28.6.11

O Gato e a Marcha das Vadias



Do que se trata??? Então... Vamos ao nosso momento Wikipédia...

A Marcha das Vadias ou Marcha das Vagabundas (em inglês: slutwalk) iniciou-se em 3 de abril de 2011 em Toronto no Canadá e desde então tornou-se um movimento internacional realizado por diversas pessoas em todo o mundo. A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas. As mulheres durante a marcha usam roupas provocantes: como blusinhas transparentes, lingerie, saias ,salto alto ou apenas o sutiã.

Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto Dai então o policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como putas, para não serem vítimas". O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto.

Já ocorreu em Toronto, Chicago, Los Angeles, Buenos Aires e Amsterdã, dentre outros lugares. No Brasil aconteceu em São Paulo no dia 4 de Junho. Um país machista como nosso onde um Rafinha Bastos diz que mulher feia quando é estuprada deveria agradecer o abusador em vez de denunciá-lo e ainda quer discutir pelo seu direito ao humor, é um país que precisa desses movimentos.

Daí eu vou no face e marco que estarei presente na do Rio, no dia 02/07 (infelizmente to achando que não vai rolar, mas estava muito a fim de ir) e me vem um pokemon questionar minha ida, passando um puta sermão pelo fato de nunca ter ido a parada gay e ir na marcha.

Bem... Vamos lá.. Nunca fui à parada e não vou. Houve um ano que no dia da parada de São Paulo eu estava em Sampa e na do Rio eu estava no Rio... E não fui!!! Não vou por que acredito que a parada nos faça um desserviço e por que não acho que ela me represente. Entendam, não estou sendo moralista com meu posicionamento, tudo que não sou na vida é moralista. Se for o Carnagay, o piranhão-gay, o fodelancia-gay... Eu poderia até ir e acreditem, ia me divertir baldes. O que eu não acho legal é vc criar um espaço que tem a pretensa de falar sobre bandeirar sérias e transformar numa palhaçada. Acho que nos estereotipa e quando digo isso não me refiro ao fato de ser chamariz pra imprensa travestis, drag queens, ou figuras absoltamente afeminadas... Não tenho problema algum com isso e acho que já ficou claro, mas ficamos estereotipados como palhaços mesmo, como gente muito alegrinha diante de coisas muito serias.

O amigo em questão acha que a marcha das vagabundas tem uma levada meio carnavalesca como a da parada. Discordo... De fato, há uma ironia no ato, mas que vem a favor da discussão proposta, diferente da parada que me parece vir em detrimento. A marcha das vagabundas bate no mesmo inimigo nosso... Na ideologia machista, falocentrica e sexista que nos permeia. Gosto quando vejo essa sociedade tacanha afrontada com o que ela da mais importância que são as questões de sexualidade. Vivemos em um mundo onde há todas as sortes de misérias e privações, e as pessoas se preocupam, numa proporção tão grande, com o que as outras fazem na cama que vira cerne até na política. Discussões infinitas na TV, na câmara, nas universidades, em todos os espaços discutem-se exaustivamente como assunto público as determinações do que as pessoas fazem com seus sexos, nas suas vidas privadas.

Meu livro de cabeceira (A casa dos Budas Ditosos) é um livro de luxuria, onde a personagem principal ao falar com naturalidade das suas relações sexuais promiscuas, incestuosas e completamente fora do padrão, se utiliza da sexualidade e resignifica toda essa babaquisse que nos cerca. Sinto a marcha nessa mesma vibe... Na minha opinião, as mulheres se vestirem propositalmente com roupas provocantes a fim de dizer que isso não é prerrogativa pra dizer que provocaram seus estupros é completamente diferente de chupar vários em baixo do bandeirão.

9 comentários:

  1. perfeito ... estou cansado deste discurso de q tudo tem q ser politicamente correto ... mandou bem gatão ...

    bjux

    ps: A Casa do Budas Ditosos tb fica na minha cabeceira ... desde então virei um Buda Ditoso ... rs

    ResponderExcluir
  2. Se é ilegal, imoral e NÃO engorda... tô dentro. Hahahaha! Politicamente correto SUCKS demais... virgeeeee!!!! Bjundas!

    ResponderExcluir
  3. Até hoje eu fui apenas uma vez a Parada Gay e vou ser sincero, o que me atrai em um evento como este são as pessoas. Política, articulação, ali não tem nada realmente, lamentável.

    Com relação as Marchas da Vagabundas, acho que falta isso no Brasil, falta a marcha dos burros, para os professores, dos doentes para os médicos, da gente baixa para os limpadores de rua. Resta saber é até que ponto a própria cultura carnavalesca que toma conta dos brasileiros não vai torná-la em mais uma micareta.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de discordar de certos pontos, sobre o apoio a marcha das vagabundas, eu tô dentro!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. sinceramente, não vejo a relação entre sua ida a parada das 'putas' e não ir a parada gay.

    deixaste bem claro porque não vai a parada gay e eu memso vejo que há uma diferença clara entre as duas.

    quanto ao carnavalesco, a propria parada gay acabou assumindo esse ar e hoje passa é longe de ser um movimento mesmo, está mais para micareta, carnvala fora de época mas ainda considero que, como evento, é válido e justificado.

    infelizmente, a marcha das 'vadias' tende a encaminhar-se para isso conforme for virando evento de calendário.

    sempre vamos a parada, não por ela ou que ela deveria representar mas por achamos que para nós, eu + wans, é um dever cívico, a parada pode ter perdido a 'cara' mas nós vamos lá pois temos claro o que pensamos sobre o evento como um marco conquistado.

    acho mesmo que a parada gay precisa urgente de uma reformulação após 15 anos, não digo que precise ser um movimento 100% politico mas a festa está acabando e há que se encontrar o meio termo entre festa e luta por cidadania

    ResponderExcluir
  6. Então... O post surge, exatamente, quando um amigo compara o fato deu n ir na parada com meu desejo de ir nas vadias....

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente a parada gay ja perdeu seu ideal e virou uma putaria só, tem muita gente boa e séria que vai, mas tem mta tranqueira la no meio.
    Eu vou pelo ideal, mas acho que essa foi minha ultima.
    A marcha das vadias tem sua importancia mas logo virara uma palhaçada, vivemos no BraZil.

    ResponderExcluir
  8. Me de um bom dia assim que dou um Bundia todo feliz kkkk bjos

    ResponderExcluir