26.8.09

Ok... Falarei sobre Rozângela Justino!!!

“Berro pelo aterro
Pelo desterro
Berro por seu berro
Pelo seu erro”

Caetano Veloso – Qualquer coisa


Há algumas semanas o caso de Rozâgela Justino anda em torno da mídia. A psicóloga evangélica atende no Rio de Janeiro e garante “curar” homossexualidade. Semana passada deu uma polêmica entrevista pra Veja e fotografou disfarçada dizendo estar sendo vítima de preconceito (eu a compreendo, é ruim mesmo). No mundo blogayro não faltaram postagens revoltadas com a decisão do CRP de não caçar a psicóloga, apenas fazer uma repreensão pública. Até então eu, psicólogo, gay e blogueiro não tinha feito nenhuma manifestação que não fosse uma sátira, sobre o assunto. Talvez por que acredite que minha opinião corre muito risco de ser mal compreendida, mas depois da entrevista da Veja resolvi pagar pra ver.


Em sua defesa Rozângela usa um grupo de argumentos que poderíamos localizar em dois centrais. O primeiro diz respeito ao direito que o sujeito tem de querer tentar mudar sua sexualidade caso deseje, Rozângela não duvida dessa possibilidade e diz que ng é homossexual e sim está homossexual. O segundo tem a ver com grupos que ela chama de ativismo pró – homossexualismo, estas pessoas que estimulam a homossexualidade mundo a fora estariam em intituições como a OMS, CRP, ONU, mídias em geral e outros, se utilizando de veículos que devem vir em função de um grupo em beneficio próprio. Rozângela vincula esse ativismo ao nazismo, diz q todo projeto de desconstrução social estuda o nazismo e que políticas públicas a favor do aborto e da liberação sexual (fonte de doenças sexualmente transmissíveis) contribuem, assim como o nazismo, para dizimar uma parcela significativa da população.


Querem saber???? Eu concordo com Rozângela Justino.... Acho que ela está certa... Na esfera individual a afirmação da psicóloga está perfeita... Ora senhores, se alguém pode se descobrir homossexual aos 40 anos por que não poderia fazer o processo inverso???? Se descobrir hetero com a mesma idade... Conheço alguns casos de lésbicas, por exemplo, que dizem nunca ter se interessado por mulheres que não tenha sido aquela com quem ela está se relacionando e que não se vê com outras mulheres. Por que então uma lésbica não poderia num dado momento se apaixonar por um homem e se tornar dessa maneira heterossexual??? E esses casos que Rozângela diz ter “livrado” da homossexualidade??? Quem somos nós para dizermos que não??? Como podemos dizer que é mentira, sem se quer conhecermos essas pessoas?? Duvidamos acima de tudo por que vai contra nossas experiências pessoais, mas não somos a palmatória do mundo. Podemos até supor que a maioria dos casos sejam de pessoas que não se aceitam e por isso forçam uma barra, mas algum pode não ser e esse cara não merece ter ajuda??? E os que forçam a barra???? Vamos que por preconceito um individuo resolva se tornar heterossexual, entre pra uma igreja, se relacione com mulheres... Durante esse tempo sente desejos por homem, mas abafa e dentro do seu entendimento do que é ser heterossexual se sente como tal. Depois de cinco anos volta a ter relações homossexuais, n conseguindo manter o projeto de vida que se propôs. Por qual motivo não poderíamos dizer que ele não foi heterossexual por esse tempo, já que ele se entendia dessa maneira???? Só por que eu e vc que está me lendo vemos de outra forma??? Por que o nosso conceito a cerca da sexualidade desse individuo é ainda mais importante do que o dele mesmo????


Tb concordo com Rozângela quando diz que na esfera social existem homossexuais em todas essa instancias que de alguma forma falam em causa própria. Lutam por um mundo mais aberto a idéia de homossexualidade, pk naturalmente são homossexuais. Eu não sei qual é o espanto disso, me parece tão obvio, ou alguém tem a ilusão de em qualquer instituição que seja os dirigentes tem interesses pessoais em jogo??? E por que não haveriam de ter??? Um político homossexual que levanta essa bandeira fala em nome de um grupo, procurando melhoria pra milhões de pessoas e naturalmente para si. É ser muito egoísta exigir de alguém um altruísmo que não pense em si em momento algum. Com relação ao nazismo vejo alguma paranóia, mas é possível que existam semelhanças entre os dois movimentos, mesmo por que dependendo do ponto de vista pode haver semelhança entre praticamente todas as coisas.


Acho tudo absolutamente coerente, mas devo fazer uma ressalva... O único problema que vejo no discurso de Rozângela é a tentativa de demonizar uma classe colocando as coisas de uma forma que parece funcionar assim só pra ela, qdo na verdade é como funciona com todas, inclusive a que a psicóloga pertence. Confuso, né??? Eu explico...


No que tange a esfera social acredito que as instituições são de fato formadas por indivíduos que possuem interesses para além do coletivo. Acho que isso se aplica a homossexualidade sim, mas muito mais se aplica aos evangélicos, por exemplo, que a todo momento estão se organizando na busca de um mundo sob seus preceitos. Acreditam possuir o caminho da salvação e querem obrigar o mundo a segui-lo, independente do desejo do outro... A bíblia diz que Deus deu ao homem o livre arbítrio, os evangélicos parecem querer passar por cima da opção. Qdo compra uma briga em nome de sua ideologia, Rozângela tb está falando em causa própria. Analisando friamente tb podemos dizer que a liberdade sexual e o aborto acabam levando vidas, assim como o nazismo. Porém se formos seguirmos a mesma linha muito mais se dizimou em nome de Deus, o próprio Hitler era cristão, citava a bíblia e a igreja em muito colaborou para os regimes totalitários.


Na esfera individual Rozângela diz que ng é homossexual e sim está homossexual... E eu mais uma vez concordo... E completo, nada é, tudo está.... Se é pra ser avaliado dessa maneira as pessoas estão homossexuais, estão heterossexuais, estão magras, estão gordas, estão inteligentes, estão burras, estão brancas, estão morenas, estão tristes, estão felizes, estão saudáveis, estão doentes, estão vivas, estão crentes, estão ateias... Com o advento da tecnologia estão homens, estão mulheres... Estão advogadas, médicas, dentistas... Estão psicólogas.


Acho que Rozângela Justino tem direito de pensar o que quiser e tem direito de defender suas idéias tb, só precisa saber o lugar e a hora. Se ela acha que esse é o caminho vai pro CRP e compra essa briga, se candidate, junte com outros psicólogos que acreditam nisso e tente fazer diferente. Na reportagem ela diz que vai voltar pra universidade, que ótimo... Faça isso... Faça mestrado, Doutorado, defenda lá o que acredita... Na época de faculdade ouvia dizer que determinados temas a banca n avalia bem, que se foda.... A academia é lugar pra isso mesmo, se ela acha que é possível deixar de ser homossexual então pesquise, teste, mensure, prove, debata, discuta... Não temos de querer calar a discussão, transformar num dogma, se somos seguros no que acreditamos não temos de ter medo do embate. É um jogo de interesses mesmo, ela está certa, por isso existem as intuições, os Estados, os Governos, pra organizar essa porra toda, por que se não vira uma zona. Vá pro CRP então e defenda os seus interesses, o que não tem cabimento é ela pensar diferente e fazer “justiça com as próprias mãos”. Do contrario vai ser um Deus nos acuda, vai ter psicólogo dando choque, fazendo regressão pra vida passada, retrasada, jogando tarô... Não da pra ter um título que não te habilita para algo e faze-lo pela via desse título por que é o que acha correto. O tempo inteiro ela usa a expressão homossexualismo, expressão que já caiu há anos, pela a OMS não compreender essa condição como uma doença, mas como ela acha que é continua usando.


Enquanto pessoa não acho que Rozângela Justino seja nenhum monstro e não quero pintar esse diabo mais feio do que de fato ele é em nome de nada. Enqto psicólogo acho que o sujeito deve ser acolhido, respeitado e compreendido sem ser induzido a coisa alguma. Enquanto homossexual espero que a Rozângela não ganhe essa briga e enqto cidadão continuo achando que ela não merece menos do que ser caçada.



