7.8.09

As voltas e reviravoltas que o gato da...




O diagnostico maldito foi refutado... A caminhada ainda não acabou, mas parece estar seguindo na direção certa... Quarto médico, quarto diagnóstico... Uma historia com um rastro grande de incompetência e falta de respeito... Senhores nessa postagem retomo toda trajetória até o dia de hoje para que vocês entendam o que aconteceu nos últimos dias... Dividirei em quatro fases, baseada nos médicos e procedimentos...




Parte I – O Médico Monstro

Começou em meados do mês de maio, uma ligeira dorzinha em baixo do dedão do pé, que foi aumentando durante o dia, doía muito... Na manhã seguinte rodei a cidade atrás de um ortopedista até achar um que estava atendendo num ambulatório. Pediu um raio-x e devido a clara ausência de fraturas diagnosticou tendinite. Não havia motivos para tal e ele dizia que era assim mesmo, tendinite podia dar por lesão ou mesmo com nada... Fiz o repouso recomendado, tomei o medicamento... Não adiantou... Então ele optou por engessar minha perna... Mais ou menos três dias antes do dia de tirar senti o gesso apertando e tirei... Voltado no médico ele me pediu uma ultra-som... O resultado não deu nada, ele olhou e disparou:

- Rapaz, o que você tem??? Você continua tomando o celebra durante dois meses e faz 10 sessões de fisioterapia.

Resolvi trocar de médico...





Parte II – O Médico Louco

Enquanto contava os procedimentos do médico anterior ele ficava virando o olho e fazia uma cara que parecia dizer “q médico era esse????”... Ele era estranho, cara de maluco, bem gordinho e com apele manchada parecendo ser vitiligo, ficava olhando pra cima enquanto falava... De cara disse desconfiar ser ácido úrico, mas pediu alguns exames pra comprovar... Em dez dias estávamos com o diagnostico confirmado... Começamos então o tratamento de ácido úrico e a dieta maldita... No início sentia muitas dores, a perna inchou muito em especial a articulação atrás do joelho, a ponto de precisar usar muletas... Foram dias dessa maneira até que foi diminuindo, as muletas aposentadas e eu voltando levemente à vida norma.l.. Ainda evitando sair, ainda na dieta... Porém uma hora estacionou... Ele disse que junto com o ácido úrico poderia haver um outro quadro e por isso deveria procurar um angiologista e que depois voltasse nele.






Parte III – O Médico Terrorista

Ele mal me deixou falar... Antes que eu terminasse de contar como caso evoluiu, comentasse dos exames, antes de pensar em pedir qq exame ele foi direto e reto e falou com todas as letras:


- Você tem elefantíase.


Da pra imaginar???? A primeira imagem que veio na minha cabeça foi do filme “homem elefante”... E foi ele que usei como referencia:


- Dr o Sr por um a caso está me falando do que estou pensando??? Do filme o homem elefante???


Ele confirmou, pediu que a ajudante fechasse a porta e disse que sim, que tinha absoluta certeza que sim (perguntei três vezes), que era irreversível e que a luta era pra tentar não deixar aumentar mais.... Senti o chão abrir de baixo do meu pé... E daí por diante foi o que escrevi aqui no blog nos últimos dias, fui ao encontro da minha mãe, ela ligou pro meu pai, no outro dia estava aqui... Não satisfeito com o diagnostico relâmpago, resolvemos procurar um especialista que é referencia na região...



Parte IV – O Médico Gato

Ele é a cara do Race Brannos do Jhonny Quest.... Um gato e eu, ainda que em pânico, não pude deixar de reparar no charme do grisalho médico... Ele ouviu toda minha historia, me colocou na maca, mediu as pernas, fez varias perguntas e pro meu alivio começou dizendo:


- Acho muito pouco provável que seja elefantíase.


