25.3.16

Opressões

Na semana passada Adelia, ex participante do BBB caiu na rede sendo ironizada pelas suas fotos do Paparazzo em que na tentativa de ser sensual fazia cara de sofrimento (uma coisa bizarra, se vc não viu joga no google, rolaram quilometros de memes).

Daí que umx meninx conhecido meu e do Calopsita publicou alguma critica no FB falando que se alguém estivesse zoando Adelia, sendo está mulher e negra, que a excluísse do FB. O calopsita questionou pq o motivo da zoação não está em torno de nenhuma dessas condições e sim pelas caras e bocas medonhas que ela fez. Aí vc deve estar imaginando  "deu treta"... Engano seu, ela só excluiu o comentário e o calopsita do FB dele.

Conhecemos  a mocinha em questão num núcleo LGBT do PSOL em nossa cidade.. Na ocasião elx se disse moderadorx de um grupo que tinha uma vibe de emponderamento na internet. Neles haviam diversas minorias trazendo relatos de suas vidas sobre essa perspectiva. Negros, transexuais, gordos, gays, lésbicas e etc. Todos nós do núcleo fomos adicionados no tal grupo.

Na primeira semana algo de muito estranho aconteceu. Um dos meninos postou sua foto num post que falava sobre cabelo colorido (ele tinha pintado o cabelo de azul) e mandou uma foto que tinha seu cabelo e um pedacinho da testa. O comentário foi apagado e um moderador informou que se ele fizesse aquilo de novo seria excluído. Ele ficou quieto sem entender e numa outra reunião do núcleo perguntou o que diabos fez de errado. Então a amigue disse que num outro momento este mesmo grupo propôs que as pessoas mandassem fotos dos seus corpos e que deu um reboliço pq as pessoas magras tinham em torno de 150 curtidas enquanto as gordas umas cinco. A partir daí os gordos exigiram que magros não pudessem mais postar fotos e como no grupo a voz da minoria oprimida tem sempre de ser valorizada, o desejo foi acatado. Elx nos contou que haviam pessoas passando por transformação corporal por mudança de gênero e que foram obrigadas a retirar suas fotos do grupo em função da regra colocada pelo núcleo gordo. 

Como era de se imaginar não sobrevivi uma semana no grupo, na ocasião saiu uma matéria escrita por uma transsexual falando sobre queers... Fiz umas críticas e pro meu azar a autora da matéria (que diga-se de passagem é transsexual) era parte do coletivo. Caímos numa discussão e obviamente fui mega hostilizado pelo grupo inteiro até ser expulso.

Pra início de conversa preciso deixar claro uma coisa... Ainda que ache a postura radical eu entendo. As pessoas vivem numa sociedade que só faz discriminar, ficam com suas autoestimas abaladas, apanham horrores e encontram um espaço onde a condição que no mundo exterior as diminui, passa a lhes enaltecer.  Entendo perfeitamente e repeito, mas acho que essa bolha que empodera tbm mima... Sendo mimados abrem mão do debate, pq o mimado não discute, ele bate o pé pq quer o brinquedo pra ele e ponto.

Concordo em gênero, número e grau com o calopsita que o que levou a Adélia numa posição ridicularizada não tem nada a ver com seus recortes de gênero ou raça, talvez nós estejamos errados quanto a isso, se estamos perdemos uma excelente oportunidade de ver as coisas por outro ponto de vista. Entendo o cansaço para o debate...  A mocinha em questão é transgênera, não binária e negra... Temos aqui um coquetel que a coloca num lugar de saco cheio mesmo, mas porra bicho.. O Calopsita não é o primo evangélico dela, sabe?? Ela conheceu o cara num núcleo LGBT do PSOL... Será que não valia  apena pelo menos tentar começar o debate??? Não tô dizendo que ela deve discutir com o Malafaia! Entendo pessoas que num dado momento se cansem de opositores que as oprimem, sobretudo quando esse cansaço é na esfera pessoal, mas tenho dificuldade de entender uma militância que tem preguiça de travar o debate fora dos seus pares.

Eu entendo, eu respeito, eu carrego nas minhas costas pelo menos umas três minorias e me entendo uma pessoa aberta pro debate, mas ainda sim fui barrado no baile. Defendo piamente que devemo nos emponderar e que o protagonismo é nosso, mas sinceramente, acho que se vc militante de qq coisa entende que qq pessoa fora da sua condição é incapaz de ser solidária a sua causa que não vale nem o debate... Desiste disso, pq o mundo vai continuar sendo heterogêneo, vc vai continuar sendo minoria e a opressão será sempre a única alternativa.

5 comentários:

  1. Tem militante bitolado demais, eu fujo de participar de núcleos de discussões e mto por essas razões, e rede social to fora. Tem mta gente que vive numa neura e pilhados, sei la, talvez por mania de perseguição, e que não sabe identificar, ate acredito mts vezes por falta de capacidade intelectual, quando estão sendo oprimidos de fato por alguém ou quando só estão sendo contrários às opiniões e ideais delas, mas sem querer prejudica-las, apenas mostra-las outros pontos de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o principal motivo pra essa postura de fuga do debate é o cansaço mesmo, essa galera apanha em tudo quanto é canto, passa a vida apanhando, sendo debochada, ridicularizada, evitada, boicotado... Nego cansa. Entendo e acolho esse cansaço e consequente fora de tato, só lamento pq em função disso perde-se parceiros que podem fazer do mundo um lugar meio hostil pra si, como foi ilustrado nessa conversa aí em cima.

      Excluir
  2. Concordo com sua análise.

    Porém, não dá pra exigir que alguém tenha que vestir a máscara de militante 100% do tempo de sua vida. É claro que em espaços públicos, isso seja algo que praticamente se torne uma obrigação. Mas ser militante em todas as instâncias da própria vida cansa. Há que se haver também um espaço seguro, pra pessoa não pirar, nem que seja a própria casa, o próprio Facebook... Cada pessoa tem que saber qual espaço é mais adequado para isso e avaliar também se não está deixando de militar num espaço que seria essencial para a construção de um ambiente seguro para si mesmo...

    Enfim, assunto muito mais complexo do que parece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim gatinha, militância não é serviço, acho complicado vc querer fazer só em horário comercial e lá na ONG... Ok, 3la pode não querer ter esse desgaste no FB dela, mas lembre-se que quem provocou esse debate foi ela mesma, não era u assunto geral que provocou um debate, foi ela que provocou um debate através de um assunto geral pra no fim não debater.

      Excluir
  3. Passei aqui pq estava com saudades!

    ResponderExcluir