“Esse papo já tá qualquer coisa
Você já tá pra lá de Marraqueche”

Caetano Veloso – Qualquer coisa




9 comentários:

  1. Querido Yag, sua análise sobre o tema tem seus méritos e suas verdades, qdo vc contextualiza o SER e o ESTAR, o direito inalienável de liberdade de expressão de nossas idéias e nossas convicções, o maniqueísmo de organizações que querem derrubar preconceitos com outros preconceitos. Todavia vejo esta Senhora Justina como mais uma deste processo todo de maniqueísmo, de busca de auto promoção, de espaço barato na mídia, de juiz e carrasco de tudo e de todos, ainda mais qdo vemos que o mote principal de suas "convicções" não são os acadêmicos da espera da psicologia e sim o fundamentalismo religioso, esta praga que assola a humanidade desde sempre. Assim, repudiei e continuarei repudiando esta "DOUTORA" que como os inúmeros PAPAS, PASTORES, RABINOS, e tantos outros DETENTORES DE UMA ÚNICA DE DEFINITIVA VERDADE SUPREMA, nada mais são que um cancro que pretende devorar todas as possibilidades de felicidade que Deus e a natureza concederam ao SER. Que cada um, com sua verdade e seus valores, e dentro de princípios éticos e de pleno respeito e responsabilidade, conduza o seu SER e o seu ESTAR sem esta tentativa de ingerência de "DOUTORES"

    ps: a polêmica mais uma vez se mostra válida e rica para uma verdadeira aprendizagem.

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Você falou uma coisa que eu penso... Muitos ficam irados pelo fato que ela diz que um gay não pode se tornar hétero. Mas penso que, se existe um hétero que lá pelos 60 se descobre gay, creio que o inverso também acontece, por que não?
    Mas o problema, como você mesmo falou, é que essa senhora demoniza a nós de uma maneira patética... Pode existir quem a procure pra "deixar de ser homossexual", mas triste é quem acha que precisa disso pra ser feliz.

    ResponderExcluir
  3. Preciso dar um jeito de vir comentar antes deste Paulo - control C + control V total, assino embaixo o que ele diz. E você, meu amigo, foi claro, preciso, coerente como esta senhora deveria ter sido. Se o fosse, não teria causado essa comoção toda. Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. aposto que na faculdade ela nunca leu sobre yung

    ResponderExcluir
  5. eu já me manifestei,
    hehehe

    amei a contextualizacao do SER e ESTAR!

    abracaooo!

    P.S. passa lah no blog!

    ResponderExcluir
  6. ok vc passou ;)
    mas eu preciso do teu email pra add lah na lista :D

    abracaooooooo!

    ResponderExcluir
  7. Vamos lá bichano, eu o Well penso assim:

    1 - Concordo totalmente com o Paulo Braccini.

    2 - Não se deve calar Rozangela porque como indivíduo, autônomo, livre e cidadã ela tem sua opinião.

    3 - Não é tolerável que ela traga suas crenças e desejos individuais usando da autoridade que o título que ela ainda possuí de psicóloga dá. Pois a menos que eu, leigo em psicologia esteja errado, Psicologia é ciência e a ciência tem compromisso com a verdade na medida que um resultado possa ser repetido inúmeras vezes havendo um método.

    4 - Tudo bem, não vou passar em cima do direito de alguém querer mudar sua sexualidade, apesar que não acredito que isso possa acontecer, pois vejo a sexualidade como algo semelhante a pele, não muda, a menos que se tenha um vitiligo sexual. Mas porque uma pessoa quer se tornar heterossexual, mesmo que isso venha a ser possível? Não é mais fácil entender os motivos, caso sejam de algo que entendemos como errado, mudá-los?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o seu post! Me fez repensar essa polêmica, enxergar ela como um todo. Mas, depois da manifestação do Paulo, acho que não há mais nada que eu possa dizer...

    Abs, Gato!

    ResponderExcluir
  9. Acho que pela primeira vez discordamos rs

    ResponderExcluir