Desconfiou que eu devo ter de fato começado com um quadro de ácido úrico, mas devido a imobilização desnecessária feita pelo médico monstro tenha feito um quadro de trombose. Basicamente isso quer dizer que a veia que leva o sangue do meu pé pro coração está com algumas partes coagulada, e devido a essa dificuldade o edema. O tratamento é longo, de seis meses a um ano, mas essa fase aguda logo passa, depois é utilização de uma meia, medicamento, dormir de perna pra cima e alguns outros procedimentos simples. A trombose não tem cura, posso ter outros quadros durante a vida e talvez fique alguma seqüela que deixaria uma perna um pouco mais grossa que a outra, mas seria uma diferença muito pequena. Para confirmar ele pediu um exame que foi feito e avaliado no mesmo dia, confirmando o diagnóstico. Ele ainda pensou em me internar também no mesmo dia, a fim de resolver logo o problema, mas ponderando vários fatores (que vai de dinheiro a gripe suína) concluímos que era melhor fazer o tratamento em casa a base de injeções e alguns outros procedimentos...



Não que a trombose seja um quadro bom, mas perto da elefantíase eu estou achando ótimo... Ainda estou em estado de graça de estar livre dessa possibilidade, não pensei a serio como proceder com o monstro e o terrorista... Principalmente o primeiro que me fez passar tudo isso por um erro que estava absolutamente claro, não só para todos os outros médicos que falei, como para varias pessoas que nem ligadas a área de saúde são.


De desafio pra mim resta a convivência na casa de tom pastel e a dores da picada, ta valendo eu tiro de letra. A historia não acabou, mas sinto que passado o susto começo a me encher de cores novamente.





5 comentários:

  1. Nossa! O primeiro médio era um monstro mesmo, além de ser um irresponsável. È por isso que não confio em médico nenhum. Permito-me ser consultado, mas sempre questiono os laudos. Foucault estava mais que correto ao nos prevenir sobre a “verdade médica”.
    Ácido úrico, o caral**! Não consigo me convencer do que eles dizem. Tudo hoje é ácido úrico. Está indo no mesmo ritmo da virose, tudo é virose. Quando será que vai aparecer um médico que tenha a hombridade de dizer que não sabe do que se trata. Gente, não saber é aceitável para qualquer ser humano, até para os médicos.
    Elefantíase? Sei que vou falar uma coisa que pode não ser encarada muito bem, mas juro que fiquei mais tranqüilo em saber disso. Tinha passado tanta besteira pela minha cabeça. Elefantíase não é nada agradável, mas já conheci pessoas que conviveram bem com ela. Mas não se deixe levar pelo terrorista. Li numa entrevista, há um tempo, que o erro médico mata mais do que qualquer doença. Resultado de pesquisa americana e sabe como são os americanos. Gastam rios de dinheiro com pesquisa, logo deve ser verdade. Recomendo que busque tantos médicos quantos necessários forem. Sinta-se seguro diante do diagnóstico.
    Quero que entenda que o que senti quando fiquei sabendo que era elefantíase, a suspeita, foi algo parecido com o que você disse sentir quando soube que era trombose. Pensei que você estava com os dias contados. Nossa! Como seria o mundo sem o seu blog? O seu sarcasmo? A sua ironia? A sua sagacidade? O seu charme? O seu senso de observação? A sua inteligência? A sua sensibilidade? Em fim, como seria o mundo sem você?
    Brincadeiras a parte, estou muito feliz com o resultado de seus exames e tenho fé que tudo será mais fácil daqui pra frente. E lembro a você que o erro do primeiro médico é caso de polícia, cabe processo e muito mais. Irresponsabilidade médica é algo muito grave. Pense nisso, pois se ele errou com você, pode vir a errar com mais alguém que pode não ter tempo de encontrar um gatinho inteligente que saiba do que está falando.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Médico Monstro, conheço uns 2 * fica pensativa*

    ResponderExcluir
  3. Ufa! Li o post num fôlego só... Agora posso respirar aliviado... Que bom! Bom mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eu disse... eu disse... o sangue Tupiniquim tem poder!!! Eu disse que confabularia a seu favor!!! ahauhauahua

    Fico mega aliviado... de verdade... sabemos que o tratamento não é fácil... pelo contrário... penoso e um tanto quando chato... mais vai levar tudo isso na boa... vai ser fichinha... afinal... gato tem 7 vidas!!!


    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Não deixa de ser um problema que mereça cuidados especiais mas enfim, algo mais concreto e mais controlável. É um absurdo a incompetência de certos profissionais. Bjux querido ... te cuida direitinho ...

    olhando pelo lado cômico ... MEIA-CALÇA né? sei ... vai que sempre não sonhou com isto??? ahahah ...

    bjux querido

    ;-)

    ResponderExcluir