18.6.13

Nós



Desde ontem eu tava bem decidido a escrever esse post, meu dia hj foi de trabalho intenso e fiquei tão subtraído por ele que só voltei a pensar no post no final da tarde, mas confesso que desde umas 16:00 to  pensando em como escrever, no que dizer.

A maioria das opiniões que ando vendo sobre as manifestações foram via FB e são em momentos como esse que eu cogito a possibilidade de sair dele, por que nada na minha vida pessoal nunca me levou a isso, nem ciumes, nem intrigas, nem necessidade de preservação, mas ler as opiniões das pessoas qdo esse tipo de coisa acontece me incomoda bastante.

Todo mundo quer ser cool, quer falar a frase mais engraçada, mais legal e ter um tom afastado, blasé das coisas.. To sentindo falta de primeira pessoa do plural nessa historia.... Falta de ler "Acordamos" em vez de "O gigante acordou". Falam de Brasil como se tivessem se referindo a uma tribo aborígine no interior da Austrália .. O Brasil sou eu, o Brasil é vc, somos nós... Não da pra falar nesse tom distante.

A impressão que eu tenho é que no FB ng tem compromisso com nada que não seja autopromoção, todas as opiniões são dadas com a única preocupação com o que vai causar, com como a minha imagem está sendo vendida.. Não estamos falando de ideias aqui, estamos falando de ego. Partindo desta premissa, mesmo as opiniões a favor da causa vinham de uma forma por vezes  tão aquém do que parecia razoável, pelo menos pra mim, que optei por não me colocar naquele espaço. 

Acho importante que as pessoas se coloquem, já disse aqui várias vezes que acredito que antes de botar o pé na rua pra fazer qq barulho por qq mudança eu preciso inicialmente me posicionar... Não faz sentido eu ir pra rua falar contra Marcos Feliciano e ouvir o meu primo na conversa com a  família dizendo que bicha é tudo sem vergonha e me calar.

Então se a moda agora é fazer barulho em prol de uma causa nobre, que se faça a moda.. Em geral ela tá em cima de tanta coisa pequena, qual o problema de estar em cima de algo que realmente valha a pena???  Se na busca de criar uma autoimagem cool preciso falar contra a corrupção, então deixa acontecer, independente da intenção do autor.

Me orgulho de ver toda essa onda de verdade, pq ela é um retrato da nossa insatisfação  O Otávio fez um post muito bacana falando sobre o tema e diz que só lamenta não ser a corrupção o combustível pra isso tudo... Meu amigo, nãos e aflija mais por que se não era.. Se tornou.. Tudo começou com os preços das passagens, mas vc acha que se elas abaixam amanha cala a boca do povo??? Não cala.. Os protestos feitos fora do país não foram em solidariedade ao preço das passagens, mas a postura da policia, ao direito das pessoas se posicionarem.. A discussão já ganhou uma proporção muito maior. Na minha cidade natal tinha nego com a placa "Rosinha e Garotinho não me representam" e a passagem de ônibus lá é um real devido a um projeto da prefeita. Na minha cidade atual vai ter manifestação e as passagens daqui não aumentaram... As pessoas estão insatisfeitas e resolveram botar a cara na rua... É isso.

A globo começa fazendo a cobertura se referindo aos manifestantes e a população como se fossem instancias diferentes, mas foi obrigada a reformular seu script pq qdo mais de 250 mil estão na rua de ponta a ponta do país em prol de uma causa não da pra dizer mais que não se trata de um movimento popular. Ela tenta então descaracterizar o movimento focando em atos de vandalismos, mas ainda sim não convence... Mesmo por que, qual o problema do vandalismo??? Atacaram prédios históricos.. Ah que se dane, se o poder publico quiser revitaliza com dois tempos, tanto dinheiro se gasta em obras inacabadas e indo pra lugares indevidos, qual o problema de se refazer o que foi desfeito em função de uma insatisfação legítima???? Não percamos tempo com miudezas e paremos pra poder ler o simbólico desse ato que diz nas entrelinhas que é preciso destruir isso tudo pra começar de novo.

A vaia a Dilma, as manifestações nas ruas, nas redes sociais, as manifestações fora do país... Ta bonito de ver, ta bonito de ver gente que nunca imaginei despertar o desejo de ir pra rua fazer abrulho resolver fazer isso... O cara que talvez de fato não saiba nem em quem votou na eleição passada, mas tá em tempo de pensar nessa onda toda e estar mais consciente na próxima. 

Concluo o meu post da maneira simples, bonita e bacana que o Otávio concluiu o dele... Tal como o colega que diz que vai as ruas com sua família pra dizer que querem um país diferente eu tbm vou com o meu marido e gostaria muito que vc que está me lendo fizesse o mesmo, por que eu tenho certeza que assim como eu e o Otávio, vc também gostaria de que as coisas fossem diferentes.

