1.8.09

Nota sobre os últimos capitulos...

Nunca foi segredo pra ninguém meu sonho de constituir família, chego a ser brega. Quero ter marido, filhos, barulho de criança em casa, natais com Papai Noel , vizinhos simpáticos, cheiro de feijão refogando, biscoitos na mesa do café e etc... O primeiro bom motivo pra isso é o fato deu adorar família... Moro em casa de vó e tenho na minha casa uma circulação de casa de vó. Me sinto afagado perto dos meus, acho linda aquela educação suíça a mesa, q passa galinha pra cá, voa farofa pra lá... Um espetáculo!!!


E o outro bom motivo é a minha preocupação com a velhice... Nessa família as pessoas vivem muito e desejo que comigo não seja diferente, mas fico sinceramente preocupado com como será a minha caminhada quando eu precisar usar andador. É claro que algumas pessoas, morrem ainda quando estão ativas e se mantem ativas durante toda a vida, como tem sido o caso dos meus avós, por exemplo. Ela com 80 e ele com 82 são absolutamente independentes, recebem pagamento, pagam as contas, cuidam da administração da casa e em geral dão conta do recado. Mas a gente sabe que a regra não é sempre essa... E se esse não for meu caso???. E se num dado momento começo a não reconhecer as pessoas??? Se me faltam as palavras e me perco nas contas??? Se preciso voltar a usar fraldas??? Com quem vou contar??? Primas??? Uma irmã??? Sobrinhos??? Os meus contemporâneos possivelmente talvez possam ajudar menos do que de fato gostariam, os seus filhos devemos torcer que façam por eles, cuidar do primo da mãe com todo o trabalho que isso pode trazer e na correria da vida é realmente muito complicado. Vocês devem estar pensando: E filhos garantem alguma coisa??? Não, eles não garantem, mas sinceramente pra mim ainda é a melhor aposta... O fato de ter filhos torna apenas provável que alguém vá cuidar de vc na velhice, o fato de n ter torna muito pouco provável. Não sei quantos de vocês que estão me lendo conhecem um asilo, quem conhecer vai entender a minha angustia.


Pensei nisso hj especialmente por um motivo... A minha avó teve quatro irmãos, de mulher era ela e mais uma... Em sua juventude era uma boa moça, pensava em casar e ter filhos, fez todas as escolhas caretas que tb não foi nenhum contrato coma felicidade. Na outra ponta a minha tia avó, absolutamente hedonista optou pelos prazeres da vida seguindo a filosofia “depois a gente morre e fica tudo ai”. Visionaria e revolucionaria, minha avó conta que quando ela tinha 20 anos, tinha um namoradinho de 85... Fazendeiros, políticos... Tanto amantes qto ouro adquiriu com essas relações... Certa vez vi uma foto com ela de vison, um enorme chapéu, luvas e toda pompa que se possa imaginar. Quando ninguém tinha carro, ela tinha motorista...


O que minha tia não esperava é que muito depois ela morreria e muito daquilo que ela imaginava que ficaria ai, se foi antes dela. Por volta dos cinqüenta anos começou a perder a sanidade, situação que foi se agravando com o passar da idade... Os ouros, assim como a pompa, terminaram no lixo... Antes de morrer minha bisavó pediu que minha avó não deixasse de cuidar da irmã nem um dia se quer... Contra tudo e contra todos minha avó tomou pra si esse fardo... Sobrinhos e irmãos insistiam para que ela fosse internada num manicômio, mas a minha avó em nome de laços que já não se fazem, comprou essa briga e disse não. Muitos foram os anos que se passaram com minha tia avó morando numa casinha pequenininha do lado da minha avó, no mesmo quintal. Nós nascemos, crescemos, nos tornamos adultos vendo ela ali... Sempre quietinha em casa... Minha avó levava as refeições pra ela... E ela gozava de uma certa liberdade... Tinha uma conta na venda do lado de casa pra que comprasse suas coisas a vontade... As vezes ela comprava um biscoito pro café, as vezes comprava dez baldes e ng sabe pra que...


Há mais ou menos dois anos a situação que já era triste piorou, ela adoeceu, ficou acamada, usando fralda... A insistência pela internação voltou e mais uma vez minha avó turrona, já cansada, já precisando de seu descanso, comprou a briga e disse não... Enqto ela tiver força e sanidade, a irmã vai estar do lado...


Atualmente com 91 anos, minha tia passa os anos, dias e horas deitada naquela cama, com um olhar distante... As vezes conversa alguma coisa na hora do banho ou de alguma refeição... As vezes não... Hoje ela começou a gritar e chorar, corremos pra ver o que acontecia, estava chamando pai, como se tivesse acabado de saber que ele morreu... Ficamos com ela, tentamos acalmar... Passou uma meia hora... Quarenta minutos... Ela estava mais calma e nós voltamos pras nossas atividades... No fim da tarde fui olhar como ela estava... E a vi distante, perguntei se tava tudo bem... Ela não respondeu... Sentei ao seu lado na cama, segurei em sua mão... Ela ainda não respondeu... Mas apertou forte e me deu um sorriso... Fiquei um tempo com ela... Tirei o celular do bolso para fotografar nossas mãos dadas... Não quero esquecer daquela imagem e tentar construir uma vida de maneira a ter alguém quando toda complexidade que vos escreve se reduzir a uma pequena sombra daquilo que sou hoje... Quando não conseguir mais racionalizar ou pelo menos verbalizar o que sinto... Qdo conseguir apenas sentir um gesto... Nesse momento só quero ter alguém para apertar a minha mão!!!




