27.12.22

Gkay: Até Quando?

 


Honestamente... Um mundo que existe Gkay é um mundo em caos. Eu sou de uma época (odeio essa expressão) que o ícone da futilidade era a figura do ex BBB. O cara que chega na fama sem nada, ele só é famoso, alguém que tá em evidência, sem isso acontecer como consequência de um trabalho ou de um talento e isso parecia bastante impressionante e inusitado nos anos 2000, mas o mundo não perdia por esperar.

Ainda nessa vibe de reality surgiu ex coisa muito pior.. Tipo "ex a fazenda" ou  "ex de férias com o ex".. O BBB em 23 edições ganhou status de clássico, um produto sério num nicho que nada parece tão sério assim... Mas aí, pior do que "ex qq reality" vieram os influencers. Uma galera que consegue arrebatar milhões de seguidores, muitas vezes por não fazer nada. Até existe pessoas que estão dentro de um nicho tipo culinária, moda, maquiagem, que ok! Começaram  ter seguidores a partir da visualização de tutoriais ou qualquer destaque, mas tem gente que se destaca basicamente por mostrar a vida ou no caso de Gkay, por fazer vídeo de humor duvidoso.

O grande feito a influencer foi "A Farofa da Gkay", basicamente é uma festa voltada pra influencers em que ela foi muito visionária em nadar de braçada no gênero "festa istagramável". A expressão instagramavel é usada para lugares que tem como estratégia criar espaços para fotos que vão ter boa saída em redes sociais (sobretudo instagram). Existe uma série de alternativas pra isso, Gkay fez uma festa fechada pra famosos na internet, com presença cativa de blogueiros de páginas de fofoca com milhões de seguidores que durantes fazem da festa notícia. Reza a lenda que o valor das famosas publis dos influencer durante a farofa chega a quintuplicar.  

Além da vibes Instagramável Gkay freta avião, fecha hotel, cria todo um burburinho midiático quanto aos convidados da farofa e catalisa para seu evento boa parte da atenção da mídia. nesse ano ela teve o evento transmitido pela focker multishow. A Farofa é um sucesso, sobre tudo pras novas gerações, eu pessoalmente confesso que acho mais interessante as notícias dos preparativos da farofa do que da farofa em si.. Que basicamente é "A beijou B", "que beijou C", "que beijou D"... Acho bem "grandes merdas".

É bem verdade que a moça acaba carregando o peso de ser ícone de toda essa onda influencer vazia. Pq é importante destacar que influencers como Felipe Neto, Jout Jout ou Maria Boop ue usam sua fama pra somar de alguma forma não vão a farofa... A coisa é de Tirulipa Junior pra baixo! Daí Gkay vira meio que a encarnação de um movimento, além de ser uma mulher a frente de um espaço em que pessoas exercem sua liberdade sexual, há muito sexismo no hate a Gkay. 

Só que não dá pra negar que ela também não se ajuda! Gkay volta e meia dá uma bola fora (típico de quem chega na fama num estalar de dedo).  Durante a pandemia levou um monte de ex BBB pra sua casa pra fazer dancinha, volta e meia dá uma declaração cagada... Só esse ano a influencer foi no programa da Tatá Werneck e deu uma entrevista constrangedora de ruim, uma tentativa desesperada de ser engraçada que fracassou miseravelmente (vide a foto de ilustração do post).  Tbm gravou um especial para netflix que foi um fracasso de crítica e público além de inúmeras falas de que ela é super grosseira com as pessoas com quem trabalha e por fim deu um chilique com Fábio Porchat que fez piada com a entrevista dela na Tatá durante os melhores do ano (aliás ele, o Paulo Viera e a Própria Tatá fizeram piadas). Gkay apelou e o Fábio hoje respondeu dando uma voadora que olha... Coitada!

Eu não vou entrar de forma rasa numa conversa mega complexa que é a cultura do cancelamento na internet, ou mesmo próprio hate, não é um assunto mole, fato é que eu não sou favorável a linchamentos virtuais, mas também não dá pra esquecer que ano passado usando oportunamente de sua fama Gkay tava pedindo aos seguimores pix por que ficou endividada pós Farofa, no ano seguinte ela estava fretando um avião pro mesmo evento, então eu acho que é sempre bem vindo a reflexão sobre pra quem a gente tá dando audiência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário