26.5.09

Bacha bereesh

Com o pé menos inchado e sem doer, começo a voltar com algumas atividades, e a primeira delas... Escrever...

E voltando a escrever, volto a temática do blog que é homossexualidade. Essa semana o Ricardo me mandou por e-mail uma noticia muito interessante falando sobre a situação homossexual no Afeganistão.

Lá As relações entre homens mais velhos e adolescentes fazem parte da tradição dos Pashtun (a comunidade étnica e lingüística dominante na região), embora tenham sido proibidas pelo Taliban. De acordo com reportagem publicada no “The Times”, em troca de dinheiro, os adolescentes se tornam amantes, ou “ashna”, dos mais velhos. “Esses garotos são quase sempre inocentes, mas a pobreza é tamanha que eles não podem recusar”, revelou um soldado para o jornal. Essas relações, encaradas com naturalidade no período pré-Taliban, estariam voltando à superfície com a queda do regime. “Agora os soldados também têm seus garotos nas tendas. Em pouco tempo, certamente dentro de um ano, será como (no período) pré-Taliban: eles estarão por toda a parte”, finalizou o soldado.

Os Bacha bereesh (como são chamados os adolescentes) são usados como símbolo de poder e vaidade e são ostentados em festas masculinas chamadas bacha baazi. Eles são comprados ainda adolescentes dos seus pais. São escolhidos pelas suas belezas e recebem presentes e dinheiro de seus donos. Ficam com eles até que se fartem ou até que sejam roubados/comprados por outro senhor. Nas festas ventem – se com trajes femininos e dançam pra outros homens.

Um antigo comandante mujahedine disse numa entrevista, publicada na revista Sábado a 8.4.2009:

Vi-o dançar uma noite. Era incrivelmente bonito e não conseguia tirar os olhos dele. Nessa noite, a festa acabou às 23.30h. Vim cá para fora e escondemo-nos do outro lado da rua. Quando rapaz e o dono saíram, atacámo-los. Encostei uma arma á cabeça do kataah e obriguei o bacha a vir comigo. Depois passei um mês numa gruta com ele. Ninguém nos conseguia encontrar. Ao mesmo tempo este exílio foi a forma perfeita de nos conhecermos. Quando já nos tínhamos acostumado um ao outro, levei-o para casa comigo. Mantive-o durante um ano e meio.”


Segue ai em baixo a fotos de dois Bacha bereesh.



O que mais me surpreende nessa historia é isso vir de um país islâmico. Não que o ato em si não seja impressionante, mas a verdade é que a realidade dos Bacha bereesh se assemelha muito com o que acontece no ocidente com algumas emergentes, por exemplo. Poderíamos dizer que Jesus Luz é uma espécie de Bacha bereesh de Madonna... Outra coisa que não é nenhuma novidade é a relação entre homens mais velhos e adolescentes, a Grécia antiga que o diga, e os chats da UOL tb. Mas fico me perguntando que espécie de significação é feita por essas pessoas que condenam a homossexualidade ter esse tipo de relação. Qual é o discurso vigente? Qual o pretexto que da abertura para tal comportamento ?

Não sei, só sei que achei isso tudo muito fetiche, lolitos com homens mais velhos, nas barracas com soldados, nas grutas, em toda parte. Se essa moda pega no Brasil a Rosinha vai lançar o Bacha bereesh a um real, a caixa vai financiar e o povo vai se endividar... Mas acho que é uma boa alternativa par aquecer a economia e dividir melhor a renda e olhando bem para a cara de Nooruding (o menino da primeira foto) ele não aprece nem tão triste assim....

Brincadeiras a parte, se eu pudesse colocar algum dizer na entrada do mundo escreveria: “Festa estranha com gente esquisita”

8 comentários:

  1. gente, que fubá, e vindo de um pais islamico!!! :O (Shocked)

    ResponderExcluir
  2. Bacha bereesh ou "Beesha Baixa"?
    hehe.
    Eu sei que o assunto é sério, mas logo pensei nisso.
    Então, o mais legal de tudo é que antes do Afeganistão ser islâmico, ele era um país com suas próprias tradições, e com o passar da expansão islâmica fôra tornando-se islâmico, porém, a religião foi incorporada à cultura, por isso que existem alguns costumes locais. Mas, é estranho ocorrer "certa tradição" pelo fato de que um país com tal religião não permitir isso.
    Assim, o que acho triste da história é o fato de que os jovens se tornam prostitutos ainda novos, e devem satisfazer a vontade de seus senhores, e por isso devem apanhar, ou serem submissos aos fetiches de seus senhores.
    Triste realidade....gente, mas o que deve ter de
    homem pedófilo nesse afeganistão...
    Se alguém ler ou assistir O caçador de pipas, verá uma situação parecida, em que um menino é obrigado a se vestir e dançar como meninas, além de ser aliciado pelos mais velhos.

    ResponderExcluir
  3. Gente, comofas? Que horror! Minha mãe estava comentando algo semelhante que ela viu na TV AQUI no Brasil. Um cara aliciando adolescentes em troca de alguns trocados. Eles, motivados pela pobreza e promessas da cidade grande, vinham até aqui e eram obrigados a colocarem silicone e a se prostituirem. PÉSSIMO!

    ResponderExcluir
  4. Passou hj no Datena essa materia, eu até gravei... Acho que amanha até posto algo...

    ResponderExcluir
  5. SABIA! Para minha mãe assistir, tinha que ser no DATENA =/ Então, tem selo no meu blog pra vc! Tu não tem noção do quanto eu ri com os seus pronunciamentos. Chamei até a minha irmã pra ver rs

    ResponderExcluir
  6. Momento Caminho das Índias?!?! Hahahahaha!!!!! Beijos. De queixo para queixo... Topas? Hahahahaha!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto! Realmente estamos numa festa estranha com muita gente esquisita. E ainda quem se diga normal, o que é mais esquisito ainda.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto. Minha primeira visita no seu blog e deliciei-me aqui. Bem contextualizado, por vezes crítico e irreverente, enfim, tudo que se espera de uma produção inteligente. Parabéns.
    OBS: Esquisitices e explorações à parte, cabe ressaltar que a prática por lá tem muito de cultural tb. Aqui "in Brazil" não temos esta cultura mas a prática se dissemina tanto nos grotões como nos centros urbanos, enfim, vai entender neh?

    Beijão e melhoras para o pezinho (adoro pezinho ... ops ... abafa)

    ResponderExcluir