Edited

Já tinha feito o post qdo vi isso... Mas não podia deixar de compartilhar isso, pq quando penso que faço parte de um pequeno núcleo que é a favor das manifestações independente de quebra-quebra , vejo um espetáculo desses vindo do público do Datena... É muita emoção, minha gente.. Muita emoção

12 comentários:

  1. Eu concordo com você em partes. Concordo que protestos violentos é que tocam o terror nos políticos e fazem eles acordarem para a situação, mas protestar contra o bilhete e as condições e falta de ônibus e queimar ônibus é contra producente. Muitos reclamam a sujeira urbana, mas colaboram cumprindo seu dever de jogar lixo no lixo e catar cocô de cachorro? Gays que reclamam do Feliciano e do preconceito mas tratam outros gays com desprezo e preconceito? Outro tipos de protesto valeriam, tipo não andar de ônibus por causa do valor, não ir nos jogos da copa, não ir a shows pagos com dinheiro público, mas as pessoas estão dispostas a esses "sacrifícios"? Ao invés de cercarem o Caco Barcelos porque não pegam um deputado/senador/governante (queria o Feliciano rs.) e tocam o terror nele? A Dilminha já sequestrou vários embaixadores na sua época rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo.. Também concordo em partes com suas colocações.... E começando pela concordância devo dizer que concordo em gênero, número e grau que precisamos fazer nossa parte antes de querer mudar alguma coisa.. É aquele bom e eficiente clichê que diz que precisamos ser a mudança que queremos no mundo.. Até por isso me incomodo de ver gente absolutamente acomodada e alienada no FB falando como se a acomodação do Brasil fosse uma coisa distante de si.

      Agora com relação a colocar fogo nos ônibus.. É engraçado eu estar lendo isso, pq qdo vi as pessoas quebrando agência bancárias pensei: Mas pq não botaram fogo em ônibus em vez disso, gente??? rsss

      Não vejo contradição... Se estou protestando contra aos abusos dessa empresa que me lesa, então que ela seja lesada... Quer ganhar em cima de mim??? Vai levar é prejuízo... Esse é o recado.. E no frigir dos ovos as tarifas estão sendo reduzidas e as empresas vão ter de arcar com o prejuízo dos ônibus queimados, na tentativa de tirar ainda mais do povo, acabaram perdendo.

      Concordo com vc que deixar de andar de ônibus, boicotar shows e estágios fossem alternativas mais eficientes (muito embora a do ônibus, dependendo da circunstância, fica meio complicado eu querer que nego que pega três ônibus de realengo a barra pra trabalhar, vá andando em protesto, vc tem carro, né???), mas antes desse episodio sempre falávamos que mais eficiente que ficar reclamando na vida no Face Book era botar a cara na rua, agora a fala é que melhor que mobilizar mais de um milhão, em mais de 20 cidades brasileiras, em três dias é boicotar ônibus, shows públicos ou jogos....

      Esse Brasil outro, esse Brasil que não sou eu, esse Brasil que diferente de mim não enxerga o que é obvio e nunca faz a coisa certa sempre vai seguir por uma alternativa que não é a ideal.. E sabe por que Anônimo??? Por que tal como o nome sugere o Ideal não existe, está no campo das ideias e neste campo sempre haverão soluções melhores que a realidade...
      Agora anônimo, sugiro que vc boicote, viu?? Lembro que na década de 90 a close up deixou de patrocinar por um dia o programa da Fernanda Lima na MTV, fica comigo, pk foi o dia gay... Ninguém fez nada, mas eu desde então nunca mais usei close up... To tentando ser essa mudança que quero ver no mundo... Acho que é por ai..

      Excluir
    2. Como eu não tenho muita coisa a comentar sobre o texto do Gato, afinal, eu assino embaixo, apesar de ainda ver com muita desconfiança tudo isso que está acontecendo... não sei se essas revoltas vão ter algum impacto na política brasileira, observemos... vou comentar o comentário do anônimo se vc me permite, amigo:

      Anônimo, eu não acho que queimar ônibus seja contraproducente porque os ônibus não pertencem a população, pertencem a um empresário que explora uma passagem com um lucro exorbitante, é somente este empresário que é atingido quando se põe fogo em um ônibus, aqui em Natal onde todos esses protestos começaram, a organização de todos estes atos partiu daqui, os líderes do movimento são daqui, somente quando os ônibus foram atacados, que os empresários sofreram algum prejuízo, que alguém se mexeu porque quando se fecha uma rua é realmente só a parte da população que quer chegar em casa que fica "prejudicada", a única forma de se manifestar contra o sistema de ônibus é atacando os ônibus.
      E, novamente, eu concordo com o Gato.

      Excluir
    3. É verdade, eu tenho carro (meus pais na verdade), e já tinha pensado que pra muitas pessoas é difícil boicotar porque precisam do transporte, mas mesmo assim seria uma alternativa pra alguns que não necessitam tanto de transporte coletivo. Concordo com o que você disse para o Otávio aí em baixo, sobre eu colacar as pessoas..., mas é que no calor do debate queremos mais é debater e é claro que me incluo no as pessoas, rs. Eu concordo com atos de vandalismo e "terror", se cabeças não tivessem rolado na Revolução Francesa, ainda viveríamos no absolutismo. Só digo que também tem outras alternativas, também válidas.

