4.1.13

O Comentador Perfeito

Último post do raposito Foxx, após uma troca de ideias, eu concluo que sou, segundo a visão dele, o caminho mais saudável para um comentador do seu blog. Quando questiono isso ele ratifica minha conclusão e ainda diz que sou o "comentador perfeito".



Curiosamente o top comentarista do Yag  passa a ser encabeçado tb pelo Foxx há uns dias, que independente de qq avaliação de minha parte, se torna o maior comentarista desse blog.



O fato é que eu e o Foxx somos bem diferentes em diversos aspectos, mas acredito que somos muito parecidos em um simples e único... Nós enxergamos o outro... Vemos e ouvimos o outro...  Por diversas veze somos concordantes em polêmicas diversas em outros blogs e nossa posição vai muito além de ter algum conhecimento específico a cerca de uma discussão qualquer... Somos concordantes por empatia, por nos esforçarmos na tentativa de nos colocarmos no lugar do outro e é nesse movimento que respeitamos o direito das pessoas serem o que são.

Seguindo por essa vibe nos achamos... E nos achando, nos enxergamos... Não é fácil ser empático com o Foxx... Pk no momento que se adota e que se ama, a nossa aflição é tão grande de tentar achar alternativas pra se tapar um buraco que muitas vezes embatemos com ele. Ele é seu maior algoz e o que tetamos fazer é defende-lo de si mesmo nem que seja na porrada.

Fora isso, existe um perigo grande em se perder nesse grande infinito particular.. É perigoso permitir se questionar perspectivas otimistas de vida e questionar se realmente depende apenas de nós ou de nossa boa vontade. Se começo a pensar muito profundamente na minha vida e incorporo sua perspectiva, preciso de fato ser muito seguro pra não achar o mesmo abismo.

No post que começo o texto falei que ainda mantenho uma perspectiva mais otimista do que a dele a cerca das coisas. Porém não se trata de algo ligado a uma fé mágica na vida, muito pelo contrário, é puro ceticismo. Dia desses, brincando com ele, disse que era como a personagem Maya de Caminho das índias,  uma Manglik (amaldiçoado pro amor) e por isso teve de se casar inicialmente com uma árvore para que o feitiço fosse quebrado e pudesse dessa maneira ter uma vida saudável com um futuro marido. Demos risada, porém realmente minha visão passa muito longe disso, é exatamente por ser um cético, por não acreditar em um destino maldoso e de uma sorte amaldiçoada é que creio que em alguma hora as coisas vão acontecer, todavia reconheço que essa conclusão é muito mais fácil pra mim chegar do que pra ele, que tem um histórico de cagassão amorosa vida a fora. 

Não quero ser um ditador do otimismo, muito menos tenho arrogância de acreditar saber mais a cerca de qualquer pessoa do que ela mesma... Me coloco diante das coisas que acredito, mas busco não fazer que minha projeção acerca das pessoas sejam maiores do que elas mesmas. 

+
Admiro esse cara da maneira que ele é, me sinto lisonjeado de ser considerado por ele o comentador perfeito e acima de tudo de ter o privilegio de ser enxergado de forma tão carinhosa por seus olhos atentos e cuidadosos.


5 comentários:

  1. Penso que ainda que não sejamos totalmente condicionados pelo ambiente, há situações que passamos na vida que determinam o que somos. Não tinha como o Foxx ser mais otimista dentro de uma prisão emocional domiciliar. As próprias circunstâncias da tua vida ( não digo mais fáceis, porque a vida de ninguem é mais fácil que outra - cada um é que sabe a dor e a delícia de ser o que é) te permitiram uma liberdade maior para enfrentar coisas sem tanta necessidade de ruptura.
    Mas como sou uma otimista incurável, eu acredito que os passos que o Foxx está dando irão tornar o fardo um pouco mais leve e em breve ele poderá sair, se quiser, do casulo da amargura.

    ResponderExcluir
  2. ô querido
    que coisa linda que você escreveu sobre mim
    muito obrigado mesmo
    pelo seu carinho
    e sua amizade.

    ResponderExcluir
  3. Que bonitinho. E desta parceria saiu um podcast ótimo, que não consigo comentar, mas quando tem escuto. E estou ansioso pelo próximo. Vai ter podcast né??? Por favor diz que sim!!

    ResponderExcluir
  4. E eu sou o quarto?? Que luxo!!! Adoro passar por aqui, mesmo atrasado e com os lapsos que acontecem..

    ResponderExcluir
  5. Tzá... mas tipo vai comer aqui ou levar pra casa????? Hahahaha! O Foxxito - assim como o Gatito - é tudo de bom nessa vida! Agora tipo assim... são apenas 20 comments a mais que eu... terceiro lugar leva o quê????????? Hahahahaha! Bjundas, felino... estou de volta!!!!!

    ResponderExcluir