21.7.09

Um gato polêmico... Ou não...



Acho que sou o que as pessoas costumam chamar de... Polêmico... Não que eu busque isso, minha mãe sempre falou num tom muito pejorativo o “você é polêmico” e eu sempre gostei de dizer “não estou aqui pra fazer polêmica e sim para desfazê-las”... Mentira, tudo balela... A frase me parece interessante ,mas a verdade é que sempre fui um incendiário, mesmo sem ter a intenção.


E pra ser mais sincero ainda, não tenho a menor paciência com polêmica burra, com pessoas que são polêmicas pelo único e exclusivo prazer de ser do contra, pra parecer vanguardista ou quaisquer outra coisa que não vá de encontro as verdadeiras causas das bandeiras levantadas.


Sou a favor do aborto, eutanásia, casamento gay, legalização da maconha, critico a igreja, o governo, o sistema, a ordem e tantas outras coisas que suscitam polêmicas, mas porque de fato vejo o mundo por um outro prisma e não faço a mínima questão de não incomodar e nem de deixar de incomodar, falo apenas do que sinto e acredito.


Sinto que as coisas terem tomado esse rumo tem a ver com uma serie de fatores... Somemos a influencia do contato direto com uma mãe de personalidade forte e voluntariosa, uma imaginação de colocar o Bob no chinelo, o fato de ser gay e ter alguns outros predicados que fogem a media e uma certa inclinação para o que é surreal.... Até aqui chegamos num adolescente questionador, polêmico, abusado... Vamos para faculdade de psicologia... E dentre uma serie de frentes e teorias esse garoto começa a achar uma galera.... Uma galera composta de colegas, professores e teóricos... Uma galera que se apresenta em falas, letras e atos... E essa galera desmonta tudo... Essa galera questiona tudo... Desconstrói tudo.... Tudo passa a ser repensado, tudo pode ser diferente, o mundo pode não ser isso que insistem em nos empurrar garganta a baixo como único e inevitável... Começa-se então a tirar todas as coisas do lugar... De onde vim??? Pra onde vou?? O que eu quero???? Quem eu sou?? Por que tenho esses objetivos??? O que é felicidade??? Por que o padre diz isso?? Por que a escola diz aquilo??? Por que se faz guerra?? Por que se quer paz??? O que é bem??? O que é mal??? O que é certo??? O que é errado??? Quem disse que tem que ser assim? Por que devo ouvir quem disse???? Por que é dessa maneira ou daquela outra???


Há pouco tempo numa determinada conversa falei para um amigo: Eu sei que você não vai compreender o que vou falar, mas acho que as pessoas deveriam se unir umas com as outras para dividir a vida e não fazer sexo com elas. O sexo deveria ser algo pra ser feito com amigos ou desconhecidos... As pessoas se uniriam por afinidade, o que não teria nada a ver com o sexo do outro envolvido, a questão da atração física (que parece algo tão pequeno perto da grande empreitada que é o casamento) não seria se quer levado em conta e ninguém teria de passar pela prova de fogo que é encontrar alguém que seja o companheiro ideal e bom de cama ao mesmo tempo. Quando eu disse que ele não entenderia não estava duvidando de sua capacidade cognitiva, acho que ele é capaz de entender a lógica do meu pensamento de forma parcial, mas não entenderia na amplitude que eu precisava para ser pleno. Tal plenitude exige do outro uma capacidade de desconstrução total... De imaginar uma sociedade onde agir dessa forma não seria condenável, onde as pessoas não seriam educadas pra entender o sexo como algo muito intimo, ou sinônimo de amor... Onde as relações, as famílias e laços se dariam sobre outras sentenças...


A verdade é que dentro do dito normal minha fala é polêmica, mas dentro da minha normatividade é coerente, isso por que, vejo que tudo poderia ser de outra forma e se pode ser diferente eu tento não me guiar pelos dogmas, tabus e caprichos de uma sociedade aniquiladora que vive para sua manutenção ainda que isso vá na contramão da felicidade de seus indivíduos e que flexibiliza todo e quaisquer valor em nome de conveniências.



7 comentários:

  1. perfeito querido ... nada a acrescentar ... sua percepção é magnífica mesmo ... mas vai entender o ser humano! ele adora ser contextualizado, mesmo que este contexto o torne tremendamente infeliz ... fazer o que nOneh? fodan-se então ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Uma amiga certa vez me disse uma frase que me "desconstuiu": "o ser humano é muito mais do que limites e conveniências". Me identifico plenamente com o seu questionamento. Tenho sido prolixo no debate de que estamos presos em ciclos e que tudo ja foi dito pensado ou sentido. Me sinto vítima direta destas convienências e a alternativa que me deram não me convenceu. Imagine você tomar anti depressivo para se adequar as convergências sociais. Acredito que não deve ser a primeira alternativa, mas é a que tem sido empregada. Como não conseguem te convencer te drogam para que consigam. É estranho. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Hum... De fato, pessoas questionadoras são as que fazem o mundo mudar (pra mehor ou pra pior, isso depende...), mas eu acho que muitas vezes argumentar com pessoas é pura perda de tempo. Digo, acho que podemos expôr nossa opinião, mas infelizmente umas pessoas querem nos meter goela abaixo o que elas pensam, e muitas outras só o fazem por puro prazer de brigar. Acho que não é bem assim. Cada cabeça é um mundo e cada um tem o direito de desvendá-lo, sem destruir o espaço alheio. Fui!

    ResponderExcluir
  4. Você consegue perceber isso? Dai o fato de ser polêmico? Bem, eu penso como você! Então retiro o ser polêmico" e coloco o "ser indignado". Para nós esses problemas poderaim ser resolvidos facilmente, mas infelizmente a maioria da sociedade tem um tapaolho que atrapalha demais nas evoluções ideológicas! O Brasil ideológicamente ainda é bastante atrasado!

    ResponderExcluir
  5. Adoro... vc tem os olhos voltados para o mundo!!! Isso e genial, preocuparse com o que acontece ao nosso redor...
    Polemico ou não, te adoramos de montão

    ResponderExcluir
  6. Eu também adoro uma polêmica... Ah, não! Eu gosto de fofoca Auhauh Zueiraaaa!

    Antes ser polêmico do que seguir uma maioria burra ¬¬

    ResponderExcluir