      Excluir
    4. Rss eu tinha certeza que tinha... Aliás anónimo, essas medidas suas estão muito burguesas... Boicotar os jogos?? O povo já tem um boicote natural a eles que é o salário mínimo... Hehehehehe....

      Querido, acho bacana vc assumir onde foi falho na construção do seu pensamento, isso é discutir pra somar, o contrário à isso é só marcar ponto...

      Existem outras alternativas, é claro, a primeira delas talvez seja votar de forma mais consciente, mas é hora de louvar a grandiosidade da atual...

      Tmb concordo que no calor do debate a gente acaba cometendo algumas falhas, mas precisamos ficar atento a elas. O que é dito nas entrelinhas parecendo sem maldade é o que reproduzimos sem pensar e também passamos para o outro sem que ele reflita... O conteúdo principal é rscionalizado e o outro engolido.... Assim que a Globo faz quando da a notícia se dizendo imparcial, mas sutilmente fala da posição da população e dos ativistas fazendo que o público entenda sem refletir que não se trata de uma manifestação popular.....

      Vamos nos policiar para nos implicarmos mais anônimo, pq se todo mundo pendura na conta do outro de onde vem a ação??

      E volte mais vezes... Bom tê-lo por aqui!!!


      Excluir
    5. Foxx aquando na minha vida que eu poderia ter a pachorra de reclamar de qq coautoria sua no meu blog?? Jamais... Ainda mais vc que sempre vem pra somar....

      Mas sobre o fim dessa história... Ainda este n mude os rumos da política brasileira, que eu tmb nem acho que seja tudo isso, só de encostar essa galera contra a parede e mostrar pra ela Wire n da pra fazer o que quer já ta de bom tamanho... A diminuição das passagens já é vitoriosa...

      Excluir
  2. Gato, acho que esta forma de dizer, O GIGANTE ACORDOU, bem bonita. Acho que tá usando exatamente o plural desta forma, está transformando todo cidadao em UM. Lutando por nosso país.

    Espero que vc esteja certo, que todos tenham esta cabeça. Aqui em Goiania a coisa tá feia. No meio disso tudo, como piada eles voltaram a subir as tarifas. To vendo o jornal hj de manha e parece piada, só falam em vandalismo e na passagem, puta vergonha, sorte que tem gente que tá botando a cara, tentando organizar alguma coisa, colocando metas. Espero que as coisas mudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tavinho lindo....

      Talvez o Gigante acordou não tenha sido nem a melhor expressão, mas a minha conversa com o Anônimo ali em cima é bem ilustrativa... Respeito a opinião do cara, mas é aquilo sabe?? Eu não boicoto a empresa de ônibus e falo "as pessoas não estão dispostas ao sacrifício" como se essas pessoas fossem um outro... A alienação é sempre a do outro, a acomodação é sempre do outro... O brasileiro que não sabe votar também é um outro... E ai um monte de gente diz que o Brasil tá acordando como se o interlocutor fosse o único acordado o tempo inteiro, esperando ver o movimento do gigante....

      É isso.. Como disse talvez não tenha sido a melhor frase, mas contextualiza ela que vc vai entender onde quero chegar...

      Excluir
  3. Me determinei a não comentar mais sobre esse assunto.... tenho uma opinião totalmente ao contrário de todo mundo!!

    Acho que o gigante acordou porra nenhuma, só vou acreditar quando nas próximas eleições votarem corretamente, fazem a porra da urna de pinico e depois reclamando da cagada!!!

    Realmente NÓS temos a culpa do país está a merda que tá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem não.. Fazemos.. Fazemos da urna um penico...

      Jansen, naturalmente o curso da historia não vai mudar em função de um acontecimento, mais o que interessa nesse caos é o movimento, é não ter mais uma vez se calado, se resignado diante a injustiça.... O preço das passagens estarem retrocedendo já é vitoria, fazer com que os políticos entendam que o povo não é tão manso quanto pode parecer é vitória....

      Reclamamos tanto da inercia, que não faz sentido não aplaudirmos quando há movimento achando que esse movimento é pouco, por que pra um cachorro ser grande, um dia ele tem de ter sido pequeno... É só um passo, um lindo e vigoroso passo...

      Excluir
  4. Gato como disse no começo do comentário me determinei a nao falar mais disso...

    Podem me recriminar como for... mas eu não aplaudo não, só vou aplaudir quando vê os resultados nas urnas... daqui a um ano voltamos a falar sobre esse assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que aprendi na vida é que de um jeito ou de outros sempre estamos tendo dois movimentos com relação aos processos que acontecem no mundo.. Ou colaboramos pra manutenção ou pro fim... PRA MIM, EU GATO... Ficar em casa é colaborar pra manter e botar a cara na rua é colaborar, mesmo que timidamente, pra que algo aconteça diferente.

      É lógico que vc não vai ver nenhum resultado significativamente diferente nas próximas eleições.. As coisas não vão mudar num passe de mágica, mas andam de passo em passo e esse foi só um.. Um bom passo, significativo, que diz muito acerca do cansaço e do descredito de uma nação.. Mas só um passo, ainda que largo.. Um passo!!!

      Excluir