13 comentários:

  1. lindo, nao sei o q dizer alem de lindo.

    fiquei super emocionado. tbm penso assim.
    tbm me apego as pessoas. tbm tento ver alem dos olhos.

    abracaooo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que tudo! Me senti lendo algo entre Clarisse Lispector e Carlos Drumonnd. Muito emocionante o texto! Gostei demais, pois o final foi inesperado. Estava pensando em falar algumas coisas engraçadas, mas estou por demais reflexivo. Ainda estou na minha catarse.
    Tenho, também, muito medo da velhice, principalmente em relação às companhias que teremos. Acho que os gays são muito suscetíveis a isso, principalmente por não ter garantias legais de constituição de família, mas isto não vem ao caso agora. O que interessa é que um dia expus isto a um grande amigo, hetero e muito mais novo, e ele me olhou nos olhos e disse que eu não precisava me preocupar, pois ele cuidaria de mim.
    Não sei se o meu amigo vai cuidar de mim, mas o fato dele ter dito aquilo me trouxe uma sensação tão boa, semelhante ao que o seu texto passou entre você e sua tia-avó. Não vou me preocupar muito, acho que terá alguém por mim. Porém, por via das dúvidas, vou lutar pra construir um patrimônio legal, pois se não cuidarem por amor o interesse financeiro dará um jeito. Bendito seja o Capitalismo!

    ResponderExcluir
  3. Não acho que o dinheiro é garantia de grande coisa não... Minto, é por muito tempo... Mas nessa hora em que falta sanidade e que chegam as fraldas ... Um sobrinho guloso mete a mão na grana e vc termina num asilo de qq maneira... Apostemos no afeto, meu amigo... É o que me parece de fato uma alternativa...

    ResponderExcluir
  4. É verdade, não tinha pensado na perda da sanidade. Jesus, o que será de mim?

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu caro!
    O início desse texto, tenho de confessar, me assustou um pouquinho e me pôs a refletir... Isso porque tenho aspirações (pelo menos, nesse momento) bem diferentes das suas. Não penso em formar família, ter filhos, etc.
    Mas, para não me prolongar muito, paro por aqui... Até porque esse não foi o motivo d'eu postar esse comentário.


    Estou passando por aqui, só para deixar registrado o quanto fiquei emocionado com o seu texto e com essa a história da sua tia-avó.
    Que texto lindo, meu amigo!
    Estou aqui com os olhos marejados, você conseguiu me emocionar mesmo.
    E o que foi essa ideia de tirar foto da sua mão segurando a dela??? Tinha mesmo de partir de uma pessoa sensível e bela como você.
    Depois disso, só posso dizer que a minha admiração por ti, só aumentou um "pouco" mais.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  6. Querido tenho uma postura extremamente pragmática qto a isto. Tenho uma família adorável como todas as famílias. Perdi meu pai qdo tinha 23 anos {ele com 45] e assumi a minha família [mãe e 4 irmãos]. Não foi a melhor coisa que fiz mas era a que tinha que ser feita. Na época eu já era casado com meu DD, e a vida foi passando. Neste percurso uma irmã morreu sob os meus cuidados de "pai", dois irmãos casaram e me deram sobrinhos sob as minhas bençãos de "pai", uma outra irmã e minha mãe [84 anos] moram comigo sob meus cuidados de "pai, mãe, irmão, filho, etc etc". Continuo casado e bem casado. Meu amor é só um ano mais velho que eu. Agora, ter filhos é algo que nunca imaginei ter. Acho tudo isto extremamente complicado para qualquer uu, principalmente para gays. Tudo isto é bom, mas ter filhos para que amanhã cuidem de nós acho uma postura egoísta e má. Nunca saberemos como será o nosso fim, só sabemos que ele virá. Bom seria se ele fosse suave e ameno nos braços daqueles que amamos e que nos amam, mas só pelo amor nunca pela obrigação ou pela paga. Tenho claro para mim que, depender de irmãos, noras, sobrinhos não é o que eu quero, e se depender de mim nunca será assim. Conto efetivamente com meu amor se eu for primeiro que ele, e ele conta comigo se a história for inversa. Para o que ficar, o destino será sem dúvida a auto gestão de nossas vidas até quando isto for possível, e quando isto não for mais viável, mas antes que percamos nossa capacidade de percepção, o caminho que já está claro e consolidado para nós de forma bastante racional e com o devido preparo emocional será um acompanhante profissional em casa ou mesmo uma clínica geriátrica. Existem profissionais e profissionais, clínicas e clínicas, então a coisa não é assim tão terrível quanto possa parecer. Digo isto em função de atividades de voluntariado que tenho, e nas quais me propiciam um contato permanente e íntimo com pessoas nestas condições. O fundamental é que estejamos preparados financeiramente e principalmente emocionalmente para este momento.

    Bem, é o como penso e me preparo para este dia que uma hora será o meu presnte.

    Desculpe mais uma vez o quase tratado neste comentário.

    Qto ao seu texto é lindíssimo. A sua idéia para um possível caminho, é válida, mas definitivamente não é a que eu vejo como viável e possível para mim.

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  7. Eita... Texto polêmico... mas enfim.. Vamos lá... Achei o comentario do Braccini, como de costume, muito pertinente e acho que o caminho deifnitivamente não é o mesmo pra todos... Só quero deixar claro que nesse texto foi feito no momento em que estava inspirado pelo ocorrido na tarde de ontem e por isso destaco a questão do retorno que é UM dos motivos que faz com que eu deseje constituir familia... Mas não é o único....

    E no seu caso mocinho... Tenho a sensassão que a vida não te privou do direito de ser pai...

    ResponderExcluir
  8. Então, esses textos existencialistas só me fazem ter mais medo do futuro. Imbuído de ceticismo acho que dá certo com as outras pessoas, mas comigo, tenho sempre uma arraigada desconfiança para pensar que as visões mais otimistas não podem dar certo comigo.

    ResponderExcluir
  9. Não tem como não parar e refletir. Seu texto, digamos, cutucou uma ferida que a grande maioria dos gays do sexo masculino teimam em não olhar e não tratar. [A palavra ferida é meio forte, mas gosto dela para mostrar que se não curarmos ela, continuará crescendo e nos debilitando]. Muitos gays não pensam em um relacionamento estável, se pensam, querem que o seu parceiro tenha um físico de Cauã Reymond e seja romântico como um Richard Gere. A maioria se prende ao sentimento carnal, ao desejo, e simplesmente querem curtir a vida tendo muitas experiências sexuais com diversos parceiros, mas se esquecem que a beleza e a pele lisa do rosto com o tempo vai desaparecendo, e dando lugar a sua velhice.
    Quando os gays chegam no final da vida, veem que ficaram sozinhos, sem um parceiro, porque desperdiçaram as oportunidades de um relacionamento estável, a partir do momento em que surgia um novo homem bonito no pedaço.
    Não estou generalizando, mas muitos pensam apenas em curtir a vida, em apreciar diversos encontros sexuais com "n" possiblidade de pessoas.
    Falta um pouco de senso e menos extinto. Muitos gays deixam aflorar o extinto de um animal macho em idade adulta, que só pensa em se acasalar e nada mais. Só que há um problema, que para muitos não é, sexo gay não nos permite gerar uma vida.

    Agora indo nesse assunto, e sendo um pouco mais capitalista......Olha só que ramo pode ser criado: Um asilo somente para gays.
    Esquece...falei besteira.
    Abraços
    e parabéns pelo texto.

    ps: a ferida é o evelhecimento solitário.

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler sabe? Na metade do texto me veio um pensamento "chato" que sempre me vem à mente! Posso ficar sozinho pra sempre... Parece que irei ficar (família pequena, filho único, gay. Nada disto é segurança concordo com você. Mas que é uma alternativa, ah isto é sim! Ipossível não dedicar umas lágrias, um aperto no coração e sentir um peso no estômago após ler o texto. A verdade sempre teve um gosto forte na boca. Sempre.

    obs: a proposito obrigado pelo elogio. O texto do blog é meu em uma noite devaneios. O gosto da verdade ultimamente tem habitado minha boca. Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Apostemos no afeto. É o que nos resta, né? Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Alguem para chorar por mim..e segurar minha mão.

    Creio nas sementes plantadas...e Oxalá possa receber tantos apertos de mão qtos dei e ainda dou.

    LINDO demais....amo mãos e o que elas significam,as duas na foto são lindas cada uma representando uma historia e uma geração.....q se unem em forma de solidariedade e amor.

    beijos emocionados
    Denise

    ResponderExcluir
  13. Querido ... com toda a certeza os caminhos de cada um são diferentes ... é assim a vida ... mas que cada um de nós possa encontrar o seu ... o mais adequado ...

    de qualquer forma adoro os seus textos por isto mesmo ... polêmica e mais polêmica e isto é bom ...

    aproveito a oportunidade para fazer referência ao post de hoje dia 03/08 ... o lance da Lady tb tinha visto mas não sei se é ou não verdade pois não vi mais em lugar nenhum ... enfim ... se for verdade seria ótimo ... ne sentido de romper tabus e preconceitos ...

    gente! cadê o G Alpha ... tô pasmo ... será mais uma das dele? criar um clima de suspense? se for isto ele é muito abusado meeeesmo ... judiando de nós assim ... tomara que seja só uma brincadeira mesmo ... [adorei a montagem do WANTED GAY ALPHA] só vc mesmo ... kkkkk

    bjux querido ...

    um recadinho para o Well ... não seja tão crítico e severo consigo mesmo rapaz...

    ;-)

    ResponderExcluir