia sem perder a verdade das relações e diálogos entre pessoas que vivem aquela realidade é fantástica. O que mata aqui realmente é a concorrência, por que em ambas as categorias Indomável Sonhadora é uma forte candidata. 



Lincon - Roteiro e Direção

Lincon é o coco parrudo desse ano... Pk o filme é chato e corre o risco de vencer ambas as categorias e ainda a de melhor filme. Tudo pelo maldito nacionalismo americano... Ouvi alguns comentários que diziam que o livro que ele foi adaptado (campeão de venda diga-se de passagem) parecia inadaptável.. Me deu a sensação que o livro deveria ser quase que como um livro de receitas e o Tony Kusher (o carinha que assina a adaptação) fez o melhor que pode, nesse caso colocar ele no cinema já seria um mérito .. Mas eu jamais daria um prêmio de melhor roteiro pra um filme de duas horas e meia que fala a cerca de um presidente que abole a escravidão de um país  em que mostra pouco desse presidente e não tem praticamente discussão nenhuma sobre escravidão. Também não vi nada na direção que faça com que eu chegue e fale: PUTA, MEU... MELHOR DIREÇÃO DO ANO.  A vitória desse filme não tem nenhuma explicação que não passe por essa coisa do nacionalismo americano. Nada, nada, nada... O filme é tão ruim que o blogspot tá se negando a justificar esse parágrafo, pra me irritar mesmo


Lincon - Roteiro e Direção

Apaixonado estou desde que vi... É o concorrente mais forte de Lincon e eu vou ter orgasmos se ele vencer de diretor, roteiro ou filme (orgasmo múltiplos aqui). "Quem quer ser um milionário?" é um dos meus filmes favoritos da vida e o que mais empolguei nesses anos acompanhando o Oscar, agora vem "As Aventuras de Pi" e me arrebata... Uma das justificativas que dei pra ter me apaixonado pelo milionário é a forma que historias e personagens inocentes me ganham, pk a inocência de alguma forma me atrai e ai cheguei a conclusão que filmes que tem personagens indianos no centro tem uma pré-disposição a fazer isso comigo, já que o contato deles com sagrado tenha um "Q" de fantástico e de inocêncte.... Passei o filme todo com essa sensação e terminei me perguntando até que ponto o inocente não sou eu. As imagens são lindas, a historia bacaníssima, muito bem tratada pelo Ang Lee... O filme se baseia num conto Indiano em que um menino sobrevive a um naufrágio dias junto com um tigre de bengala numa canoa. O inicio do filme é com um autor de livros procurando o cara que supostamente foi o sobrevivente (e hj é professor universitário)  pra ouvir sua historia. Daí o personagem vai se formando contando a vida dele na Índia antes de fazer viagem... E assim um conto vai ganhando ares de realidade sem perder a magia absurda que há em torno dele e tal como um conto indiano essa magia é cheia de reflexões arrebatadoras. Até agora, pra mim, As Aventuras de Pi é o filme do ano, pena que muito possivelmente vai perder pro cuzão do Lincon.





Moral da Historia, minha aposta em ambas as categorias são em Lincon e Minha torcida pra Pi, logo escrevo sobre as outras categorias (não que interesse muito a ng, mããããs eu gosto de escrever assim mesmo... Rysos)




4 comentários:

  1. Isso, Gato... me enche de informação... adoro!
    Pois é Gatoncio... minha sorte é que a falta de cabelo foi compensada em tamanho de pica, nzé? Hahhaha! Bjos, querido!

    ResponderExcluir
  2. Não assisti nem um dos filmes ainda, mas curioso para ver.

    ResponderExcluir
  3. genten.. to ainda sem ver nada... precisando me atualizar...

    ResponderExcluir