21.3.12

Um retorno




Eu gosto de Madonna. Gosto mesmo, de verdade... Acredito que outras dessas divas do pop tem suas contribuições e acredito que uma parte delas já marca e marcarão ainda mais a cultura pop vida a fora... Todavia, olhando esse cenário hj Madonna tem um legado que fica realmente complicado fazer comparações. Apesar do que, devo dizer que não sou muito dado a esse mimimi com um tom blasé que valoriza tudo que “já foi” em detrimento a tudo que se faz agora... Só que existe uma questão que não se liga só a qualidade, mas tb a matemática que é o tempo. O tempo de estrada de Madonna e o caminho que trilhou pra chegar aonde chegou realmente proporciona a ela uma posição mais favorável.

Há quem diga que sua melhor fase foi a década de 80, a época da Madonna puta... Super-discordo... Pra mim essa informação, na maioria das vezes, está naquela vibe do “mimimi com um tom blasé que valoriza...” Madonna sempre se reinventa... Na década de 2000 ela fez o brilhante American Life... Em meio a guerra com Afeganistão Madonna zomba do estilo de vida americano e no clip de American Life representa um desfile de moda com roupas camufladas e cenas reais da guerra no fundo enqto uma plateia gulosa aplaudia a atração... Madonna entra com um tanque no meio da passarela, atira água o público, joga uma granada e um homem representando o então presidente Bush a pega e acende um charuto...

O ícone da cultura pop no mundo, americana, no meio de uma guerra faz uma letra em que deixa claro não acreditar no sonho americano... Não nego o importante legado do seu arrojamento e postura na década de 80 em que sua figura sem muito esforço era um tapa na cara do machismo e todo patriarcalismo, mas acho este álbum que foi seu menor número de vendagem nos EUA, o melhor...

Da década de 80 até meados da de 90, viveu visceralmente o seu papel transgressor e a  cada cutucada da imprensa conservadora uma resposta muito bem dada... Qdo criticada pelo suporto excesso de sensualidade/sexualidade do erótica ela me vem com Human nature pedido que não jogassem suas merdas em cima dela, pk não era puta deles e estava quebrando regras que não foi ela quem criou.

Pois bem... Com toda essa bela historia, Madonna para em 2008/2009 deixando um grande buraco... Quatro anos depois resolve me retornar... Com seus cinquenta e blaus me faz um clip em que é uma Líder de Torcida e com uma letra completamente teen de “quero seu amor”.... Bem feito, bem produzido.. Mas destoava e nego não sabia se cantava a música ou se cantava  “minha avó tá maluca” qdo via o clip.

Preferi me calar antes de me juntar ao coro do povo “mimimi com um tom blasé que valoriza...” e então me surge girl gone wild... Um clip cheio de coreografias com rapaz sensuais e saradíssimos de salto alto.. Opa.. Estamos quebrando padrões aqui???

Na letra ela diz sente aquele escaldante DE-SE-JO,  que ninguém consegue apagar seu Fo—go... Que desce através do Ca-bo... Fala com as silabas bem separadas como se uisesse reforçar sem deixar dúvida do que está falando.

E antes de começar o clip faz uma pequena “prece”, que diz:

Oh meu Deus, estou profundamente arrependida por tê-lo ofendido e eu detesto todos os meus pecados pois temo a perda do céu e as dores do inferno, mas acima de tudo por que eu te amo e quero muito ser boa...”

O titula da música refere-se a essa garota boa, que ficou descontrolada... Mais padrões quebrados, debochando d e toda essa babaquisse escrota que nos envolve... Senhores... Agora sim... Ainda não vai ser dessa vez que engrosso o coro do mimimi...  Apertem os cintos pk Madonna está de volta.

Conheça o Clip


9 comentários:

  1. Eu admiro quem consegue acompanhar a trajetória de um artista assim. Eu costumo me limitar a se eu gosto ou não da música. E alguns artistas tem mais músicas que eu gosto, outros menos... madonna tem uma quantidade considerável que ouço... e confesso que gostei de Girls Gone Wild... diferente da outra bizarra e estranha que saiu primeiro...

    E eu não nego que seja complicado não olhar pra trás como você disse lá no seu post, mas se a gente se esforça, cada vez que a gente precisa por em prática fica mais fácil,

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui escutando o novo CD dela, até agora muitas musicas boas, que sao gostosas de escutar, mas nenhuma marcante, mas acabei de começar!!!
    Depois me conta que achou do cd.. ;)

    ResponderExcluir
  3. Madonna é eterna. Acho que ela manja bem isso de se reinventar mas manter alguma essêmcia, nzé?
    E já está tudo restaurado lá no TPM! Bjundas, Gatón!

    ResponderExcluir
  4. Mas a questão toda esbarra em você conhecer um defeito seu e maquinar formas de contornar isso! Eu normalmente peço para as pessoas me lembrarem do que eu combinei com elas justamente porque é uma forma de contornar o esquecimento, mas dinheiro é foda, você sabe, mexeu com dinheiro as pessoas se transformam.

    Agenda nem rola, de que adianta eu anotar as coisas na agenda se eu não olho a agenda depois? Dá no mesmo. Papéis se perdem, blocos de nota na área de trabalho depois de um tempo eu nem abro mais... a gente também tem que saber o que funciona e o que não funciona pra gente, e pra mim, já tentei vários desses recursos e nenhum deles se provou funcional para a minha pessoa.

    Beijo Gatón!

    ResponderExcluir
  5. agora fiquei com vontade de ouvir a música...

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa causadora!
    Mas admito q gosto mais por conta das atitudes e estilo q pela música em si.
    Mas tenho um amigo q fala q a Madonna é tã Diva q é a única cantora q ele gosta msmo ela não cantando (pelo menos não tão bem).

    Um bjão dançante gato!

    ResponderExcluir
  7. Apostando tudo até a última ponta... ui! Hahahaha! Bjundas!

    ResponderExcluir
  8. Não me apedrejem, mas não gosto muito de Madonna. Porém, admiro sua trajetória e tudo que ela fez como uma personalidade que se envolveu na quebra de padrões... Vou escutar direito essa música e depois falo o que eu achei, ok? Beijos!

    ResponderExcluir